You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte e Tecnologia

Arte/Artes Visuais – Arte e Tecnologia

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Artistas como Cildo Meireles empregam recursos tecnológicos para aprimorar suas capacidades expressivas e buscam causar surpresa e impacto. Isso pode ser observado em trabalhos como a instalação “Babel”.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/wm_archiv/29828321818/in/photostream/ Acesso em 16, nov. 2022.

Assim, a arte tecnológica pretende demonstrar como a tecnologia e seus dispositivos substituíram os materiais tradicionalmente utilizados na produção artística, infiltrando-se silenciosamente em nossas vidas, remodelando costumes e ampliando nossa visão de mundo. Também é empregado para contemplar novas questões cotidianas, emocionais e filosóficas. Ferramentas tradicionais como telas, pincéis, pinturas e esculturas agora competem com uma forma de arte virtualizada, conectada e interativa.

Disponível em https://www.wallpaperflare.com/pop-art-gradient-digital-art-gradient-effect-lips-logo-wallpaper-zsucm Acesso em 16, ago. 2023.

A interseção de arte e tecnologia ao longo da história, estiveram estreitamente interligadas. Nunca houve verdadeiramente uma separação distinta entre elas, pois os processos criativos para ambas, as tecnologias e as obras artísticas, apresentam semelhanças impressionantes. Desde a invenção da escrita e dos primeiros métodos de representação visual e auditiva até a utilização de materiais inovadores e várias tecnologias digitais, as artes têm utilizado consistentemente a tecnologia como uma ferramenta para transformar modos de expressão e interação humana.

Disponível em http://karlabru.net/site/wp-content/uploads/2010/11/kb10_07092.jpg Acesso em 16, ago. 2023.

A inquietude de um artista em temas, problemas ou curiosidades sobre materiais específicos os leva a explorar maneiras de empregar esses elementos para transmitir ideias, emoções, críticas ou gerar novas interações entre as pessoas e sua arte. Consequentemente, vários artistas incorporam tecnologia em suas obras para estimular a reflexão sobre nossa relação com a própria tecnologia e as formas como a empregamos.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/portalpbh/6197407257 Acesso em 16, ago. 2023.

Em todo o mundo, os artistas integraram a tecnologia em seus empreendimentos artísticos, tanto para promover uma maior interação entre a arte e o público quanto como um meio de refletir sobre como a tecnologia pode impactar nossas vidas. Vamos conhecer alguns exemplos:

Cildo Meireles – Seu percurso artístico demonstra uma preocupação com a indagação sobre o indivíduo, a sociedade, os objetos, as invenções e as realidades do mundo. Para o artista carioca, a arte deve estar em sintonia com os tempos.

Disponível em < https://www.flickr.com/photos/mbiddulph/3085178483> Acesso em 18, nov. 2022.

Nam June Paik – Considerado o pai da videoarte (uma forma que combina som e imagem de forma única), o artista coreano, conhecido por criar esculturas monumentais a partir de televisões de raios catódicos, foi o primeiro a trazer a TV e o cinema para as galerias de arte.

Disponível em < https://www.flickr.com/photos/youraccount/7177851500>  Acesso em 18, nov. 2022.

Com o avanço das novas tecnologias, agora podemos explorar intrinsecamente as coleções dos principais museus globais. Isso nos permite experimentar intimamente as obras de arte de artistas remotos e compartilhar esse acesso com um grande público, que antes era possível apenas por meio da presença física ou de livros.

QUESTÃO 1

A inquietude do artista em temas, problemas ou curiosidades sobre materiais específicos os leva a explorar maneiras de empregar esses elementos para transmitir ideias, emoções, críticas ou gerar novas interações entre as pessoas e sua arte. O que leva os artistas a incorporar a tecnologia em suas obras?

(A) A necessidade de ficar na vanguarda tecnológica.

(B) A necessidade de novas formas de expressão.

(C) A aversão à tecnologia convencional.

(D) O desejo de manter a tradição artística intocada.

QUESTÃO 2

Desde a invenção da escrita e dos primeiros métodos de representação visual e auditiva até a utilização de materiais inovadores e várias tecnologias digitais, as artes têm utilizado consistentemente a tecnologia como uma ferramenta. Qual é a relação histórica entre arte e tecnologia?

(A) Elas são completamente separadas.

(B) Elas são adversárias naturais.

(C) Elas inspiraram processos criativos semelhantes.

(D) Elas nunca tiveram relação relevante.

QUESTÃO 3

Qual é o propósito da inclusão da tecnologia nas obras de arte?

QUESTÃO 4

Como as novas tecnologias afetaram o acesso às obras de arte em museus?

SAIBA MAIS – ARTE/ARTES VISUAIS – ARTE E TECNOLOGIA

Canal Eurim Pablo – Arte Educação. “Saiba Mais – Arte – Arte e Tecnologia – VideoARTE por Eurim Pablo e Veruska Bettiol.”
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=bAP-DIvESug> Acesso em 28, nov. 2022.

Canal Marcelo Badari. “luiz naka – videoarte com celular”.
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=7WYowL02yRU> Acesso em 25, nov. 2022.

Canal ntateles. “Parte video arte-Colagem Coletiva”.
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=c6rdQSGUuvg> Acesso em 25, nov. 2022.
AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidades(GO-EF09AR05-B) Explorar a criação de artes visuais nas diferentes tecnologias e recursos digitais como, por exemplo, multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografias, softwares nos processos de criação artística e composição estética, aproximando realidades distintas.
ReferênciasLEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ O que é virtual. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1997. 
PILLAR, Analice Dutra; VIEIRA, Denyse. O Vídeo e a Metodologia Triangular no ensino da arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Fundação Iochpe, 1992.