Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
AS PESSOAS SE COMUNICAM
A COMUNICAÇÃO É A FORMA COMO AS PESSOAS TROCAM INFORMAÇÕES ENTRE SI. VOCÊ PODE SE COMUNICAR COM UMA OU MAIS PESSOAS.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO
QUANDO QUEREMOS DEMONSTRAR NOSSAS IDEIAS, PENSAMENTOS, CRIAÇÕES E SENTIMENTOS UTILIZAMOS ALGUMAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO COMO:
- A FALA
- A ESCRITA
- OS GESTOS
- OS DESENHOS
- OS SÍMBOLOS
- AS CORES
- A ARTE
- A MÚSICA
- AS IMAGENS
A FALA É UMA DAS PRIMEIRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO. MAS E QUANDO VOCÊ ERA BEBÊ E AINDA NÃO FALAVA? OU QUANDO A PESSOA FALA UM IDIOMA QUE VOCÊ NÃO CONHECE?
VOCÊ SE COMUNICA COM A ESCRITA
ASSIM QUE VOCÊ APRENDE A LER E ESCREVER NA NOSSA LÍNGUA, VOCÊ PODE SE COMUNICAR COM VÁRIAS PESSOAS POR MEIO DA ESCRITA.
PODE ESCREVER UMA MENSAGEM NO CELULAR, PODE FAZER UM BILHETE, UM CARTÃO DE ANIVERSÁRIO, UM COMENTÁRIO EM UMA FOTO OU VÍDEO DO SEU YOUTUBER, OU TIKTOKER PREFERIDO(A).
COMO VOCÊ SE COMUNICA NA ESCOLA?
- VOCÊ FALA COM SEUS COLEGAS E A PROFESSORA?
- VOCÊ JÁ FEZ UM DESENHO PARA A PROFESSORA OU PARA UM AMIGO?
- JÁ USOU GESTOS PARA SE COMUNICAR?
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
AS PESSOAS DA IMAGEM ESTÃO FAZENDO GESTOS E EXPRESSÕES FACIAIS (SÃO MOVIMENTOS QUE FAZEMOS COM O NOSSO ROSTO PARA EXPRESSAR EMOÇÕES, IDEIAS E SENTIMENTOS. POR EXEMPLO: FAZER CARA DE BRAVO, OU SORRIR QUANDO ESTÁ FELIZ).
CONVERSE COM QUEM CUIDA DE VOCÊ E JUNTOS ESCREVAM NO SEU CADERNO, CONFORME O EXEMPLO A SEGUIR, O QUE VOCÊ ACHA QUE CADA PESSOA DA IMAGEM ACIMA QUER COMUNICAR:
QUESTÃO 2
- A FALA É UMA DAS PRIMEIRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS.
PERGUNTE À PESSOA QUE CUIDA DE VOCÊ, QUAL FOI A PRIMEIRA PALAVRA QUE VOCÊ FALOU.
QUESTÃO 3
AS PESSOAS SURDAS, NÃO SE COMUNICAM PELA FALA. ELAS USAM A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: LIBRAS.
OBSERVE O ALFABETO DA LIBRAS E APRENDA A FAZER OS SINAIS QUE COMPÕEM AS LETRAS DO SEU NOME.
QUESTÃO 4
QUANDO ÉRAMOS BEBÊS E AINDA NÃO HAVÍAMOS APRENDIDO A FALAR, NÓS NOS COMUNICÁVAMOS DE OUTRAS FORMAS PARA DEMONSTRAR QUE ESTÁVAMOS COM FRIO, CALOR, FOME, DESCONFORTO, SONO. OS BEBÊS SE COMUNICAM,
(A) QUANDO FALAM EM UMA LÍNGUA PRÓPRIA DOS BEBÊS.
(B) SÓ SE COMUNICAM QUANDO COMEÇAM A FALAR.
(C) PELO OLHAR, GESTOS, SORRISOS E CHORO.
(D) APENAS POR GRITOS E CHORO.
QUESTÃO 5
USAMOS A LEITURA E A ESCRITA PARA NOS COMUNICAR, MAS NO MUNDO EXISTEM VÁRIOS SÍMBOLOS QUE TAMBÉM FAZEM PARTE DA COMUNICAÇÃO. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
freepik.com
QUAIS IDEIAS OS SÍMBOLOS ACIMA COMUNICAM?
(A) ANIMAIS DA FAZENDA, LIXO, EMOÇÃO E LEITURA.
(B) CARGA/BATERIA, PAIXÃO/AMOR, DINHEIRO/POUPANÇA E RECICLAGEM/RESÍDUOS.
(C) NATUREZA, COZINHA, SILÊNCIO/CANSAÇO E ATIVIDADES FÍSICOS.
(D) CINCO SENTIDOS, BRINCADEIRAS/DIVERSÃO, ELETRICIDADE, DIÁLOGO/CONVERSA.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: COMO AS PESSOAS CEGAS SE COMUNICAM.
Conheça as formas de se comunicar das pessoas cegas.
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |