You are currently viewing História – Globalização

História – Globalização

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


GLOBALIZAÇÃO

A globalização é o fenômeno de integração econômica e cultural, possibilitado pelo desenvolvimento das tecnologias de comunicação e transporte, que se acentuou na segunda metade do século XX.

O geógrafo Milton Santos fez uma análise do fenômeno em que considera três aspectos: a globalização como fábula; a globalização como perversidade; a globalização como possibilidade.

O mundo tal como nos fazem crer: a globalização como fábula

Certo número de ideias falaciosas são repetidas à exaustão até adquirir aparência de verdade. De acordo com essas ideias, a globalização criou uma aldeia global, através da difusão instantânea de notícias que informam as pessoas; houve o encurtamento das distâncias que fez o mundo ficar ao alcance das mãos; o mercado tornou-se capaz de homogeneizar o planeta; ocorreu a morte do Estado.

O mundo tal como é: a globalização como perversidade

A globalização cria uma nova realidade: o desemprego torna-se crônico; a pobreza aumenta e as classes médias perdem qualidade de vida; o salário médio tende a baixar; a fome e o desabrigo se generalizam; surgem novas enfermidades e velhas doenças retornam; a mortalidade infantil permanece; a educação de qualidade fica cada vez mais inacessível; males morais como egoísmo, cinismo e corrupção se alastram.

Dessa forma, a globalização se impõe como fábrica de perversidade para a maior parte da humanidade.

O mundo tal como pode ser: a globalização como possibilidade

As mesmas bases técnicas nas quais o grande capital se apoia podem servir a outros objetivos se tiverem outros fundamentos sociais e políticos.

Isso porque a globalização promove uma grande mistura de povos, raças, culturas e gostos em todos os continentes; “mistura” de filosofias em detrimento do racionalismo europeu; população aglomerada em áreas cada vez menores o que dá às massas uma nova qualidade; emergência de uma cultura popular que se serve dos meios técnicos; a universalidade deixa de ser algo abstrato para fazer parte da experiência cotidiana de cada pessoa.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Marque a opção que define corretamente a globalização.

(A) A globalização é o fenômeno de integração econômica e cultural ocorrido no século XX.

(B) A globalização é uma fábula que nos faz crer em ideias falaciosas sobre o mundo.

(C) A globalização é uma fábrica de perversidades praticadas contra a maioria da humanidade.

(D) A globalização é uma possibilidade de construção de outro mundo baseado na mistura de culturas.

QUESTÃO 2

Países por taxa de desemprego em 2014

Considerando a análise de Milton Santos, os dados mostrados no mapa e no gráfico referem-se à globalização:

(A) Como fábula.

(B) Como perversidade.

(C) Como possibilidade.

(D) Nenhum dos casos acima.

QUESTÃO 3

A globalização tornou-se parte da experiência cotidiana de cada pessoa. Dê exemplos do seu dia a dia que te levam a perceber-se num mundo globalizado.

QUESTÃO 4

O mundo ao alcance de suas mãos.

Se confrontarmos esta ideia com os dados apresentados nas imagens da questão 1 vamos entender por que Milton Santos a considera um dos exemplos da globalização como fábula. Escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

História da Globalização

Canal Anísio Filho. História da Globalização. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SVQzpHfo1eU> acesso em 16, dez. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAHI0883) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
(EAJAHI0884) Problematizar as contradições do conceito de globalização no que se refere aos avanços tecnológicos da comunicação e expansão do mercado internacional em contraposição ao aumento de desigualdades econômicas e socioculturais, de problemas ambientais e conflitos migratórios.
Referencial teórico:SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.