You are currently viewing Arte – Fotografia Artística

Arte – Fotografia Artística

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.

A fotografia é responsável por registrar e eternizar tudo aquilo que nosso olhos conseguem ver. Para além disso, há nestes registros elementos importantes como a afetividade, a estética, a subjetiva entre outros. Por sua complexidade a fotografia também é uma expressão artística.

Imagem de bess.hamiti@gmail.com por Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/%c3%a1rvore-p%c3%b4r-do-sol-nuvens-c%c3%a9u-736885/

Questão 1

Qual é a sua foto que você gosta mais?

Pense em um modo de compartilhar ela com os colegas.

Questão 2

A fotografia possui uma história interessante, cheia de evoluções e curiosidades.

Atualmente, quais as situações você faz um registro fotográfico? Como guarda e compartilha?

Questão 3

Por fim, dialogue com os colegas sobre o que seria interessante fotografar na escola, que vocês gostariam de guardar como memória.

Como seria essa foto?

Como guardariam ela para que no futuro possam ver?


Para saber mais

Veja o material abaixo para aprofundar e dialogar sobre o tema trabalhado

FOTOGRAFIA de Ariadiny Cândido

 


Colega professor, acesse abaixo os materiais desta atividade para revisão e adaptação de acordo com sua turma!


Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(GO-EF03AR02-A) Conhecer e explorar elementos diversos que estimulem outros sentidos para além do visual e dialogar com a produção artística, como experiências sonoras, táteis, olfativas e degustativas, ampliando suas sensibilidades e compreensão das possibilidades artísticas.

(GO-EF03AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, como multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, levando em consideração a diversidade dos seus repertórios pessoais.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

MOREIRA. Edu. Elementos da Linguagem fotografica. Disponível em: https://edumoreirafineart.com.br/elementos-da-linguagem-fotografica/. Acessado em: 07/12/2022.

RODRIGUES, Renato. Quais os principais elementos de uma fotografia? CPT Cursos. Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-fotografia/artigos/quais-os-principais-elementos-de-uma-fotografia. Acessado em: 08/12/2022.