You are currently viewing Ciências da Natureza – Climas regionais

Ciências da Natureza – Climas regionais

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. IgOrZh. Weather forecast. Canva. Download em 25/03/2024.

CLIMAS REGIONAIS

O planeta Terra possui características próprias que permitem que apresente uma temperatura média de 15º C, tais como a distância do Sol e o efeito estufa. Entretanto, nessa temperatura média, cabem muitas variáveis referentes ao tempo e ao clima, dependendo da localidade, época do ano, horário, vegetação, enfim. Todos esses fatores são imprescindíveis nas configurações dos climas regionais.

Primeiramente, é importante destacar a diferença entre o que é clima e o que é o tempo. O tempo é a condição atmosférica momentânea em um determinado local, considerando a ocorrência ou não de chuva, umidade, ventos, etc. Já o clima é a média dessas condições ao longo de um período mais longo, geralmente de 30 anos. Assim, o clima abrange uma série de padrões climáticos que caracterizam uma região, como clima polar, temperado, tropical, entre outros.

Esses padrões climáticos estão diretamente relacionados à dinâmica do clima, que é influenciada por diversos fatores, incluindo os padrões de circulação atmosférica e oceânica. Por exemplo, o fenômeno El Niño é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, impactando padrões climáticos globais, como chuvas intensas em algumas regiões e secas em outras. Ele ocorre irregularmente, geralmente a cada dois a sete anos, com variações na intensidade e duração.

O aquecimento desigual causado pela forma esférica e pelos movimentos da Terra também desempenha um papel crucial na determinação dos climas regionais. Além disso, a inclinação do eixo terrestre resulta em variações sazonais de temperatura em diferentes partes do globo, enquanto as diferentes proporções entre oceano e continente  contribui para a formação de padrões climáticos específicos, como os climas costeiros, continentais e de montanha.

As atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, também causam alterações significativas no clima global. O aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera tem contribuído para a intensificação do efeito estufa: o aquecimento global. Nesse cenário, há a intensificação de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, tempestades e secas prolongadas.

É essencial compreender as complexas interações entre os diferentes elementos do sistema climático para entender os climas regionais e as mudanças climáticas. Isso porque somos a única espécie com capacidade para desenvolver estratégias eficazes para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a promoção de práticas sustentáveis e a proteção e fortalecimento das comunidades mais vulneráveis ​​aos impactos das mudanças climáticas.

QUESTÃO 1

Costumeiramente, tratamos “clima” e “tempo” enquanto expressões sinônimas – mas não são. Observe atentamente os dados referentes às cidades de Goiânia (Goiás) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul), em determinado dia, no início da noite.

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Condições atmosféricas. Canva. Criado em 25/03/2024.

Podemos afirmar que tais dados indicam

(A) as condições de tempo.
(B) o clima dessas cidades.
(C) que choveu ou choverá.
(D) sensação de muito frio.

QUESTÃO 2

Observe a imagem a seguir, analisando também os cards com as informações a respeito de Goiânia e Porto Alegre (questão 1).

Imagem 3. MAOSE. Paralelos notables. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paralelos_notables1.png>. Acesso em 25/03/2024.

Explique: como é possível que Porto Alegre, situada próxima ao Trópico de Capricórnio, apresente a mesma temperatura que Goiânia, que se encontra entre o referido trópico e a Linha do Equador?

QUESTÃO 3

Leia a seguir um trecho do artigo de Carlos Lessa, chamado “Auto-estima e desenvolvimento social”:

Entre os europeus existia a crença de que o paraíso estaria longe da Europa, uma vez que a Idade Média a moldara como um local cinzento, de terror, de pestes, de fome, com florestas cheias de bruxas e espíritos malignos. Então, quanto mais próximos do Equador, mais perto estariam do paraíso, onde, imaginavam, seria um lugar quente e aconchegante. Pelos olhos dos navegadores ibéricos vemos que o paraíso só podia estar, de fato, nos trópicos.

Fonte: LESSA, C. Auto-estima e desenvolvimento social. Rio de Janeiro: Garamond, 2000 apud BARROS, Marcus. Clima e endemias tropicais. Estud. av. 20 (58).  Dez 2006. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ea/a/NtrGZgZmbCFrCbqj6hs5pYz/?lang=pt&format=html#>. Acesso em 25/03/2024.

As regiões próximas à linha do Equador tendem a apresentar maior temperatura que aquelas mais distantes, como os círculos polares, porque

(A) têm camada de ozônio mais espessa, retendo mais calor.
(B) recebem mais radiação solar direta ao longo do ano.
(C) são mais afetadas pela industrialização e o efeito estufa.
(D) têm menor variação de temperatura pela proximidade dos oceanos.

QUESTÃO 4

Analise o título e o lide de uma notícia do site G1 Goiás:

Imagem 4. MELO, Thauany. Frente fria deve provocar chuvas e até tempestades durante o fim de semana em Goiás. G1 Goiás. Disponível em https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2022/10/27/frente-fria-deve-provocar-chuvas-e-ate-tempestades-durante-o-fim-de-semana-em-goias.ghtml. Acesso em 25/03/2024.

Qual fenômeno atmosférico relaciona-se às frentes frias? E às frentes quentes? Explique sua resposta.

SAIBA MAIS

Você já ouviu falar sobre os rios voadores, e como eles podem influenciar o regime de chuvas no nosso país? Assista ao vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, para encontrar tais respostas!

Canal Mariana Araguaia. Rios voadores. Disponível em https://youtu.be/qlG6kXmI33g. Acesso em dez. 2022.
AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 25/03/2024.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 25/03/2024.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

SANT’ANNA-NETO, João Lima. Alegres Trópicos: primeiras impressões dos cronistas e viajantes sobre o tempo e o clima no Brasil Colônia. Caderno Prudentino De Geografia, 1(23), 71–92, 2020. Disponível em <https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7320>. Acesso em 25/03/2024.