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Matemática – Álgebra e sequências matemáticas

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Sabemos que a álgebra é muito usada na resolução de situações problema. Para isso usamos as letras para representar valores desconhecidos. Essas letras podem ser chamadas de incógnitas, quando a letra utilizada admite um valor que pode ser calculado. Quando a letra utilizada pode representar diversos valores ela é chamada de incógnita.

Homem, Pensar, Ponto De Interrogação, Pergunta

Disponível em: <Homem Pensar Ponto De Interrogação – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 09 de novembro de 2022.

Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática


Vamos responder algumas questões?

Questão 1

José tinha R$ 15,00 e observou que ainda faltavam R$ 26,00 para comprar uma calça que ele quer. Responda:

  1. Qual a expressão algébrica que pode representar essa situação?
  2. Ao escrever essa situação na forma algébrica, a letra estará representando uma incógnita ou uma variável?

Questão 2

Um blusa custa x reais e um short custa y reais. O valor desses dois produtos juntos é 75 reais.

  1. Qual a expressão algébrica que pode representar essa situação?
  2. Ao escrever essa situação na forma algébrica, a letra estará representando uma incógnita ou uma variável?


Questão 3

Observe a seguinte sequência numérica:

5, 10, 15, 20, 25 …

  1. Escreva duas expressões algébricas equivalentes que representem essa sequência.
  2. Mostre que elas são equivalentes atribuindo pelo menos dois valores diferentes para a variável em cada um dos casos.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-2

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.