As palavras expressam ideias, sentimentos, ações e representam experiências ainda mais complexas. Por isso, devemos nos preocupar com as palavras que usamos para expressar nossas ideias. E quando não sabemos o significado das palavras? Bem, para isso temos o dicionário. Isso mesmo, O dicionário nos ensina o significado das palavras. Nesta atividade vamos aprender o significado das palavras utilizando o dicionário. Vamos lá?
Atividade 1
Assista ao vídeo “Palavras ao vento”: Convide sua família para assistir com você.
Atividade 2
Agora que você já assistiu ao vídeo, reflita
Durante a narração do texto “Palavras ao vento”, no vídeo, vão aparecendo as letras do alfabeto e o narrador, poeticamente, fala palavras que começam com a letra apresentada.
Que sensações essa narração provocou em você?
Você percebeu o cuidado na escolha das palavras para produzir a beleza do texto?
No vídeo, percebe-se que estão faltando três letras. Você sabe quais são essas letras?
Atividade 3
Agora, escreva em seu caderno, o que você e seus familiares sentiram ao assistir o vídeo.
Atividade 4
Vamos procurar o significado dessas palavras no dicionário?
Acesse o link abaixo e descubra o que elas significam. Pode ser em um dicionário impresso também.
https://www.dicio.com.br/aurelio-2/
Atividade 5
Desafio
Tente fazer seu próprio dicionário.
Crie um dicionário com palavras mais usadas pela sua família.
Sugestões para fazer seu dicionário:
Tem que ser em ordem alfabética;
Primeiro coloque a palavra e, na frente dela o significado.
Cada palavra fica em uma linha, ou seja, uma embaixo da outra.
Caso sua família utilize uma palavra que você não sabe o significado, pergunte a eles ou procure no dicionário
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP01100) Reconhecer o alfabeto diferenciando de outros sinais gráficos a partir de diferentes textos. (EAJALP01102) Utilizar a escrita espontânea, em diferentes gêneros da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica. (EAJALP02101) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas. (EAJALP0150) Identificar as finalidades e funções de textos a partir do exame de seus suportes (EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais. (EAJALP0277) Reconhecer e utilizar a linguagem em diversas situações sociais. (EAJALP02101) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas. |
EAJA – 1° Segmento 1ª a 2ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo