You are currently viewing Língua Portuguesa – Novas histórias e novos conhecimentos

Língua Portuguesa – Novas histórias e novos conhecimentos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em:     <https://www.canva.com/design/DAFO8bt-cRE/Mx5a5GEIuJlkHMOJ7mzKOw> Acesso em 13, outubro de 2022.

  ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – NOVAS HISTÓRIAS E NOVOS CONHECIMENTOS

Novas histórias e novos conhecimentos

OLÁ ESTUDANTE!

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE CONTOS DE FADAS.

Disponível em:     <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fada-colecao-contos-de-princesas_1070362.htm#query=BRANCA%20DE%20NEVE&position=4&from_view=search&track=sph> Acesso em 25, setembro de 2022.

O QUE VOCÊ SABE SOBRE CONTOS DE FADAS?

OS CONTOS DE FADAS SÃO NARRATIVAS CURTAS E FANTÁSTICAS QUE MISTURAM REALIDADE E MAGIA PARA TRANSMITIR MENSAGENS E LIÇÕES IMPORTANTES.

ELES TÊM PERSONAGENS COMO HERÓIS, VILÕES, SERES MÁGICOS E PRINCESAS. 

AS HISTÓRIAS MUITAS VEZES COMEÇAM COM A FAMOSA FRASE “ERA UMA VEZ…” E TERMINAM COM “…E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE”.

OS CONTOS DE FADAS NASCERAM DA TRADIÇÃO ORAL, QUANDO ERAM CONTADOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. COM O TEMPO, ESCRITORES COMO OS IRMÃOS GRIMM E CHARLES PERRAULT ADAPTARAM ESSAS HISTÓRIAS PARA LIVROS. ASSIM, NARRATIVAS COMO CINDERELA, BRANCA DE NEVE E CHAPEUZINHO VERMELHO GANHARAM FAMA MUNDIAL.

O QUE VOCÊ SABE SOBRE CONTOS POPULARES?

OS CONTOS POPULARES SÃO HISTÓRIAS CURTAS, CRIADAS E COMPARTILHADAS PELO POVO, QUE ABORDAM TEMAS COMO AMOR, CORAGEM, ESPERTEZA E JUSTIÇA. 

ELES MUITAS VEZES APRESENTAM PERSONAGENS COMUNS, COMO CAMPONESES, ANIMAIS FALANTES OU SERES MÁGICOS, VIVENDO AVENTURAS QUE DESAFIAM SUA INTELIGÊNCIA, FORÇA OU CARÁTER.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS POPULARES HOJE?

MESMO NA ERA DIGITAL, OS CONTOS POPULARES CONTINUAM RELEVANTES.

OS CONTOS PRESERVAM A CULTURA: MANTÊM VIVAS AS TRADIÇÕES E A IDENTIDADE DE UM POVO.

EDUCAM DE FORMA LÚDICA: ENSINAR VALORES POR MEIO DE HISTÓRIAS.

ESTIMULAM A IMAGINAÇÃO: LEVAM CRIANÇAS E ADULTOS A MUNDOS DIFERENTES.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

OS CONTOS DE FADAS SÃO NARRATIVAS CURTAS E FANTÁSTICAS QUE MISTURAM REALIDADE E MAGIA PARA TRANSMITIR MENSAGENS E LIÇÕES IMPORTANTES. FAÇA A LEITURA DO TEXTO SEGUINTE E TENTE ENCONTRAR ALGUNS CONTOS QUE APARECEM NESTA HISTÓRIA:

Disponível em:     <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fada-colecao-contos-de-princesas_1070362.htm#query=BRANCA%20DE%20NEVE&position=4&from_view=search&track=sph> Acesso em 25, setembro de 2022.

CONTOS ENCONTRADOS:



QUESTÃO 2

VOCÊ SABIA QUE OS CONTOS POPULARES SÃO HISTÓRIAS CURTAS, CRIADAS E COMPARTILHADAS PELO POVO, QUE ABORDAM TEMAS COMO AMOR, CORAGEM, ESPERTEZA E JUSTIÇA? CONHEÇA O CONTO POPULAR “ A SAPA CASADA”!

                                      A SAPA CASADA
   EXISTIA UM HOMEM IDOSO, MUITO JUSTO, PORÉM SEVERO E RIGOROSO COM SEUS TRÊS FILHOS. A FAMÍLIA VIVIA EM UMA CASA AFASTADA DA CIDADE, NOS CAMPOS MAIS BELOS DA REGIÃO.
UM DIA, O FILHO MAIS VELHO FOI AO PAI E DISSE:— MEU PAI, EU JÁ ESTOU MOÇO, VOSSA MERCÊ JÁ ESTÁ VELHO, E POR ISSO EU QUERO GANHAR A MINHA VIDA.— POIS BEM, MEU FILHO. — RESPONDEU O CARPINTEIRO COÇANDO SUA LONGA BARBA BRANCA — MAS O QUE VOCÊ QUER: A MINHA BÊNÇÃO COM POUCO DINHEIRO, OU A MINHA MALDIÇÃO COM MUITO?    O MOÇO RESPONDEU:— A SUA MALDIÇÃO COM MUITO DINHEIRO.  
 ASSIM FOI, E O MOÇO PARTIU. DEPOIS DE ANDAR MUITAS TERRAS E ENFRENTANDO MUITOS OBSTÁCULOS, CASOU-SE.   
UM ANO DEPOIS O SEU IRMÃO DO MEIO FOI AO PAI E LHE DISSE QUE TAMBÉM QUERIA GANHAR A SUA VIDA. O PAI LHE FEZ A MESMA PERGUNTA:— VOCÊ QUER A MINHA BÊNÇÃO COM POUCO DINHEIRO, OU A MINHA MALDIÇÃO COM MUITO?   O MOÇO RESPONDEU COMO SEU IRMÃO E ENTÃO PARTIU. DEPOIS TAMBÉM DE MUITO VIAJAR E SOFRER, CASOU-SE.
DEPOIS DE UM ANO, O IRMÃO CAÇULA TAMBÉM PEDIU AO PAI PARA IR GANHAR A SUA VIDA. O PAI PERGUNTOU-LHE SE QUERIA A BENÇÃO COM POUCO DINHEIRO, OU A MALDIÇÃO COM MUITO. O MOÇO QUIS A BENÇÃO, E SEGUIU CAMINHO. DEPOIS DE ANDAR ALGUM TEMPO, PAROU PARA DESCANSAR EM UMA LAGOA E OUVIU UMA VOZ MUITO BONITA.
O MOÇO FICOU MARAVILHADO E DISSE QUE SE CASARIA COM A DONA DAQUELA VOZ, FOSSE LÁ ELA QUEM FOSSE.   
DE REPENTE, ELE SE VIU NUM PALÁCIO MUITO RICO E APARECEU-LHE UMA SAPA PARA CASAR COM ELE. O MOÇO CASOU-SE, MAS FICOU MUITO TRISTE.   
ORA, PASSANDO ALGUM TEMPO, ELE E OS IRMÃOS TINHAM DE IR VISITAR A FAMÍLIA. TODOS TINHAM QUE LEVAR PRESENTES MANDADOS POR SUAS MULHERES, E O RAPAZ MAIS MOÇO, CASADO COM A SAPA, ANDAVA MUITO AFLITO SEM TER O QUE LEVAR. A SAPA LHE DISSE QUE LHE DESSE LINHAS QUE ELA QUERIA APRONTAR UMAS RENDAS PARA MANDAR À SOGRA. O MOÇO DEU UMA GARGALHADA E ATIROU-LHE AS LINHAS NA ÁGUA. A SAPA GRITOU TODO O DIA DENTRO DA LAGOA, FORMANDO MUITA ESPUMA E O MOÇO DESESPERADO. MAS, QUANDO FOI NO DIA, APARECEU-LHE UMA RENDA TÃO LINDA COMO ELE NUNCA TINHA VISTO.  
 O MOÇO PARTIU. HOUVE MUITA ALEGRIA LÁ NA CASA DOS PAIS, E O PRESENTE MAIS BONITO FOI O LEVADO PELO CAÇULA, DEIXANDO SEUS IRMÃOS COM MUITA INVEJA. DESPEDIRAM-SE OS MOÇOS PARA VOLTAR PARA SUAS CASAS, E OS PAIS LHES PEDIRAM PARA VOLTAREM OUTRO DIA, LEVANDO CADA UM SUA MULHER. OS DOIS FILHOS MAIS VELHOS FICARAM CONTENTES, PORQUE JÁ TINHAM OUVIDO DIZER QUE O CAÇULA HAVIASE CASADO COM UMA SAPA.  
 DE VOLTA AO LAR, O FILHO MAIS NOVO ANDAVA SEMPRE MUITO TRISTE, PENSANDO NA VERGONHA QUE IA PASSAR SE APRESENTANDO COM UMA SAPA AOS PAIS. QUANDO CHEGOU O DIA DA VISITA, A SAPA PULOU PARA FORA DA LAGOA E PÔS-SE A CAMINHO COM O MOÇO, ELE A CAVALO E ELA EM UMA CARROÇA.   O MOÇO IA MUITO TRISTE.
CHEGANDO À CASA DO PAI, OS IRMÃOS SE PUSERAM A CAÇOAR DA SAPA, QUE NÃO SE OFENDIA NEM RESPONDIA NADA. NA HORA DO JANTAR, ELA, EM VEZ DE COMER, ESCONDIA A COMIDA NA BOLSA E AS CUNHADAS VOLTARAM A CAÇOAR DELA.    DE REPENTE, A SAPA TIROU DA BOLSA UMA PORÇÃO DE FLORES, EM QUE SE TINHAM TRANSFORMADO A COMIDA. EM SEGUIDA, SE DESENCANTOU NUMA LINDA PRINCESA QUESERVIU DE ADMIRAÇÃO A TODOS, MENOS ÀS CUNHADAS QUE MORRERAM DE PAIXÃO E INVEJA.
Disponível em: GOI NIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

