Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de textos que aparecem em jornais, revistas, blogs, programas na internet, rádio, TV e pode complementar notícias e reportagens: A ENTREVISTA.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
Entrevista é um diálogo entre duas ou mais pessoas: entrevistador (es) e entrevistado (s). O principal objetivo é extrair declarações e informações sobre determinado assunto. As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem). De maneira geral, a entrevista é estruturada da seguinte maneira: definição do tema, roteiro, título e revisão. Veja a entrevista e responda as questões:
1) Qual é o título do texto?
_______________________________________________________________________________________________
2) Qual é a função deste texto?
_______________________________________________________________________________________________
3) Quantas perguntas foram feitas para a coruja?
______________________________________________________________________________________________
4) É importante que o entrevistador prepare com antecedência as perguntas que fará ao entrevistado? Justifique sua resposta
_____________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
Agora é com você! Prepare um roteiro de entrevista bem legal, com cinco perguntas, sobre como foi a infância de um adulto. Escolha quem você irá entrevistar. Faça a sua entrevista. Você pode perguntar sobre a leitura, brincadeira e comida preferida. Após o diálogo, registre tudo. Seja criativo!
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 3 E ATIVIDADE 3 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivosgráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |