Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental
As cidades possuem monumentos e edifícios que revelam a sua identidade e história. É dever do Poder Público e de toda a sociedade preservar e manter os bens históricos para que as presentes e futuras gerações possam conhecer os modos de vida e cultura dos antepassados.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Esta%C3%A7%C3%A3o_Ferrovi%C3%A1ria_de_Goi%C3%A2nia.jpg. Acesso em 06 dez. 2022
QUESTÃO 1
Leia o trecho da notícia a seguir:
Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Maior museu de história natural do Brasil, o local tinha um acervo de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas e livros raros. Criado por D. João VI em 1818, era a instituição científica mais antiga do país. Ele tem coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica, arqueologia e etnologia. Foi lá que a princesa Leopoldina, casada com D. Pedro I, assinou a Declaração de Independência do Brasil em 1822. Anos depois, também foi palco para a primeira Assembleia Constituinte da República, entre novembro de 1890 e fevereiro de 1891, que marcou o fim do Império no Brasil.
Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/04/o-que-se-sabe-sobre-o-incendio-no-museu-nacional-no-rio.ghtml. Acesso em 06 dez. 2022
Em sua opinião, de que forma o acontecimento relatado na notícia pode trazer prejuízos à sociedade?
QUESTÃO 2
Observe a imagem a seguir:
Disponível em: https://ohoje.com/noticia/cidades/n/149455/t/monumentos-goianos-sao-esquecidos-em-pracas-e-parques-da-capital/. Acesso em 06 dez. 2022
- Qual problema é possível identificar na imagem?
- Há alguma forma de resolver ou evitar que o problema aconteça?
QUESTÃO 3
Faça uma pesquisa sobre algum monumento ou edifício que preserva a memória da história de Goiânia e preencha o quadro:
SAIBA MAIS
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/
Componente Curricular: | História |
Habilidade: | (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. |
Referências | CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 4º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2. ed. São Paulo : Ática, 2017. RECORD TV GOIÁS. Goiânia: monumentos contam um pouco da história. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=4bjmTmRkEDk. Acesso em: 06 dez. 2022. TJDFT. Tombamento. Disponível em:https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/tombamento. Acesso em 06 dez. 2022. TUDO UNIALFA. Curiosidades sobre a arquitetura Art Decó, em Goiânia. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=CC95ZvNxpXQ. Acesso em 06 dez. 2022. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Preservando o patrimônio histórico. Disponível em: https://www.causp.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Manual-Patrimonio_completo_baixa.pdfAcesso em: 06 dez. 2022. VIVA DECORA. Art Decó: conheça o estilo artístico que influenciou a arquitetura nos anos 20. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/art-deco/. Acesso em: 06 dez. 2022. |