A- QUEM SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DESSE CONTO?



B- O TEXTO QUE VOCÊ LEU É UM CONTO POPULAR POIS…

( ) ELE TRAZ UMA NOTÍCIA ENGRAÇADA PARA ENTRETER E INFORMAR À SOCIEDADE.

( ) É UMA NARRATIVA FICCIONAL, COM UMA LINGUAGEM SIMPLES E COM MARCAS DE ORALIDADE.

(  ) NARRA FATOS DO COTIDIANO, COM UMA LINGUAGEM CLARA E COM AUTOR CONHECIDO.

(  ) É UM TEXTO DISSERTATIVO, COM OPINIÕES DOS PERSONAGENS E COM LINGUAGEM CULTA.

C- QUAL É O CONFLITO QUE ORIGINOU A HISTÓRIA?



D- NO CONTO, O NARRADOR É TAMBÉM PERSONAGEM OU APENAS CONTA A HISTÓRIA SEM PARTICIPAR DELA?



QUESTÃO 3

UMA CARACTERÍSTICA COMUM DOS CONTOS DE FADAS É

(A) BASEAR-SE EXCLUSIVAMENTE EM ACONTECIMENTOS REAIS.

(B) UNIR REALIDADE E MAGIA TRANSMITINDO MENSAGENS.

(C) NÃO POSSUIR VILÕES, PRÍNCIPES, ANIMAIS OU HERÓIS.

(D) SEMPRE COMEÇAR COM UM PROBLEMA POLÍTICO.

QUESTÃO 4

O SIGNIFICADO  DA FRASE “ERA UMA VEZ…” NOS CONTOS DE FADAS É

(A) INDICAR O LOCAL EXATO ONDE A HISTÓRIA ACONTECEU.

(B) MARCAR O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA FICTÍCIA E ATEMPORAL.

(C) REFERIR-SE A UM ACONTECIMENTO HISTÓRICO ESPECÍFICO.

(D) INTRODUZIR UMA NARRATIVA QUE MISTURA REALIDADE E FANTASIA.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos de fadas, entre outros.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.