You are currently viewing Educação Física: HIIT

Educação Física: HIIT

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: freepik

HIIT

O HIIT é um método de ginástica onde realizamos sessões/repetições de exercícios de alta intensidade por um breve período de tempo, alternados com intervalos para descanso onde realizamos exercícios leves na recuperação.

O HIIT foi desenvolvido com base no Método Tabata para atividade física. Izumi Tabata desenvolveu em 1996 um método de ginástica que consistia em escolher um exercício, realizá-lo com o máximo de intensidade durante 20 segundos e descansar por 10 segundos, voltando a repetir essa sequência 8 vezes, totalizando 4 minutos de treino.

Daphnie Yang acrescentou então, ao método Tabata, o exercício leve durante o descanso, aperfeiçoando o método e criando o HIIT.

Assim, em uma corrida, por exemplo, o treino fica dividido entre os tiros de máxima intensidade, intercalados com caminhadas nos períodos de recuperação.

Esse método de ginástica tem como principal característica acelerar o metabolismo por até 48 horas. Isso ocorre, especialmente, por conta da produção de miosina, que por sua vez tem como função “queimar” energia. O aumento do metabolismo tem como principais efeitos no corpo o fortalecimento e o emagrecimento.

Realizar exercícios físicos tendo o HIIT como método de ginástica pode nos trazer muitos benefícios, como uma grande melhora no condicionamento físico, emagrecimento, fortalecimento e muito mais.

Mas atenção, a prática de qualquer exercício físico exige diversos cuidados que vão desde as roupas, calçados, locais e horários apropriados, passando pela alimentação correta e hidratação adequada, e sempre com orientação de um profissional de Educação Física.

E como o HIIT é um método  de treinamento intensivo é fundamental realizar alguns exames e ter um atestado médico autorizando os treinos, pois exercícios de alta intensidade podem acelerar muito a frequência cardíaca e podem causar complicações a quem tem algum problema cardíaco.

Questão 1

(A) leves por um longo período de tempo e sem descanso

(B) de alta intensidade por um longo período de tempo e sem descanso

(C) de alta intensidade por um breve período alternados com exercícios leves durante a recuperação