Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Ginástica Artística
A Ginástica Artística, que também é conhecida como ginástica olímpica, é a forma de ginástica competitiva mais popular no Brasil, onde temos atletas de destaque mundial.
Muitos movimentos usados na ginástica artística são praticados desde a antiguidade, mas foi somente em 1811 que foi criada a 1º escola de ginástica artística.
Na época da sua criação, a prática de ginástica era marcada por ideias estereotipadas sobre as capacidades dos homens e mulheres, dessa forma, foram sistematizados exercícios e competições diferentes para uns e outros.
Aos homens foram destinados os aparelhos que trabalham principalmente a força, como a barra fixa, barras paralelas, argolas, cavalo com alça, e o salto sobre a mesa.
Já para as mulheres foram selecionados exercícios que trabalham mais a flexibilidade e o equilíbrio como a trave de equilíbrio, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas.
Tanto homens quanto mulheres competem na ginástica artística de solo, que é realizada sobre um tablado que amortece e impulsiona os ginastas na realização dos saltos e quedas. No solo são realizados movimentos como vela, avião, espacates, esquadros, rolamentos e saltos afastados, carpados e agrupados etc. Tudo dentro de uma sequência.
A grande diferença entre as apresentações dos homens e das mulheres é que elas realizam suas evoluções com música e suas coreografias também misturam dança, enquanto que os homens fazem apenas a evolução dos movimentos gímnicos.
Infelizmente, a federação internacional de ginástica ainda reproduz o pensamento estereotipado sobre homens e mulheres, tratando-as como frágeis e negando aos homens a sensibilidade. Assim, aos homens são reservados os exercícios de força e negado a expressividade da dança nas apresentações de solo. E as mulheres são impedidas de realizar exercícios na maioria dos aparelhos de força, pois a elas é reservado apenas a “graça e beleza”.
Questão 1
Com relação à origem da Ginástica Artística podemos afirmar que
(A) ela foi criada na Antiguidade, pela sociedade grega apenas e praticada da mesma forma até hoje.
(B) todas as técnicas são modernas e criadas após a revolução industrial e revolução francesa.
(C) muitos movimentos foram criados na antiguidade, mas ela só foi sistematizada a partir de 1800.
(D) não sabemos nada sobre a origem da ginástica artística.
Questão 2
Nas competições de Ginástica Artística homens e mulheres se exercitam em aparelhos diferentes, aos homens são destinados os aparelhos predominantemente de força, e às mulheres os aparelhos de equilíbrio e flexibilidade. Essa diferenciação entre os exercícios destinados aos homens e às mulheres reflete a forma como a sociedade pensa as questões de gênero e podem ser interpretadas como
(A) a valorização das mulheres, já que elas não podem realizar exercícios predominantemente de força.
(B) a valorização das mulheres, já que elas só conseguem realizar exercícios de flexibilidade e equilíbrio.
(C) uma visão preconceituosa sobre as mulheres, que são vistas apenas como frágeis e estereotipadas.
(D) uma necessidade, já que não é certo homens e mulheres realizarem as mesmas atividades físicas.
Questão 3
Quais são os aparelhos utilizados apenas pelos homens nas competições de Ginástica Artística?
Questão 4
Quais os aparelhos utilizados apenas pelas mulheres nas competições de Ginástica Artística?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a Ginástica Artística, que também é conhecida como Ginástica Olímpica.
Ginástica Artística
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0522) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da ginástica (EJAEF0525) Analisar e problematizar modismos, padronizações, relações de gênero e os preconceitos na ginástica |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |