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Matemática – Média, Mediana e Moda

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Atividade

O cálculo da média aritmética é bastante conhecido por todos nós, principalmente no final do ano em que calculamos a nossa média anual quando avaliamos nosso desempenho escolar. Outras medidas, não muito utilizadas no nosso dia-a-dia, são a Moda e a Mediana.

Essas três medidas servem para simplificar um conjunto de dados de uma pesquisa, ou informações, em um único valor, nos dando uma uma visão geral dos resultados da pesquisa.

Mas qual a diferença entre Média, Moda e Mediana? 

Faça a atividade que você terá uma noção bem clara das diferenças.

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QUESTÃO 01

Em relação ao conceito de média, moda e mediana, marque (V) para os itens verdadeiros e (F) para itens os falsos:

a) Para determinar a média, somamos todos os números do conjunto de dados da pesquisa;

b) A mediana é o valor central dos dados, organizados em ordem crescente, da pesquisa;

b) A moda é o valor que aparece mais vezes no conjunto de dados da pesquisa;

c) A mediana é o valor que está mais afastado do meio da sequência de dados da pesquisa;

d) A média é o quociente entre a soma de todos os dados da pesquisa e o total de dados utilizados nessa soma.

e) Para determinar a mediana em que o número de dados é par, basta fazer a média aritmética dos 2 números centralizados.

QUESTÃO 02

Uma concessionária de uma cidade do Estado de Goiás, para avaliar o desempenho e elaborar metas e planos para o ano seguinte, organizou uma tabela sobre as vendas de carros em cada mês do ano de 2022.

Qual foi a média, a moda e a mediana dos dados apresentados e o que representa cada um desses valores?

QUESTÃO 03

Uma padaria, para verificar em qual dia da semana deverá produzir mais pães, anotou os dados em uma tabela.

Responda os itens:

a) Qual o dia da semana que mais vendeu pães?

b) Qual a média de pães que essa panificadora vendeu nesta semana?

c) Qual a moda e a mediana dessa pesquisa?

d) Qual providência essa panificadora deverá adotar na produção dos pães a partir dos dados obtidos?

QUESTÃO 04

Após 60 jogos da Copa do Mundo de futebol do Qatar, foram marcados 158 gols, aplicados 181 cartões amarelos e 2 vermelhos. 

Qual a média de gols e de cartões amarelos e vermelhos nesses 60 jogos? 

OBS: Dados aleatórios para questões didáticas.

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QUESTÃO 05

Determine a média, moda e mediana das sequências de dados:

a) Idade dos estudantes da 7ª série A (em anos): 

16, 17, 22, 25, 17, 16, 23, 22, 25, 21, 24, 22, 20, 32, 28 e 40

b) Altura dos estudantes da 7ª série B (em metros):

1,62 – 1,65 – 1,72 – 1,74 – 1,62 – 1,63 – 1,78 – 1,82 – 1,62 – 1,80 – 1, 67 e 1, 82

c) Massa corporal dos estudantes da 7ª série C (em quilogramas):

66, 72, 90, 78, 66, 78, 66, 90, 87, 70, 58, 64, 78, 66, 54, 57, 90, 110 e 90

SAIBA MAIS

Assista o vídeo do canal do prof. Hélio para ficar sabendo um pouco mais sobre média, mediana e moda.

Canal do prof. Hélio <YouTube>
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAMA0730) Reconhecer média aritmética, moda e mediana como medidas de tendência central e amplitude como uma medida de dispersão de uma pesquisa estatística. 
Referencial TeóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.

Acesse essa proposta didática (slides 18 e atividade 18) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-7a-serie/