Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
.

POLUIÇÃO DOS RIOS
Depois que usamos a água em nossa casa, e ela sai pelo ralo e pelos canos de esgoto, elas deveriam ir para estações de tratamento de esgoto.
Mas em muitos lugares o esgoto não é tratado e é depositado diretamente nos rios. Além desse fator, os rejeitos da indústria e da mineração também contaminam as águas dos rios, as tornando imprópria para a utilização dos seres humanos.
Você já parou para pensar de onde vem a água que usamos para tomar banho, lavar a louça ou escovar os dentes?
A maior parte da água que usamos em casa vem dos rios. Os rios são cursos de água que nascem em locais mais altos, como nas montanhas, e seguem seu caminho até desaguarem em outros rios, no mar ou em lagos. Também podem ser chamados de riachos, córregos, arroios ou ribeirões.
Mas e se essa água estiver poluída? Isso pode causar muitos problemas para os seres humanos, os animais e as plantas.
Depois que usamos a água em nossas casas, ela vai para o esgoto. O certo seria que todo esse esgoto passasse por estações de tratamento antes de ser devolvido à natureza. Porém, em muitos lugares isso não acontece. O esgoto é jogado diretamente nos rios, causando poluição e prejudicando a saúde de todos.
Além do esgoto doméstico, outros fatores também poluem os rios. Indústrias, obras da construção civil, agricultura, pecuária e até a mineração são atividades humanas que podem jogar resíduos e substâncias químicas nas águas.
Nas áreas rurais, por exemplo, o uso de agrotóxicos nas plantações é muito comum. Quando chove, esses produtos são levados até os rios, poluindo a água com substâncias perigosas. Até a água do subsolo, como o lençol freático, pode ser contaminada.
Nas cidades, o problema é o lixo. Muitas vezes, ele é jogado nas ruas e acaba indo parar nos rios por meio dos bueiros ou é carregado pela água da chuva.
Quando um rio está poluído, ele deixa de ser útil e seguro. Sua água não pode ser usada para beber, pescar, tomar banho ou nadar. Além disso, os animais que vivem nele podem morrer e o ambiente fica degradado.
Um exemplo grave de poluição aconteceu em 2015, no município de Mariana, em Minas Gerais. Uma barragem da mineradora rompeu e despejou cerca de 60 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos no meio ambiente.
Esse desastre destruiu o distrito de Bento Rodrigues, deixou centenas de pessoas desabrigadas e causou danos ao Rio Doce por mais de 600 quilômetros, até chegar ao Oceano Atlântico. Muitos peixes e animais morreram, e o ambiente demorou muito tempo para se recuperar. Esse foi o maior desastre ambiental do Brasil.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
Escreva as respostas em seu caderno
• Hora da pesquisa!
a) Entreviste os adultos da sua casa ou faça uma pesquisa no bairro, ou até na internet. Descubra qual é o rio que abastece a sua cidade ou o bairro no qual você e sua família vivem. Escreva em seu caderno as seguintes informações:
b) Qual o nome do rio, cidades por onde passa e um pouco de sua história.
c) Quais são as condições ambientais desse rio? Ele é limpo ou tem pontos de poluição?
d) Qual o nome do local onde a água desse rio é captada e quais cidades ou bairros este rio abastece?
QUESTÃO 2
• A poluição dos rios pode acontecer em diversas situações e lugares.
• Juntos com os colegas e a professora explique como acontece a contaminação das águas dos rios em cada setor da economia.
a. Indústria de mineração
b. Agropecuária intensiva (granjas de aves, porcos ou confinamento de animais)
c. Agricultura comercial
d. Indústrias alimentícias
e. Indústrias de produtos químicos
QUESTÃO 3
• Quais são os impactos para a vida humana e para a vida dos animais e plantas quando um rio fica poluído?
• Agora que você respondeu, faça no seu caderno um desenho que ilustre um rio poluído e as consequências desse grave problema ambiental.
QUESTÃO 4
Observe a imagem abaixo:
A imagem acima ilustra um problema ambiental sério que afeta muitos cursos d’água. Além do esgoto doméstico, várias outras atividades humanas contribuem para a degradação dos rios.
Uma das atividades humanas que mais contribui para a poluição dos rios, jogando resíduos e substâncias químicas na água, é a
(A) pesca artesanal, que, ao utilizar redes, pode acabar derrubando alguns objetos indesejados na água.
(B) construção de parques e áreas de lazer próximas às margens dos rios, que atraem mais visitantes para o local.
(C) agricultura, com o uso de agrotóxicos que são levados pela chuva até os rios e o lençol freático.
(D) coleta seletiva de lixo nas comunidades ribeirinhas, que organiza os resíduos para descarte adequado.
QUESTÃO 5
Um rio limpo e saudável é fundamental para a vida de diversas espécies de animais e plantas, além de ser essencial para o bem-estar dos seres humanos. Quando um rio se torna poluído, ele perde sua utilidade e segurança.
A principal consequência para um rio que está poluído é que sua água
(A) se torna mais rica em nutrientes, o que favorece o crescimento de algas e atrai muitos peixes para o local.
(B) pode ser utilizada para diversas atividades, como beber e nadar, desde que seja fervida antes do uso.
(C) não pode ser aproveitada para consumo, pesca, banho ou natação, e os animais aquáticos correm risco de morte.
(D) adquire uma coloração mais escura, o que a torna mais bonita para observar e atrai mais turistas para o local.
SAIBA MAIS
• AGORA, ASSISTA O VÍDEO: RECURSOS NATURAIS
Conheça alguns recursos naturais renováveis e não-renováveis.
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF04GE011) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |