Esta proposta de atividade de ARTE – DANÇA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
O que seria a Dança Contemporânea?
Dança contemporânea pode ser apresentada como um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Ela está em constante transformação.
Quais são as principais características da Dança Contemporânea?
Dentre tantas características podemos ressaltar as possibilidades de movimentos próximos ao chão; quedas e repousos; ausência de técnicas únicas; possibilidade da junção de outras linguagens, como teatro, performance e artes visuais.
O que a dança contemporânea nos faz refletir?
A possibilidade de criar, inovar, romper com normas, regras e padrões hierárquicos, de se diferenciar e ser diferenciado vem ao longo da história da dança e das artes cênicas, estimulando corpos dançantes à composição de partituras cênico-coreográficas, revelando diferentes formas de linguagem expressiva do corpo.
Qual é a origem da dança contemporânea?
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.
Iphigenie auf Tauris
Tanztheater Wuppertal
Pina Baush
1973
Qual é o principal objetivo da dança contemporânea?
A dança contemporânea tem como um de seus objetivos o de romper com os padrões estipulados pelas danças tradicionais que condicionam o dançarino ao ato da dança, onde ele tem pouca ou nenhuma autonomia para imprimir sua personalidade.
O que enfatiza a dança contemporânea?
A dança contemporânea propõe uma prática pautada no processo de criação que leva o praticante a experimentar diversas variações do mesmo movimento, sendo que correr, pular, rolar e o andar constituem-se o ponto de partida para todo o desenvolvimento da mesma.
Quais são as regras e movimentos da dança contemporânea?
- Não existem técnicas predefinidas;
- Não existem limitações de movimentos, vestuários ou músicas;
- Valorização da constante experimentação e inovação;
- Importância da transmissão do conceito, ideia e sentimento que a coreografia propõe;
- Valorização da criação coreográfica individual;
- Dentre outras.
E quando falamos de Dança Contemporânea na nossa região?
Primeiro precisamos entender o que seria essa regionalidade
A regionalidade pode ser definida como uma dimensão espacial de um determinado fenômeno tomada como objeto de observação. Isto implica em admitir que o mesmo fenômeno, visto sob a perspectiva da regionalidade, pode ser visto sob outras perspectivas.
E é isso que vamos fazer nessa aula: olhar, observar e conversar sobre uma proposta de dança contemporânea na nossa região.
Um exemplo de grupo de dança contemporânea da cidade de Goiânia – GO
Nômades Grupo de Dança
Espetáculo:
Memória da Carne Nômades
Direção e Coreografia: Cristiane Santos
2022
Filosofia do Nômades Grupo de Dança
A filosofia do grupo é a de não realizar espetáculos somente para o palco, mas também promover espetáculos de rua, intervenções urbanas e ir onde a plateia está, principalmente para o público que não tem acesso aos teatros, seja em locais públicos como praças, feiras, terminais de ônibus até em hospitais, asilos e tantos outros locais. Possui uma ligação forte com o contexto escolar com a Dança pela Educação e a Dança pelo Movimento.
Nômades Grupo de Dança
O espetáculo Última Gota criado na escola nasceu de uma pesquisa realizada com a turma da EJA – Educação de Jovens e Adultos.
O Grupo Nômades tem o intuito de levar às escolas, além dos espetáculos, formação e oficinas.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
- O que você entende sobre Dança Contemporânea?
QUESTÃO 2
- Estamos estudando sobre a Dança Contemporânea, porém as perguntas abaixo são sobre todas as danças que você conhece:
- Quais as danças que tem ou que acontecem no seu bairro?
- Quais as danças que tem ou que acontecem na sua cidade?
QUESTÃO 3
Assista aos vídeos propostos no Saiba Mais – Arte – Entrevista com o Grupo Nômades – Partes I, II e III e após assistir os vídeos do “Nômades Grupo de Dança”, responda:
O que mais te chama a atenção na dança do Nômades Grupo de Dança?
Agora te lanço um desafio!
Será que você seria capaz de tentar reproduzir no seu corpo alguns dos movimentos assistidos nos vídeos?
SAIBA MAIS – ARTE – DANÇA – DANÇA CONTEMPORÂNEA
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:
Componente Curricular | Arte – Modalidade – Dança |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAAR0636) Explorar possibilidades criativas a partir de situações de improvisação, pesquisa e criação de movimentos em grupo, estimular a autonomia do sujeito na condução de processos criativos em dança. |
Referências | MARQUES, I. A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. SIQUEIRA, D. da C. O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006. STRAZZACAPPA, M. Compartilhando um outro olhar sobre o ensino da dança. In: FALCÃO, J. L. C.; SARAIVA, M. do C. (Org.). Esporte e lazer na cidade: a prática teorizada e a teoria praticada. |