Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
RESOLVENDO PROBLEMAS
RELEMBRANDO A ADIÇÃO:
É QUANDO VOCÊ JUNTA NÚMEROS PARA ENCONTRAR A QUANTIDADE TOTAL.
POR EXEMPLO, SE VOCÊ TEM 2 MAÇÃS E MAIS 3 MAÇÃS, QUANTAS MAÇÃS VOCÊ TEM NO TOTAL? PARA RESOLVER, VOCÊ SIMPLESMENTE SOMA OS NÚMEROS:
2 + 3 = 5.
ENTÃO, VOCÊ TEM 5 MAÇÃS NO TOTAL.
RELEMBRANDO A SUBTRAÇÃO
É QUANDO VOCÊ TIRA UMA QUANTIDADE DE OUTRA.
POR EXEMPLO, SE VOCÊ TEM 5 MAÇÃS E COME 2 DELAS, QUANTAS MAÇÃS SOBRAM? PARA RESOLVER, VOCÊ SUBTRAI OS NÚMEROS:
5 – 2 = 3.
ENTÃO, SOBRAM 3 MAÇÃS.
COMO RESOLVER PROBLEMAS?
- PARA RESOLVER PROBLEMAS, PRIMEIRO LEIA COM ATENÇÃO.
- DEPOIS, IDENTIFIQUE O QUE ESTÁ SENDO ADICIONADO (JUNTO) OU SUBTRAÍDO (TIRADO).
- EM SEGUIDA, FAÇA AS CONTAS!
EXEMPLO:
PEDRO TINHA 7 BALAS E GANHOU MAIS 3. QUANTAS BALAS ELE TEM AGORA?
LEIA O PROBLEMA: PEDRO TINHA 7 BALAS E GANHOU MAIS 3.
IDENTIFIQUE A ADIÇÃO: ELE GANHOU MAIS 3 BALAS.
RESOLVA: 7 + 3 = 10.
RESPOSTA: PEDRO TEM AGORA 10 BALAS.
OUTRO EXEMPLO:
MARIA TINHA 10 LÁPIS E DEU 4 PARA SUA AMIGA. QUANTOS LÁPIS SOBRARAM COM MARIA?
LEIA O PROBLEMA: MARIA TINHA 10 LÁPIS E DEU 4 PARA SUA AMIGA.
IDENTIFIQUE A SUBTRAÇÃO: ELA DEU 4 LÁPIS.
RESOLVA: 10 – 4 = 6.
RESPOSTA: MARIA FICOU COM 6 LÁPIS.
RESOLVER PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO É BEM SIMPLES! BASTA PRESTAR ATENÇÃO, IDENTIFICAR O QUE ESTÁ SENDO ADICIONADO OU SUBTRAÍDO, E FAZER AS CONTAS.
Questão 1
LUCAS TINHA 20 REAIS E GANHOU MAIS 5 REAIS DE SEU TIO. DEPOIS, COM ESSE MONTANTE, COMPROU UMA CAIXA DE BOMBONS QUE CUSTOU 16 REAIS. CALCULE QUANTOS REAIS SOBRARAM PARA LUCAS
Questão 2
NO SÁBADO, ROSANE LEU ALGUMAS PÁGINAS DE UM LIVRO QUE TEM 56 PÁGINAS. NO DIA SEGUINTE, ELA TERMINOU DE LER AS PÁGINAS QUE FALTAVAM DO LIVRO.
CASO ELA TENHA LIDO 20 PÁGINAS NO SÁBADO, CALCULE QUANTAS PÁGINAS PRECISARÁ LER NO DOMINGO PARA TERMINAR O LIVRO
Questão 3
MARCOS ESTÁ JUNTANDO DINHEIRO PARA COMPRAR UM BRINQUEDO QUE CUSTA 98 REAIS. ATÉ ONTEM, ELE TINHA 32 REAIS. HOJE, SEU IRMÃO MAIS VELHO O PRESENTEOU COM 30 REAIS EM CÉDULAS E 23 REAIS EM MOEDAS. PENSANDO NA QUANTIA SUFICIENTE PARA COMPRAR O BRINQUEDO FALTAM PARA MARCOS
A) 10 REAIS
B) 13 REAIS
C) 15 REAIS
D) 20 REAIS
Questão 4
MARINA ESTAVA BRINCANDO DE BATER FIGURINHAS. ELA COMEÇOU O JOGO COM 32 FIGURINHAS. NA PRIMEIRA PARTIDA, ELA GANHOU 5, NA SEGUNDA PARTIDA, PERDEU 3 E, NA ÚLTIMA PARTIDA, PERDEU MAIS 4. MARINA TERMINOU O JOGO COM
A) 32 FIGURINHAS
B) 23 FIGURINHAS
C) 40 FIGURINHAS
D) 30 FIGURINHAS
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidade: | (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais. (EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.BURITI MAIS MATEMÁTICA, 3º ano, Editora Moderna, 2021. |