Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
O QUE É UMA FOTOGRAFIA?
POR QUE ELAS SÃO IMPORTANTES?
AS FOTOGRAFIAS SÃO COMO PEQUENOS PEDACINHOS DO TEMPO QUE CAPTURAMOS COM A CÂMERA. ELAS NOS AJUDAM A LEMBRAR DE MOMENTOS ESPECIAIS, CULTURAS E COSTUMES QUE FICARAM ESQUECIDOS.
AS FOTOS PODEM NOS FAZER SORRIR, CHORAR E ATÉ MESMO NOS AJUDAR A CONTAR HISTÓRIAS PARA OUTRAS PESSOAS.
POR FIM, FOTOGRAFIA TAMBÉM É UMA FORMA DE ARTE!
ALGUMAS PESSOAS USAM SUAS CÂMERAS PARA CAPTURAR IMAGENS INCRÍVEIS QUE PODEM SER TÃO BONITAS QUANTO UMA PINTURA.
ENTÃO, DA PRÓXIMA VEZ QUE VOCÊ OLHAR PARA UMA FOTO, LEMBRE-SE DE QUE ELA NÃO É APENAS UMA IMAGEM, MAS SIM UMA PARTE IMPORTANTE DA NOSSA HISTÓRIA E UMA OBRA DE ARTE QUE PODE SER ADMIRADA!
QUESTÃO 1
REGISTRAR UM MOMENTO ATRAVÉS DE UMA CÂMERA EM IMÁGEM É
A) O MESMO QUE COZINHAR
B) O MESMO QUE JOGAR BOLA
C) O MESMO QUE FOTOGRAFAR
D) O MESMO QUE PINTAR
QUESTÃO 2
ALÉM DE NOS AJUDAR A LEMBRAR DE MOMENTOS ESPECIAIS, A FOTOGRAFIA PODE
A) NOS EMOCIONAR E NOS ENSINAR
B) NOS AJUDAR NA LEITURA DE TEXTOS
C) NOS EMOCIONAR COM O FUTURO
D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES
QUESTÃO 3
VOCÊ GOSTA DE TIRAR FOTO?
EM SUA CASA, PESQUISE COM UM ADULTO, SUAS FOTOS E VEJA QUAL VOCÊ GOSTA MAIS E POR QUE GOSTA MAIS DESSA FOTO.
PENSE PARA QUEM VOCÊ GOSTARIA DE MOSTRAR ESSE REGISTRO, E SE POSSÍVEL COMPARTILHE.
QUESTÃO 4
A FOTOGRAFIA POSSUI UMA HISTÓRIA INTERESSANTE, CHEIA DE EVOLUÇÕES E CURIOSIDADES.
VAMOS PENSAR JUNTOS? A 30 ANOS ATRÁS, COMO AS FOTOS ERAM COMPARTILHADAS, OU SEJA COMO AS PESSOAS VIAM AS FOTOGRAFIAS OU MOSTRAVAM PARA OUTRA PESSOA?
QUESTÃO 5
VAMOS FAZER UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA?
ENTRE TODOS DA SALA, DEVE-SE COMPARTILHAR FOTOS IMPRESSAS ANTIGAS, FORMANDO UMA GALERIA DE FOTOS DA TURMA POSSIBILITANDO QUE SE CONHEÇAM MELHOR, BEM COMO, OBSERVEM COSTUMES, PONTOS EM COMUM OU PARTICULARIDADES.
Autora: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Relação entre os processos de criação e produção entre as diversas linguagens artísticas Materialidades e Imaterialidades: Tecnologias e recursos digitais | Habilidades: (GO-EF02AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção entre as diversas linguagens artísticas, respeitando os seus contextos pessoais, sociais e culturais. (GO-EF02AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, como multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. MOREIRA. Edu. Elementos da Linguagem fotografica. Disponível em: https://edumoreirafineart.com.br/elementos-da-linguagem-fotografica/. Acessado em: 07/12/2022. RODRIGUES, Renato. Quais os principais elementos de uma fotografia? CPT Cursos. Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-fotografia/artigos/quais-os-principais-elementos-de-uma-fotografia. Acessado em: 08/12/2022. |