You are currently viewing Arte – Artes Visuais – Arte e Tecnologia

Arte – Artes Visuais – Arte e Tecnologia

Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Observe esta imagem 

O que é isso?

Um amontoado de coisas?

Será uma torre?

Será uma escultura?

Será uma instalação?

De qual material foi feito? Madeira, plástico, vidro…

Você reconhece os objetos utilizados?

A imagem representa a instalação “Babel” de Cildo Meireles. O artista elaborou um empilhamento que coloca 900 rádios, numa estrutura medindo 5m (altura) e 3m (largura), organizados pelos mais antigos na base desta torre e gradativamente seguindo uma linha do tempo das tecnologias desses aparelhos, até chegar aos mais recentes da data da criação da instalação, que aconteceu no período de 2001 a 2006 na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Agora observe esta outra imagem

Disponível em Pinterest. Acesso em 16, nov. 2022.

Esta imagem também representa uma torre, a “Torre de Babel” de Pieter Bruegel, o velho. Trata-se de um painel pintado com tinta a óleo e mede 114cm x 155cm. A história conta que, em uma cidade, as pessoas resolveram construir uma torre muito alta para conseguir chegar até os céus e falar com Marduck, um deus poderoso que podia ver e ouvir tudo. Ao construir a torre, as pessoas acreditavam que poderiam atravessar o Babel (palavra em hebraico que significa portal de Deus) para falar com Marduck. Assim, esse deus soprou um vento muito forte e derrubou a torre. Depois, fez com que cada pessoa começasse a falar em uma língua diferente e ordenou que todos se espalhassem pelo mundo e ensinassem esses diferentes idiomas às futuras gerações.

Artistas como Cildo Meireles utilizam recursos tecnológicos para aumentar sua capacidade de se expressar e buscam causar surpresa e impacto, chamando a atenção para o sentido da obra, como podemos perceber na instalação “Babel”.

Dessa forma, a arte tecnológica tenta mostrar como a tecnologia e seus dispositivos substituem os materiais utilizados na produção da arte tradicional e como se infiltraram silenciosamente em nossas vidas, alterando costumes e ampliando nossa visão do mundo, sendo utilizada também na reflexão acerca das novas questões cotidianas, emocionais e filosóficas. Telas, pincéis, quadros e esculturas passaram a concorrer com uma arte virtualizada, conectada e interativa.

 A relação entre arte e tecnologia 

 Historicamente, a arte sempre esteve de mãos dadas com a tecnologia. Nunca houve essa divisão entre arte e tecnologia, pois o processo de criação de tecnologias e obras artísticas é muito parecido.

Desde a invenção da escrita, das primeiras técnicas de representação por imagem e som, ao uso de materiais inovadores até as diversas formas de tecnologia digitais, as artes sempre utilizaram a tecnologia como ferramenta para transformar as formas de expressão e interação humana.

O interesse do artista por certos temas, problemas ou a curiosidade sobre certos tipos de material os levam a pesquisar sobre maneiras de como utilizá-los para expressar ideias, emoções, críticas ou gerar interações inéditas entre as pessoas e sua arte. Assim, vários artistas usam a tecnologia em suas obras para fazer pensar sobre a nossa relação com a própria tecnologia e os usos que fazemos dela.

Vários artistas ao redor do mundo têm integrado a tecnologia às suas obras de arte, tanto para proporcionar uma maior interação da arte com o público quanto como forma de reflexão sobre como a tecnologia pode afetar nossas vidas. Vejamos alguns exemplos:

Cildo Meireles – a sua trajetória de criação artística apresenta a preocupação com os questionamentos sobre as pessoas, a sociedade, seus objetos e invenções e as realidades do mundo. Para o artista carioca, a arte precisa estar em sintonia com o tempo.

Disponível em < https://www.flickr.com/photos/mbiddulph/3085178483
Acesso em 18, nov. 2022.

Nam June Paik – considerado o pai da videoarte (forma artística capaz de unir som e imagem de maneira diferente da convencional), o artista coreano, conhecido por criar esculturas monumentais compostas por televisões de tubo, foi a primeira pessoa a trazer a TV e o cinema para dentro das galerias de arte. 

Disponível em < https://www.flickr.com/photos/youraccount/7177851500>
Acesso em 18, nov. 2022

Otávio Donasci – Desenhista, cartunista, performer, diretor de arte e com pesquisa poética voltada à tecnologia, Otávio Donasci é paulistano, considerado um artista multimídia e muito conhecido por suas Videocriaturas. Donasci, utiliza em suas obras imagens reproduzidas em aparelhos de televisão com gestos e movimentos do corpo dos atores ao vivo, misturando várias linguagens. As imagens e as gravações são previamente editadas em vídeos digitais.

