You are currently viewing Geografia – Poluição dos Rios

Geografia – Poluição dos Rios

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Fonte da imagem https://www.freepik.com/free-photo/river-coast-with-lot-scattered-plastic-bottles_25710064.htm

POLUIÇÃO DOS RIOS

Depois que usamos a água em nossa casa, e ela sai pelo ralo e pelos canos de esgoto, elas deveriam ir para estações de tratamento de esgoto.
Mas em muitos lugares o esgoto não é tratado e é depositado diretamente nos rios. Além desse fator, os rejeitos da indústria e da mineração também contaminam as águas dos rios, as tornando imprópria para a utilização dos seres humanos.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

Escreva as respostas em seu caderno

• Hora da pesquisa!

a) Entreviste os adultos da sua casa ou faça uma pesquisa no bairro ou até na internet. Descubra qual é o rio que abastece a sua cidade ou o bairro no qual você e sua família vivem. Escreva em seu caderno as seguintes informações:

b) Qual o nome do rio, cidades por onde passa e um pouco de sua história.

c) Quais são as condições ambientais desse rio? Ele é limpo ou tem pontos de poluição?

d) Qual o nome do local onde a água desse rio é captada e quais cidades ou bairros este rio abastece?

QUESTÃO 2

A poluição dos rios pode acontecer em diversas situações e lugares.

• Juntos com os colegas e a professora explique como acontece a contaminação das águas dos rios em cada setor da economia.

a. Indústria de mineração
b. Agropecuária intensiva (granjas de aves, porcos ou confinamento de animais)
c. Agricultura comercial
d. Indústrias alimentícias
e. Indústrias de produtos químicos

QUESTÃO 3

• Quais são os impactos para a vida humana e para a vida dos animais e plantas quando um rio fica poluído?

• Agora que você respondeu, faça no seu caderno um desenho que ilustre um rio poluído e as consequências desse grave problema ambiental.

SAIBA MAIS

AGORA, ASSISTA O VÍDEO: RECURSOS NATURAIS

Conheça alguns recursos naturais renováveis e não-renováveis.

Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EF04GE011)  Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.
Referência GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/