Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.
Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Para responder a questão 1, leia um trecho do discurso de Tibério Graco:
Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do ar e da luz e nada mais: sem lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. […] É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra.
GRACO, Tibério. Justiça social em Roma. In: PINSKY, Jaime (Org.). 100 textos de História Antiga. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 20. (Textos e Documentos).
Questão 1
Com suas palavras escreva um pequeno texto expondo o que você entendeu sobre o texto. Anote em seu caderno.
Questão 2
Sobre a Reforma Agrárinos dias de hoje no Brasil, consultaremo o site INCRA mantido pelo Governo Federal:
Ver:<https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria>.
A Política de Reforma Agrária é o conjunto de medidas conduzidas pelo Poder Público a fim de promover a distribuição de terras entre trabalhadores rurais, atendendo aos princípios de justiça social e aumento da produtividade, conforme disposto na Lei nº 4.504/64 (Estatuto da Terra).
Além de promover cidadania, proporcionar a desconcentração e democratização da estrutura fundiária e gerar renda no campo, a Reforma Agrária favorece:
* A produção de alimentos básicos.
* O combate à fome e à pobreza.
* Promoção da cidadania e da justiça social.
* A interiorização dos serviços públicos básicos.
* A redução da migração campo-cidade.
* A diversificação do comércio e dos serviços no meio rural.
Disponível em:<https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria>. Acesso em: 08 nov. 2022.
Escolha um dos itens listados acima e explique-o. Anote em seu caderno.
SAIBA MAIS
Aperte o play e aprenda um pouco mais sobre Reforma Agrária.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1GE0LyDcNZBjs1qy_oJ35QflvUcLTj044
Habilidade: | (GO-EF06HI11-A) Conhecer as configurações sociais e políticas, bem como os conflitos no período monárquico e republicano da Roma Antiga, relacionando tais configurações à organização social e política brasileira na contemporaneidade. (EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. |
Referencial teórico | GRACO, Tibério. Justiça social em Roma. In: PINSKY, Jaime (Org.). 100 textos de História Antiga. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2003. (Textos e Documentos). |