Disponível em Pinterest. Acesso em 18, nov. 2022.

Suas Videocriaturas são resultados de pesquisas envolvendo como usar equipamentos eletrônicos e o corpo humano na criação artística. Nasceu do caminho percorrido na imagem (desenhado e depois em movimento) e do desenho migrou para a fotografia, para o cinema e para o vídeo.

Disponível em Pinterest. Acesso em 18, nov. 2022.

Com o avanço das novas tecnologias, além das criações artísticas, também podemos visitar os acervos de grandes museus do mundo, de forma detalhada. Além de conhecer obras de artistas em lugares remotos e tornar isso possível a grandes massas, o que antes só era possível de forma presencial ou pelos livros. 

Alguns links de museus para visitas virtuais:

https://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

https://www.vangoghmuseum.nl/nl/kunst-en-verhalen/vincents-leven-1853-1890

https://artsandculture.google.com/usergallery/wwIyoe5mYvptIA

https://www.louvre.fr/en

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

  • Observando a instalação “Babel” de Cildo Meireles e a pintura “Torre de Babel” de Pieter Brugel, que relação você consegue estabelecer entre essas obras?
  • Por que Cildo Meireles escolheu chamar sua obra de Babel? Que assuntos podem estar contidos como temas em sua instalação?

QUESTÃO 2

  • Observando as imagens das Videocriaturas e da instalação “Babel”, você percebe a relação com as tecnologias no cotidiano e na arte?
  • As invenções do rádio e da televisão com certeza mudaram a maneira das pessoas se comunicarem no passado. E hoje com a internet e os celulares, houve mudanças em relação ao passado?
  • E a arte, também se transformou? Você acredita que essas mudanças relacionadas a novas tecnologias nos libertam ou escravizam?

QUESTÃO 3

CRIANDO VIDEOCRIATURAS

 Na década de 1980, quando Otávio Donasci começou a criar suas obras tecnológicas, a tecnologia que ele tinha à disposição eram televisores, aparelhos de videocassete e fitas de vídeo. Hoje, ele inovou no uso de materiais. 

Podemos elaborar nossos seres tecnológicos usando tablets e celulares. 

Vamos criar VideoCriaturas?

Atividade 1: Organize grupos com os colegas e façam uma pesquisa sobre os materiais disponíveis (celular, tablet, outros). Selecione alguns tecidos, de preferência pretos ou de tons escuros e também um elástico.

Atividade 2: Escolha um texto, poema, trecho de música ou algo de que goste e possa ser falado. Gravem as falas escolhidas, filmando todo o rosto, ou somente alguma das partes (olhos, boca).

Atividade 3: Edite o vídeo criando uma sequência de falas gravadas, variando entre um e outro colega. Brinquem com essa ideia e criem vídeos bem expressivos.

Atividade 4: Amarre o aparelho que foi escolhido para a gravação num elástico e prenda em alguma parte do corpo (cabeça, barriga, braço, pescoço, outros), ou seja, onde querem que a videocriatura mostre o rosto, uma vez que os vídeos serão a expressão facial eletrônica dela.

Atividade 5: Cubram o corpo com o tecido escuro, deixando de fora apenas o aparelho disponível para mostrar os vídeos.

Atividade 6: Conversem entre vocês e vejam o que acharam da experiência.

SAIBA MAIS – ARTE – DANÇA – VIDEODANÇA

Canal: Eurim Pablo – Arte Educação – Saiba Mais – Arte – Arte e Tecnologia – VideoARTE por Eurim Pablo e Veruska Bettiol. Acesso em 29, nov. 2022.

Canal: Marcelo Badari. “luiz naka – videoarte com celular”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=7WYowL02yRU> Acesso em 25, nov. 2022.

Canal ntateles. “Parte video arte-Colagem Coletiva”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=c6rdQSGUuvg> Acesso em 25, nov. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente CurricularArte – Modalidade -Artes Visuais
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAAR0729) Planejar e elaborar formas de registros, sistematizações e comunicação sobre as experiências vividas nos diferentes espaços e instituições promotoras de arte e cultura.
ReferênciasLEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ O que é virtual. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1997. 
PILLAR, Analice Dutra; VIEIRA, Denyse. O Vídeo e a Metodologia Triangular no ensino da arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Fundação Iochpe, 1992.