Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Formas em 2D e 3D
A geometria é uma parte da matemática que estuda as formas, tamanhos e posições dos objetos no espaço.
Vamos falar sobre algumas formas especiais chamadas polígonos, prismas e pirâmides.
O que é um polígono? É uma figura com muitos lados fechados. Exemplo: o quadrado, o triângulo e o pentágono. Também são chamadas de figuras bidimensionais, ou 2D (duas dimensões).
Os lados são as linhas e os vértices são os cantos. Contamos os lados e os vértices para identificar e nomear o polígono. Exemplo: três lados = triângulo.
Um prisma é uma figura tridimensional com duas faces iguais e paralelas chamadas bases. As outras faces são retângulos.
Uma pirâmide também é tridimensional, mas tem uma base e as outras faces são triângulos que se encontram em um ponto chamado vértice.
Essas figuras tridimensionais também são chamadas de 3D (três dimensões).
Planificação: É como desdobrar uma caixa de papelão. A planificação de um prisma ou pirâmide é a forma que obtemos quando descobrimos suas faces.
Podemos comparar as formas planas com as formas 3D. Se as formas planas se encaixam, então elas podem formar um prisma ou uma pirâmide.
Desenhos simples ou até mesmo construir modelos com blocos podem tornar mais fácil entender as diferenças e semelhanças entre polígonos, prismas e pirâmides.
Então, resumindo, polígonos são figuras 2D com lados e vértices, prismas têm duas bases e faces retangulares, e pirâmides têm uma base e faces triangulares. Comparar, nomear e associar essas formas nos ajuda a entender o mundo tridimensional ao nosso redor.
Questão 1
Alguns amigos estão passeando no parque.
Escreva os nomes dos objetos desta cena que se parecem com figuras geométricas tridimensionais.
Questão 02
Observe as figuras a seguir:
Algumas dessas figuras são arredondadas. É o caso da esfera, do cone e do cilindro, que são exemplos de figuras chamadas corpos redondos.
Outras figuras não são arredondadas. É o caso do cubo, da pirâmide, do paralelepípedo e do prisma, que são exemplos de figuras chamadas poliedros, que significa “muitas faces”.
Descreva as semelhanças e diferenças dos poliedros e dos corpos redondos.
Questão 03
Durante a aula de Geometria a professora explicou uma regularidade presente nos poliedros:
“Em um poliedro qualquer, o número de vértices mais o número de faces é igual ao número de arestas mais 2.”
A seguir ela disse que estava pensando em um poliedro cujo número de arestas mais 2 é igual a 14. O poliedro que ela pensou é
(A) A pirâmide de base quadrada, com 5 vértices, 5 faces e 8 arestas.
(B) A pirâmide de base triangular, com 4 vértices, 4 faces e 4 arestas.
(C) O prisma triangular, com 6 vértices, 5 faces e 9 arestas.
(D) O prisma retangular, com 8 vértices, 6 faces e 12 arestas.
Questão 4
Escolha a alternativa que representa a planificação adequada para um cubo, considerando como ele se desdobraria em uma forma plana quando suas faces são abertas.
(A)
(B)
(C)
(D)
Imagens criadas no Canva.
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.(EF04MA17-B) Representar as planificações de prismas e pirâmides, para reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos.(EF04MA17-C) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, em um contexto significativo, com estímulos visuais. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |