You are currently viewing Educação Física – Modalidades dos jogos nacionais dos povos indígenas.

Educação Física – Modalidades dos jogos nacionais dos povos indígenas.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/585/22339509218_ebeab104eb_b.jpgData de acesso: 30 de Novembro de 2022.

Os Jogos Nacionais dos Povos Indígenas são compostos por diversas modalidades esportivas tradicionais praticadas pelos povos indígenas do Brasil. Algumas das modalidades mais comuns incluem:

Arco e flecha: uma das modalidades mais tradicionais, onde os competidores utilizam arcos e flechas para acertar alvos.

Corrida de tora: os competidores correm carregando toras de madeira em seus ombros.

Arremesso de lança: os participantes arremessam lanças em alvos fixos.

Luta corporal: uma modalidade de luta tradicional, onde os competidores utilizam técnicas de agarramento e imobilização.

Natação: os competidores nadam em rios, lagos ou piscinas.

Canoagem: os competidores remam em canoas tradicionais.

Cabo de guerra: duas equipes puxam uma corda em direções opostas, tentando derrubar a equipe adversária.

Futebol indígena: uma versão adaptada do futebol, com regras e características próprias.

Arremesso de tacape: os competidores arremessam tacapes (espécie de bastão) em alvos fixos.

Corrida de velocidade: os competidores correm em uma pista, disputando quem chega primeiro.

Essas são apenas algumas das modalidades praticadas nos Jogos Nacionais dos Povos Indígenas. Cada edição dos jogos pode ter variações nas modalidades, dependendo das tradições e costumes dos povos indígenas participantes.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

A modalidade mais tradicional dos Jogos Nacionais dos Povos Indígenas refere-se

A) a natação.

B) ao arco e flecha.

C) a luta corporal.

D) ao cabo de guerra.

Questão 02

A modalidade na qual os competidores usam técnicas de imobilização e projeção corresponde

A) a canoagem. 

B) ao futebol.

C) ao arremesso de lança.

D) a luta corporal huka-huka.

Questão 03

A respeito das categorias das modalidades dos jogos mundiais dos povos indígenas, marque:

01 – JOGOS DE INTEGRAÇÃO

02 – JOGOS DE DEMONSTRAÇÃO

UKUNAHATIJAWARI
ATLETISMOFUTEBOL
RONKRÂNPEIKRÂN
CANOAGEMNATAÇÃO
ARCO E FLECHACABO DE FORÇA
LUTAS CORPORAISPROVA DA ZARABATANA
FUTEBOLAKÔ
KAGÓTCORRIDA DE TORA 
ARREMESSO DE LANÇAKAIPY

Questão 04

Para responder em seu caderno: Quais são os pré-requisitos para que as etnias possam participar dos jogos nacionais dos povos indígenas? 

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE” JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS “

CANAL 100 % MOVIMENTO < https://www.youtube.com/watch?v=9oTQLEWtg8k > Data de acesso: 30 de Novembro de 2022.
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos e táticos, indumentária, materiais, instalações e instituições) das lutas do Brasil.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.