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História – As revoltas plebéias em Roma e a Reforma Agrária

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.

Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Os irmãos Tibério e Caio Graco. Tribunos da Plebe. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Tib%C3%A9rio_Graco#/media/Ficheiro:Eugene_Guillaume_-_the_Gracchi.jpg>. Acesso em: 08 nov. 2022.

Para responder a questão 1, leia um trecho do discurso de Tibério Graco:

Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do ar e da luz e nada mais: sem lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. […] É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra.

GRACO, Tibério. Justiça social em Roma. In: PINSKY, Jaime (Org.). 100 textos de História Antiga. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 20. (Textos e Documentos).

Questão 1

Com suas palavras escreva um pequeno texto expondo o que você entendeu sobre o texto. Anote em seu caderno.

Questão 2

Sobre a Reforma Agrárinos dias de hoje no Brasil, consultaremo o site INCRA mantido pelo Governo Federal:

Ver:<https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria>.

A Política de Reforma Agrária é o conjunto de medidas conduzidas pelo Poder Público a fim de promover a distribuição de terras entre trabalhadores rurais, atendendo aos princípios de justiça social e aumento da produtividade, conforme disposto na Lei nº 4.504/64 (Estatuto da Terra).

Além de promover cidadania, proporcionar a desconcentração e democratização da estrutura fundiária e gerar renda no campo, a Reforma Agrária favorece: 

* A produção de alimentos básicos.

* O combate à fome e à pobreza.

* Promoção da cidadania e da justiça social.

* A interiorização dos serviços públicos básicos.

* A redução da migração campo-cidade.

* A diversificação do comércio e dos serviços no meio rural.

Disponível em:<https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria>. Acesso em: 08 nov. 2022.

Escolha um dos itens listados acima e explique-o. Anote em seu caderno.

SAIBA MAIS

Aperte o play e aprenda um pouco mais sobre Reforma Agrária.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 17° 6° Ano Reforma Agrária hoje e ontem”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=0MaM16alcNc>. Acesso em: 23 nov. 2023

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1GE0LyDcNZBjs1qy_oJ35QflvUcLTj044

Habilidade:(GO-EF06HI11-A) Conhecer as configurações sociais e políticas, bem como os conflitos no período monárquico e republicano da Roma Antiga, relacionando tais configurações à organização social e política brasileira na contemporaneidade. 
(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Referencial teórico 
GRACO, Tibério. Justiça social em Roma. In: PINSKY, Jaime (Org.). 100 textos de História Antiga. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2003.  (Textos e Documentos).