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Língua Portuguesa – O abaixo-assinado e sua reivindicação

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Pxhere.com. Disponível em <https://pixabay.com/pt/photos/manifesta%c3%a7%c3%a3o-rua-fran%c3%a7a-grenoble-4900727/ >. Acesso em: 21 de novembro de 2022

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O Abaixo-assinado é um documento particular, assinado por um grupo de pessoas, que visa fazer uma solicitação coletiva para pedir ou reivindicar algo de interesse comum. Tomando como base este conceito, responda: onde o abaixo assinado pode ser utilizado?

QUESTÃO 2 

Fonte: Pxhere.com. Disponível em <https://pixabay.com/pt/photos/punho-revolta-insurgente-rebelde-424500/ >. Acesso em: 21 de novembro de 2022

QUESTÃO 3

No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome. Esta parte do abaixo assinado chama-se

(A) vocativo.

(B) corpo do texto.

(C) área de assinatura.

(D) fim do texto.

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar o assunto: O abaixo-assinado e sua reivindicação, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero argumentativo.

CANAL REGINA CACIA “Gênero abaixo-assinado”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=YbHrhgWuODE&t=15s> Acesso em: 21 nov 2022

Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0402) Ampliar repertório a partir da escuta de discursos de diferentes esferas discursivas, com o propósito de formular questionamentos e comentários crítico–reflexivos
 
(EJALP0404) Discutir aspectos relacionados à classe social, ao gênero e à raça, bem como a origem social e regional e capacidades funcionais para a compreensão da realidade  
Referências: MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2012.