Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Sabemos que a álgebra é muito usada na resolução de situações problema. Para isso usamos as letras para representar valores desconhecidos. Essas letras podem ser chamadas de incógnitas, quando a letra utilizada admite um valor que pode ser calculado. Quando a letra utilizada pode representar diversos valores ela é chamada de incógnita.
Disponível em: <Homem Pensar Ponto De Interrogação – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 09 de novembro de 2022.
Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
José tinha R$ 15,00 e observou que ainda faltavam R$ 26,00 para comprar uma calça que ele quer. Responda:
- Qual a expressão algébrica que pode representar essa situação?
- Ao escrever essa situação na forma algébrica, a letra estará representando uma incógnita ou uma variável?
Questão 2
Um blusa custa x reais e um short custa y reais. O valor desses dois produtos juntos é 75 reais.
- Qual a expressão algébrica que pode representar essa situação?
- Ao escrever essa situação na forma algébrica, a letra estará representando uma incógnita ou uma variável?
Questão 3
Observe a seguinte sequência numérica:
5, 10, 15, 20, 25 …
- Escreva duas expressões algébricas equivalentes que representem essa sequência.
- Mostre que elas são equivalentes atribuindo pelo menos dois valores diferentes para a variável em cada um dos casos.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-2
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas. (EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes. |