Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE ADVINHAS.
ESSE GÊNERO SE CONSTITUI DE UMA PERGUNTA CURTA E ENIGMÁTICA QUE EXIGE DO/A ESTUDANTE CERTA CAPACIDADE COMPARATIVA OU METAFÓRICA.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL TÍPICO DA CULTURA POPULAR QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS PENSEM E SE DIVIRTAM. PODEMOS DIZER QUE AS ADIVINHAS, TAMBÉM CONHECIDAS COMO ADIVINHAÇÕES, CHARADAS OU: “O QUE É, O QUE É?”, SÃO PERGUNTAS EM FORMATO DE CHARADAS DESAFIADORAS. A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL COMPOSTO PELO PAR PERGUNTA-RESPOSTA. RESPONDA AOS DESAFIOS:
QUESTÃO 2
VOCÊ SABIA QUE O FOLCLORE BRASILEIRO É RICO EM ADIVINHAS? NAS CIDADES DO INTERIOR ELAS SÃO USADAS COMO UM INTERESSANTE PASSATEMPO POR HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS. AO LONGO DO TEMPO, OS PRÓPRIOS HOMENS FORAM FORMANDO SUAS ADIVINHAS E CHARADAS.
AGORA É COM VOCÊ, ENCONTRE NO DIAGRAMA:
1- TEM SEMPRE O MESMO PESO, NÃO IMPORTA O SEU TAMANHO?
2- QUE MAIS PESA NO MUNDO INTEIRO?
3- QUE TODO DIA VAI PRO CÉU?
4- UMA PALAVRA DE SEIS LETRAS QUE TEM MAIS DE TRINTA ASSENTOS?
5- BRANCA POR DENTRO, VERDE POR FORA. UMA CASINHA TRANCADA QUE ESTÁ SEMPRE INUNDADA?
6- QUE O PERNILONGO TEM MAIOR QUE O ELEFANTE?
7- QUE QUANDO ENTRA NA CASA FICA DO LADO DE FORA?
8- QUAL É A PARTE DO CORPO QUE COÇA MAIS?
9- QUANTO MAIS SE PERDE MAIS SE TEM?
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-2o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse. (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). (EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |