Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.
Você sabia que desde as civilizações antigas a dança já existia?
Ela era uma forma de honrar e homenagear aos Deuses. Atualmente as danças religiosas continuam existindo especialmente nas religiões de matrizes africanas. Contudo, ao longo dos anos foram surgindo diversos tipos diferentes de danças, podemos citar: balé clássico, breakdance, dança contemporânea, dança do ventre, forró, funk entre outros.
Por isso vamos apreciar, refletir e dialogar sobre esta arte tão rica.
Questão 1
Quando falamos em dançarino o que vem a sua mente?
Quando se diz que alguém está ensaiando uma coreografia, o que você pensa?
Veja o vídeo abaixo e reflita sobre quem pode dançar?
Questão 2
Agora vamos refletir sobre outros aspectos.
No vídeo a seguir temos os fragmentos de duas coreografias, veja o que lhes chamará a atenção:
A – Quais as preferências de vocês em relação às danças?
B – A partir dos vídeos já apreciados, você acredita que na dança é possível assegurar o acesso e a experiência a todos independente de gênero, tipo físico e demais diversidades?
Atenção: Poderá surgir preferências e gostos diferentes dos seus, portanto respeite (sem preconceito), as experiências e preferências pessoais diferentes das suas.
Questão 3
Para finalizar, veja o vídeo e depois dialogue com os colegas sobre coreografias inclusivas a partir de elementos diversos. Ou seja, possibilidades que fujam ao padrão já conhecido.
Sugestão
Após as reflexões dialogadas nesta atividade, a turma poderá criar movimentos e coreografias a partir de músicas e histórias de suas preferências em duplas, grupos ou todos da turma.
Para Saber Mais
Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em:https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a
Professor (a), você pode acessar este material em documentos editáveis de texto e PowerPoint. Entre na aba Proposta Didática ou no Link: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-3a-serie/>
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (GO-EF03AR12) Discutir com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas vivenciadas em dança que se referem aos padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade, dentro e fora da instituição escolar, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. VIANA, Bruna. O corpo perfeito pra dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022. |