You are currently viewing Língua Portuguesa – O complemento verbal e seus sentidos

Língua Portuguesa – O complemento verbal e seus sentidos

Esta proposta de atividade de Língua PortuguesaO complemento verbal e seus sentidos é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O complemento verbal

O complemento verbal é um dos termos integrantes da oração e está relacionado à transitividade verbal. Como o próprio nome diz, vai completar o sentido atribuído ao verbo, afinal muitos verbos da língua portuguesa precisam ser completados para que ocorra coerência.

       Veja alguns exemplos de verbos que pedem complemento:

Eu preciso …

Eu comprei…

Eu gosto…

Eu fiz …

Certamente observando o sentido da oração, fica fácil notar a necessidade de completar o verbo. Observe agora a relevância do complemento verbal:

Eu preciso de atenção.

Eu comprei uma smart tv.

Eu gosto de frutas cítricas.

Eu fiz um bolo de chocolate.

    Portanto os verbos que pedem complemento verbal são chamados de transitivos, e sem  a presença do complemento, eles perdem seus sentidos. No entanto, na Língua Portuguesa, há verbos que não pedem complemento, pois o seu sentido está completo, estes verbos são chamados de intransitivos.

Observe alguns exemplos de verbos intransitivos:

Viveu por muitos anos em paz e alegria.

Chorou copiosamente na sua partida.

A rosa floresceu plena.

Ele dormiu tarde esta noite.

Veja que os verbos: viver, chorar, florescer, dormir não dependem de nenhum complemento para estabelecer o seu sentido, seu significado está contido na própria ação verbal.

Os complementos verbais dependem exclusivamente da regência verbal e variam de acordo com a necessidade do verbo, eles podem ser diretos ou indiretos.

Complemento verbal – objeto direto é aquele que não pede preposição e aparece ligado ao verbo de forma direta. Observe:

Ele tem muitos animais domésticos

A jovem deu o troco correto naquela compra.

Complemento verbal – objeto indireto é aquele que pede o uso da preposição e aparece ligado ao verbo de forma indireta. Observe:

Eu necessito de férias.

Ninguém gostou do seu comportamento.

O complemento verbal exerce um papel fundamental na compreensão de sentidos atribuídos aos verbos transitivos, sem eles o entendimento da frase fica comprometido.


QUESTÃO 1

Identifique os complementos verbais nas sentenças abaixo:

a) Esqueceu todos os livros na escola.

b) Ela trouxe flores do cerrado.

c) Ninguém comentou sua atitude.

d) Comeram os doces de aniversário.

e) Nestas horas, você precisa de calma.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/choro-luto-mulher-cara-triste-3332113/> Acesso em: 12 de dezembro de 2022.

QUESTÃO 2

Sabemos que o complemento verbal é parte integrante da oração. Responda: qual a função do complemento verbal dentro de um enunciado?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/%c3%b3culos-livro-telefone-iphone-1052023/> Acesso em: 12 de dezembro de 2022.

QUESTÃO 3

Os complementos verbais dependem exclusivamente da regência verbal e são classificados em objeto direto e objeto indireto. Qual a diferença entre o emprego do objeto direto e o objeto indireto?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/lendo-livro-garota-mulher-925589/> Acesso em: 12 de dezembro de 2022.

SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto: o complemento verbal e seus sentidos, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este termo integrante da oração.

CANAL REGINA CACIA Complemento verbal”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=Ps6L3LI8c8A> Acesso em: 12 dez. 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJALP0720) Identificar o que está implícito, as inferências, os referentes comuns de uma cadeia de substituições lexicais. 

(EAJALP0722) Identificar, em textos lidos, termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).    
Referencial teórico:  BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1985. 2 ed.

CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 2ed.

LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1986.

FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1995