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Matemática – Variação entre duas grandezas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

  Disponível em: <Opostos Dedão Positivo – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 05 de outubro de 2022.

  1. Leia cuidadosamente o enunciado do problema, identificando as grandezas envolvidas e a relação entre elas.
  2. Determine se as grandezas são diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
  3. Expresse a relação entre as grandezas por meio de uma proporção.
  4. Resolva o problema utilizando as estratégias adequadas, como a propriedade fundamental das proporções, entre outras.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Escreva se as grandezas a seguir são diretamente ou inversamente proporcionais:

Questão 2

Questão 3

Responda:

  1. Essas grandezas são proporcionais? Direta ou indiretamente?
  2. Qual é a constante de proporcionalidade?

Questão 4

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
(EF08MA13) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.