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Ciências da Natureza – Produção de materiais sintéticos

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. tzahiV. Laying synthetic grass. Canva. Download em 21/03/2024.

PRODUÇÃO DE MATERIAIS SINTÉTICOS

Desde os primórdios da civilização, os seres humanos têm buscado maneiras de criar materiais que atendam às suas necessidades. Inicialmente, tais materiais eram limitados e geralmente produzidos a partir de recursos naturais disponíveis, como metais e argila. Esta, usada na fabricação de cerâmicas, tijolos, telhas e outros materiais de construção; e aqueles, frequentemente fundidos e moldados para produzir objetos como ferramentas, utensílios domésticos e peças de máquinas. 

O desenvolvimento científico e tecnológico ao longo da história, portanto, tem desempenhado um papel fundamental na produção de materiais sintéticos, trazendo mudanças significativas para a sociedade e o meio ambiente. Materiais sintéticos são substâncias produzidas por nós, através de processos químicos, e a partir de matérias-primas naturais, como o petróleo, látex e celulose. Eles são projetados para que apresentem propriedades específicas, sendo amplamente utilizados em uma variedade de aplicações.

Um exemplo histórico marcante é o látex, extraído da seringueira. Essa substância, leitosa e viscosa, era utilizada principalmente na fabricação de pneus de veículos, calçados, correias transportadoras, mangueiras e uma variedade de produtos de borracha, como bolas e brinquedos. 

No século XIX, Charles Goodyear desenvolveu o processo de vulcanização da borracha. Ao expor o látex ao calor do enxofre, foi observado que ele se tornava mais resistente, elástico e durável. Posteriormente, a produção em massa de borracha sintética foi possibilitada, por meio de processos químicos e industriais, a partir de matérias-primas petroquímicas. Estas são substâncias derivadas, especialmente, do petróleo ou do gás natural.

Outro marco significativo foi a descoberta do baquelite em 1907, por Leo Baekeland. Considerado o primeiro plástico sintético, ele foi amplamente utilizado na fabricação de utensílios domésticos e isolantes elétricos, inaugurando uma nova era na produção desses materiais.

À medida que a produção de materiais sintéticos foi se diversificando, aumentaram os impactos ambientais e de saúde associados a eles. Por exemplo, o descarte inadequado de plásticos leva à poluição generalizada dos oceanos e à degradação dos ecossistemas marinhos; e a presença de microplásticos nos corpos d’água pode até mesmo entrar na cadeia alimentar, representando riscos para a saúde humana. 

Além disso, o uso e/ou eliminação de substâncias tóxicas na produção de materiais sintéticos representa riscos para os trabalhadores e para o meio ambiente em geral, como a emissão de gases poluentes na atmosfera e derramamento de produtos no solo e em corpos d’água. Tais exemplos destacam a importância de abordagens mais responsáveis na produção e no descarte de materiais sintéticos, importantes para mitigar esses impactos negativos e promover um ambiente mais saudável e equilibrado para as gerações presentes e futuras.


Observe a imagem abaixo, para responder às questões 1 e 2.

Imagem 2. NATTAZAN_zia. Rubber tree. Canva. Download em 20/03/2023.

QUESTÃO 1

O material extraído, na imagem, é o/a

(A) leite vegetal, do babaçueiro.
(B) celulose, das árvores.
(C) carvão natural, das árvores.
(D) látex, da seringueira.

QUESTÃO 2

O material representado na imagem é uma matéria-prima ou um material sintético? Justifique a sua resposta apontando as diferenças entre eles.


Leia o texto a seguir para responder às questões 3 e 4.

Anualmente, são produzidas mais de 400 milhões de toneladas de plástico, sendo menos de 10% reciclado. Tanto a produção quanto a queima de plástico contribuem significativamente para as emissões de gases de efeito estufa. Já o seu descarte pode provocar a ingestão acidental por animais; o bloqueio da luz solar em ambientes aquáticos, dificultando a fotossíntese de algas; além da obstrução de sistemas de drenagem, nas cidades.
Outro grande e grave desafio relacionado a esse tema é o espalhamento de microplásticos por toda a biosfera. Tratam-se de partículas de até 5 mm de diâmetro originárias de diversas fontes, incluindo a degradação de plásticos maiores, como garrafas e sacolas, bem como de produtos de higiene pessoal e de limpeza, que contêm microesferas de plástico como ingredientes. Eles atuam como captadores de Poluentes Orgânicos Persistentes (POP) altamente nocivos e tóxicos, ligados a disfunções hormonais, imunológicas e reprodutivas na fauna, flora, microbiota e na saúde humana.

Fonte: BRASIL. 05/6 – Dia Mundial do Meio Ambiente : “Soluções para a Poluição Plástica”. Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/05-6-dia-mundial-do-meio-ambiente-solucoes-para-a-poluicao-plastica/#:~:text=Estima%2Dse%20que%20cada%20pessoa,at%C3%A9%20o%20fundo%20do%20oceano>. Acesso em 20/03/2024. (adaptado).

QUESTÃO 3

O plástico é originário do(a)

(A) petróleo.
(B) seringueira.
(C) petróleo.
(D) cana-de-açúcar.

QUESTÃO 4

A) Na sua opinião, por que na sociedade atual fazemos tanto uso de plásticos?

B) Cite três diferentes usos do plástico e, para cada um deles, uma possível substituição . Siga o exemplo.

QUESTÃO 5

Com o desenvolvimento científico e tecnológico, muitas boas consequências são visíveis, como melhorias e aumento da expectativa de vida da população e a “redução das distâncias”, já que os deslocamentos e a comunicação com quem não está próximo se tornaram mais rápidos e viáveis. Também é visível o uso mais intensivo dos recursos naturais, assim como o descarte de resíduos ou mesmo de bens que se tornam obsoletos.

A) Quais são as consequências do uso intensivo dos recursos naturais?

B) Quais são os danos que a ausência de um equilíbrio entre a tecnologia e a sociedade podem acarretar às pessoas, especialmente as empobrecidas?


SAIBA MAIS

As tecnologias assistivas são recursos e serviços que ampliam as habilidades funcionais de uma pessoa com deficiência. Os dispositivos de marcha são exemplos de tecnologia assistiva, auxiliando pessoas com deficiência física. Vamos assistir ao vídeo da professora Mariana Araguaia sobre esse tema?

Canal Mariana Araguaia. “Auxiliares de marcha”. Disponível em <https://youtu.be/svTQn6WMMRk>. Acesso em nov. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0407) Conhecer a evolução histórica dos avanços científicos e tecnológicos na produção de materiais sintéticos.
ReferênciasBRASIL. 05/6 – Dia Mundial do Meio Ambiente : “Soluções para a Poluição Plástica”. Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/05-6-dia-mundial-do-meio-ambiente-solucoes-para-a-poluicao-plastica/#:~:text=Estima%2Dse%20que%20cada%20pessoa,at%C3%A9%20o%20fundo%20do%20oceano>. Acesso em 20/03/2024.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja&gt&gt>. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.