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Educação Física: Ginástica Rítmica

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/silhueta-de-ginastica-colorida-gradiente_72160648.htm#fromView=search&page=1&position=35&uuid=2d456042-35bc-489e-8298-766a114bc83d

Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é uma modalidade de ginástica competitiva, praticada somente pelas mulheres e mistura movimentos acrobáticos com o balé, o que exige muita flexibilidade e equilíbrio.

A ginástica rítmica foi oficializada como ginástica competitiva no ano de 1962, mas a sua criação foi um processo que durou muitos anos e envolveu vários países da Europa.

No início do século XX, procurava-se “adaptar” a ginástica às mulheres, que naquela época ainda eram consideradas frágeis e delicadas. Portanto, a maioria dos métodos de ginástica existentes eram “inapropriados” para as mulheres, pois tinham como base o fortalecimento muscular.

Com base nessa visão de fragilização das mulheres, foram surgindo diferentes exercícios físicos que tinham como base movimentos acrobáticos que se misturavam à dança, especialmente o balé. Assim, foi sendo construído um método de ginástica que não tinha o fortalecimento como meta, mas sim o desenvolvimento da “graça, beleza e harmonia” feminina, conforme os padrões da época.

Aos movimentos acrobáticos e balé também foi acrescentado 5 aparelhos com os quais as ginastas realizam suas séries de exercícios, que são o arco, a fita, a bola, a corda e a maça, um aparelho que lembra um pouco os pinos do boliche, porém com proporções bem diferentes. Dessa forma, a ginástica rítmica possui 3 elementos fundamentais: os movimentos corporais; o ritmo; e o manejo dos aparelhos.

Infelizmente, a ginástica rítmica reforça estereótipos negativos sobre as mulheres. Sua história e origem são marcados por ideias que fragilizam as mulheres, julgando de forma preconceituosa os exercícios de força, resistência e agilidade como inapropriados para a estrutura corporal feminina, o que obviamente não é verdade.

Pois, embora homens e mulheres possuam diferenças biológicas, não é difícil perceber que ambos possuem direitos e capacidades iguais. Não para competirem uns contra os outros, mulheres contra homens, mas o direito de competir entre elas mesmas em qualquer tipo de competição, seja de força, resistência ou qualquer outra habilidade física.

Questão 1

A respeito da origem da ginástica rítmica, podemos afirmar que:

(A) é praticada desde a antiguidade.

(B) surgiu após o ano 2000.

(C) no início do século XX.

(D) não sabemos ao certo quando surgiu.

Questão 2

Nas competições de ginástica rítmica, as ginastas podem se apresentar individualmente ou em conjunto de 5 integrantes, tendo a possibilidade de se usar 5 tipos de aparelhos diferentes, que são:

(A) halteres, maça, fita, bola e bastão.

(B) peso, corda, elástico, bola e arco.

(C) bola, fita, corda, arco e maça.

(D) peso, halteres, elástico, bastão e espada.

Questão 3

Você concorda ou discorda da ideia de que as mulheres são seres frágeis e delicados, e que sendo assim, muitas formas de ginástica e práticas esportivas são inapropriadas para a estrutura corporal das mulheres? Justifique sua resposta:

Questão 4

Você concorda que somente as mulheres podem praticar a ginástica rítmica ou na sua opinião os homens que tivessem interesse poderiam participar também? justifique sua resposta:

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a Ginástica Rítmica – GRD

Ginástica Rítmica

Canal Educação Física com Professor Luciano: Disponível em: https://youtu.be/bmZYUAbcp5o
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EJAEF0517) Vivenciar os elementos da ginástica com e sem materiais.
(EJAEF0525) Analisar e problematizar modismos, padronizações, relações de gênero e os preconceitos na ginástica.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/