Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/bal%C3%A9-dan%C3%A7arinos-mulher-silhuetas-359982/ Acesso em 01, jan. 2023.
Dança e Tecnologia
A dança e a tecnologia são duas expressões artísticas que, à primeira vista, podem parecer distantes, mas têm se entrelaçado de maneiras fascinantes ao longo do tempo. Ambas desempenham papéis cruciais na evolução cultural e artística da sociedade, e sua convergência oferece novas perspectivas e possibilidades criativas.
A dança, como forma de expressão corporal, tem raízes na história, conectando-se com rituais, celebrações e narrativas culturais. Por outro lado, a tecnologia, especialmente nas últimas décadas, tem revolucionado a forma como nos comunicamos, compartilhamos experiências e expressamos nossa criatividade.
Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1624019 Acesso em 01, jan. 2023.
Plataformas online e redes sociais tem sido possibilidades acessíveis para ampliar a visibilidade da dança e dos dançarinos, permitindo que compartilhem suas criações com pessoas de diferentes partes do mundo.
Além disso, a tecnologia tem desempenhado um papel crucial na criação de novas formas de dança. Coreógrafos e artistas têm explorado inovações como a realidade virtual, sensores de movimento e projeções interativas para expandir as possibilidades expressivas da dança. A realidade aumentada, por exemplo, pode transformar o espaço ao redor do dançarino, criando mundos virtuais que se fundem com o movimento do corpo, proporcionando experiências imersivas e sensoriais.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/facilidade-saldo-f%C3%A1cil-pot%C3%AAncia-3134828/ Acesso em 01, jan. 2023.
Os avanços na tecnologia têm ainda impactado de forma positiva o mundo da dança, pois contribui com efeitos visuais, sonoros, audiovisuais e de iluminação. Coreografias podem ser aprimoradas com projeções mapeadas, jogos de luzes e holografia, proporcionando ao público, narrativas visuais e sensoriais de forma dinâmica e até mesmo interativa.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/leandroneumann/5841081192 Acesso em 31, jan. 2023.
Assim, a relação entre dança e tecnologia desafia as fronteiras criativas, onde a tradição encontra a inovação, e o movimento do corpo se encontra com as possibilidades artísticas e tecnológicas, aprimorando os modos de ver e sentir a dança, de forma crítica, participativa e interativa.
QUESTÃO 1
A dança e a tecnologia são duas expressões artísticas que, à primeira vista, podem parecer distantes, mas têm se entrelaçado de maneiras fascinantes ao longo do tempo. Ambas desempenham papéis cruciais na evolução cultural e artística da sociedade. Como a tecnologia tem impactado positivamente o mundo da dança?
(A) Substituindo a expressão humana na dança.
(B) Contribuindo com efeitos visuais, sonoros e iluminação.
(C) Reduzindo a visibilidade da dança e dos dançarinos.
(D) Limitando as possibilidades expressivas da dança.
QUESTÃO 2
Plataformas online e redes sociais tem sido possibilidades acessíveis para ampliar a visibilidade da dança e dos dançarinos. Nesse contexto, qual é a principal contribuição das plataformas online e redes sociais para a dança?
(A) Restringindo a visibilidade da dança.
(B) Criando barreiras para a divulgação global das criações dos dançarinos.
(C) Ampliando a visibilidade da dança e dos dançarinos globalmente.
(D) Diminuindo a acessibilidade das performances de dança.
QUESTÃO 3
Como as inovações tecnológicas têm sido exploradas na criação de novas formas de dança?
QUESTÃO 4
Qual é o resultado da convergência entre dança e tecnologia no modo de ver e sentir a dança?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Arte |
Componente Curricular | Arte/Dança |
Habilidade | (GO-EF07AR07–B) Identificar e distinguir situações nas quais a dança se relaciona com performance, teatro, videodança, tecnologias de informação e comunicação, animação, cinema, musicais. |
Referências | CALDAS, Paulo, BRUM, Leonel (orgs.). Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007. (Dança em foco, vol. 2). MACHADO, Arlindo (Org.). Made in Brazil: três décadas de vídeo no Brasil. Itaú Cultural: Editora Iluminuras, 2003. MIRANDA, Regina. Dança e tecnologia. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000. VIDEODANÇA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura. |