Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO.
O FOCO SERÁ AMPLIAR O QUE JÁ SABE SOBRE O CONTO DE ASSOMBRAÇÃO: SUA ESTRUTURA COMPOSICIONAL E FUNÇÃO COMUNICATIVA.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
O CONTO DE ASSOMBRAÇÃO É UMA NARRATIVA QUE TRAZ O TERROR E O MISTÉRIO PARA O ENREDO. NESTE GÊNERO TEXTUAL, QUANDO O LEITOR LÊ, SE ENCONTRA ASSUSTADO E COM A SENSAÇÃO DE MEDO. NORMALMENTE SÃO CONTOS QUE ENVOLVEM MORTE, FANTASMA E SUSPENSE. SÃO NARRATIVAS CURTAS QUE GERALMENTE ACONTECEM DENTRO DE UM ÚNICO LOCAL, EM UM MESMO ESPAÇO. VEJA UM TRECHO DO CONTO DE MARINA SABAINE CIPPOLA:
1- VOCÊ GOSTOU DESSE CONTO? POR QUÊ?
_______________________________________________________________________________________________
2- NA SUA OPINIÃO, DE QUEM ERA A VOZ DO ALÉM?
_______________________________________________________________________________________________
3- GRIFE NO TEXTO:
(DE VERDE) O PERSONAGEM DO CONTO;
(DE AMARELO) OS DIÁLOGOS DO CONTO;
(DE AZUL) O LUGAR ONDE SE PASSA A HISTÓRIA;
(DE VERMELHO) O MOMENTO EM QUE O PERSONAGEM DEMONSTRA MEDO.
QUESTÃO 2
NOS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO, O MODO DE CONTAR É ESSENCIAL: QUANTO MAIS SUSPENSE, MELHOR! NO CONTO QUE VOCÊ LEU, HÁ ALGUNS ELEMENTOS QUE TRAZEM TERROR PARA A HISTÓRIA.
- QUE ELEMENTOS SÃO ESTES?
_______________________________________________________________________________________________________________________
- REESCREVA UM FINAL PARA O CONTO, SEGUINDO AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO DE ASSOMBRAÇÃO.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. (GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |