Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
O argumento é constituído por uma série de raciocínios e evidências que indicam a veracidade de fatos que nos referimos a fim de comprovar nossa opinião sobre um determinado tema. O argumento visa convencer ou persuadir o indivíduo/leitor de que nosso posicionamento seja coerente. A forma de argumentar é responsável pela estruturação do texto e revela o caminho que escolhemos para defender nosso ponto de vista. Chamamos essa forma de movimento argumentativo.
Ao considerar que o movimento argumentativo refere-se à dinâmica da construção do texto, é comum que o autor apresente suas ideias de maneira organizada e progressiva. Esse movimento envolve a introdução de uma tese (a ideia que se quer defender), o desenvolvimento dos argumentos para sustentá-la, e a conclusão que reafirma o ponto de vista.
A sustentação é uma perspectiva empregada ao desenvolver um bom argumento. Trata-se da defesa de uma ideia, ao invés de contestar outra. Para isso, são empregados nessa parte do texto fatos, estatísticas, estudos e exemplos concretos, que dão solidez ao argumento, ajudando a persuadir o leitor.
Outro aspecto importante é a refutação. Nesta perspectiva argumentativa, o autor reconhece que existem opiniões contrárias ao seu ponto de vista. Em seguida, ele refuta, isto é, apresenta argumentos que enfraqueçam as ideias opostas apresentadas, mostrando que elas são menos convincentes ou menos bem fundamentadas do que a ideia defendida. Essa prática enriquece o texto, pois mostra que o autor está ciente de outras perspectivas e está preparado para respondê-las.
Outra possibilidade de argumentar em um texto é por meio da negociação. Por meio da negociação, o autor procura encontrar um meio-termo ou reconhecer aspectos válidos das ideias contrárias, mas sem abandonar completamente o ponto de vista defendido. Isso pode ser feito ao admitir que a opinião contrária tem certos méritos ou que a situação é complexa. A negociação dá ao texto um tom mais flexível e ponderado, mostrando que o autor considera diferentes perspectivas antes de sustentar sua posição.
A sustentação, a refutação e a negociação colaboram para a produção de um texto argumentativo mais consistente. Experimente fazer esses movimentos argumentativos em seus textos.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
O movimento argumentativo em um texto é
(A) a sequência de ideias que organiza a defesa de uma tese.
(B) a quantidade de argumentos utilizados pelo autor.
(C) a explicação de dados estatísticos apresentados.
(D) o final do texto, onde a ideia é reafirmada pelo autor.
QUESTÃO 2
A sustentação em um texto argumentativo é importante porque
(A) reforça as opiniões contrárias ao autor.
(B) apresenta exemplos e dados que apoiam a tese do autor.
(C) inicia o movimento argumentativo.
(D) desconsidera opiniões diferentes da do autor.
QUESTÃO 3
Antes de desenvolver uma ideia ou defesa a respeito de algo, você costuma avaliar se os argumentos em defesa de sua opinião serão capazes de convencer seu interlocutor? Como você avalia seu grau de argumentatividade nos processos comunicativos que vivencia?
QUESTÃO 4
O movimento argumentativo é uma ação desencadeada quando estamos diante de um tema, o compreendemos e temos a oportunidade de estabelecer nossa forma de argumentar, que se encaixe melhor em nossa tese, isto é, em nosso ponto de vista central. Há algumas possibilidades de realizar um movimento argumentativo como os atos de sustentação, refutação e negociação. Sabendo disso, elabore um argumento que defenda sua tese para a seguinte proposição:
“Uma das maiores vantagens dos atuais crimes virtuais é o anonimato”.
QUESTÃO 5
Na questão anterior, você elaborou um parágrafo argumentativo que evidenciava a defesa de seu ponto de vista em relação a uma proposição.
A) Que movimento argumentativo você realizou?
B) A informação que você apresentou em sua argumentação é válida e trata-se de uma novidade? Por quê?
C) Seu argumento tem possibilidade de convencer o leitor? Justifique sua resposta.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF89LP23) Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. |