Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
NECESSIDADES ESPECIAIS DE ACESSIBILIDADE
Segundo a Lei 10.098/2000, acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”. Nesse sentido, cabe a reflexão: a acessibilidade tem sido garantida nos espaços que estamos no nosso dia a dia? O que é necessário para que esse direito seja garantido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida?
A discussão sobre acessibilidade muitas vezes se concentra apenas nas barreiras físicas, mas é importante reconhecer e abordar as necessidades especiais de acessibilidade que vão além, tais como as visuais, auditivas e intelectuais. Cada tipo de deficiência requer atenção específica para que a inclusão social seja efetiva.
Pessoas com deficiência visual, por exemplo, enfrentam desafios únicos no acesso a informações que são predominantemente visuais. Isso inclui desde a sinalização em espaços públicos até o uso de tecnologias adaptadas. Softwares leitores de tela, placas em braille e sinais sonoros são exemplos de recursos que podem auxiliar na autonomia e integração desses indivíduos na sociedade.
No que se refere à surdez, a barreira da comunicação é uma das mais significativas. A falta de interpretação em língua de sinais em eventos, serviços públicos e na mídia ainda é uma realidade. Além disso, o uso de aparelhos de amplificação sonora e a promoção de um ambiente acústico adequado são essenciais para garantir que pessoas com deficiência auditiva não sejam excluídas das conversas e interações cotidianas.
As deficiências intelectuais também apresentam desafios distintos, especialmente no que tange à compreensão e processamento de informações. A criação de métodos de ensino adaptativos, programas de treinamento específicos e a inclusão em atividades sociais são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e para a integração social plena desses indivíduos.
Promover a inclusão social das pessoas com necessidades especiais de acessibilidade envolve criar ambientes que respeitem e reconheçam suas diferentes necessidades. Isso inclui a implementação de políticas públicas eficientes, investimento em tecnologias assistivas e, principalmente, a sensibilização da sociedade.
A questão é ampla e complexa, exigindo uma abordagem que abarque não apenas as adaptações físicas e tecnológicas. Também é necessária uma mudança cultural que veja a pessoa com deficiência como cidadã de direitos, que merece respeito, dignidade e igualdade de oportunidades.
QUESTÃO 1
Leia a seguir o Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Fonte: BRASIL. Decreto nº 6.949/2009. Casa Civil. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em 23/04/2024.
Agora, preencha a tabela a seguir, apresentando (a) ao menos uma dificuldade de acessibilidade de pessoas com deficiência física, mental, intelectual e sensorial; (b) uma possível solução para cada situação apresentada.
Deficiência | Dificuldade de acessibilidade | Possível solução |
Física | ||
Intelectual | ||
Sensorial |
QUESTÃO 2
Existe um número considerável de pessoas surdas que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, Libras é a sua primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, é a sua segunda língua (L2). Desde 2002, a Libras é reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileiras. Portanto, ela não é mímica, nem linguagem; e possui gramática própria, assim como toda língua. Existem diversas palavras e expressões na Libras! Elas são representadas de acordo com o sinal (feito geralmente com as mãos), além da expressão corporal e facial. Porém, há palavras, como nomes próprios, que geralmente são interpretadas letra por letra, usando o alfabeto manual. Nesses casos, estamos recorrendo à chamada datilologia. Veja o quadro a seguir:
De acordo com as configurações de mãos apresentada, podemos dizer que a datilologia do nome Kevilyn é:
QUESTÃO 3
Ana Vitórya tem uma deficiência intelectual e está matriculada em uma escola do seu bairro. Para melhor atender às suas necessidades educacionais, os professores devem
(A) manter o mesmo método de ensino, para tratar todos estudantes igualmente.
(B) não submeter Leticia as atividades em grupo, para evitar bullying e sobrecarga.
(C) permitir que Leticia assista às aulas sem participar, por ela não ser capaz.
(D) desenvolver material didático adaptado e métodos de ensino personalizados.
QUESTÃO 4
Para que possamos vislumbrar uma sociedade mais justa, certos pontos são essenciais. Identifique-os no caça-palavras, marcando a lápis as palavras encontradas.
QUESTÃO 5
A diversidade é importante! É ela que protege espécies da extinção e, nas sociedades humanas, também permite trocas culturais, o exercício da empatia, do respeito e da luta para que todos tenham condições de vida dignas. Afinal, todos somos sujeitos de direitos – e também de deveres. Veja com bastante atenção os quadrinhos:
Agora, leia o conceito de capacitismo:
“É a discriminação contra pessoas com deficiências, que se manifesta em comportamentos que subestimam suas capacidades ou criam barreiras à sua participação plena na sociedade”.
Alguma atitude capacitista foi retratada nos quadrinhos? Explique a sua resposta, indicando formas dignas de abordar uma pessoa com deficiência em situações semelhantes.
SAIBA MAIS
Apesar da Libras ser a segunda língua oficial do Brasil, ainda são poucas as pessoas ouvintes que conhecem pelo menos alguns de seus sinais. Nesse sentido, a professora Mariana Araguaia apresentará a você alguns deles. Confira no vídeo!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF06CI09-B) Reconhecer diferentes necessidades especiais de acessibilidade, sensoriais, visual e auditiva, e intelectuais, promovendo a inclusão social. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 31/08/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais?download=177:documento-curricular-para-goias-ampliado-cortes-temporais>. Acesso em 31/08/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |