ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-cena-de-quarto-com-criancas-jogando-jogo-de-tabuleiro_24781609.htm#query=jogos%20de%20tabuleiro%20desenho&position=27&from_view=search> acesso em 15, out. 2022.
JOGOS DE SALÃO
OI, AMIGUINHOS CURIOSOS! VAMOS FALAR SOBRE ALGO SUPER LEGAL: OS JOGOS DE SALÃO! SABE O QUE SÃO? SÃO JOGOS EM QUE A GENTE USA MENOS ENERGIA PARA SE MEXER, DÁ PARA BRINCAR EM LUGARES PEQUENOS, DENTRO DE CASA, E ATÉ EM MESAS AO AR LIVRE. TEM MUITAS COISAS LEGAIS, COMO PINOS, DADOS, AMPULHETAS, ROLETAS, CARTAS, TABULEIROS E ATÉ MESAS PARA TÊNIS DE MESA E PEBOLIM. UAU!
AGORA, POR QUE ESSES JOGOS SÃO TÃO LEGAIS? PORQUE ELES AJUDAM A DESENVOLVER UM MONTÃO DE COISAS IMPORTANTES! VAMOS VER QUAIS?
1-COMUNICAÇÃO VERBAL: É COMO FALAR E SE ENTENDER COM OS AMIGOS ENQUANTO SE DIVERTE.
2- RACIOCÍNIO LÓGICO: É PENSAR DIREITINHO PARA GANHAR O JOGO. MUITA ESTRATÉGIA.
3- ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO: OLHA LÁ, TEM QUE PRESTAR ATENÇÃO NO JOGO TODO E SE CONCENTRAR PARA NÃO PERDER NADA.
4- INTERAÇÃO SOCIAL: SIGNIFICA BRINCAR COM OS AMIGUINHOS, FAZER NOVAS AMIZADES E SE DIVERTIR JUNTOS.
5- PACIÊNCIA E RESPEITO: ÀS VEZES, É PRECISO ESPERAR A VEZ DOS OUTROSE RESPEITAR AS REGRAS DO JOGO. ISSO FAZ PARTE DA DIVERSÃO!
ENTÃO, OS JOGOS DE SALÃO SÃO COMO UM SUPERPODER QUE NOS AJUDA A SER MAIS ESPERTOS, A BRINCAR COM OS AMIGOS E A SE DIVERTIR DE MONTÃO! VAMOS LÁ, DESCOBRIR ESSE MUNDO CHEIO DE DESAFIOS E ALEGRIAS!
QUESTÃO 1
O TEXTO A SEGUIR, TRAZ O CONCEITO DE JOGOS DE SALÃO. PREENCHA OS ESPAÇOS EM BRANCO, COMPLETANDO-O.
CORPORAL | FECHADOS | SALÃO |
JOGOS DE _______________ SÃO AQUELES EM QUE O JOGADOR UTILIZA MENOS ENERGIA POR PARTE DA MOVIMENTAÇÃO ________________, PODEM SER JOGADOS EM PEQUENOS ESPAÇOS, EM AMBIENTES ________________, EM MESAS AO AR LIVRE…
QUESTÃO 2
OS JOGOS DE SALÃO PODEM SER DE ESTRATÉGIA OU SORTE, OU SEJA, PODE EXISTIR PLANEJAMENTO ANTES DA JOGADA OU NÃO. ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS ABAIXO ALGUMAS PALAVRAS, QUE ESTÃO NA TABELA ABAIXO, REFERENTES A JOGOS DE SALÃO.
ESTRATÉGIA | SORTE | PLANEJAR | JOGADA | DADOS |
E | Q | W | P | R | T | J |
S | D | F | L | U | I | O |
T | Z | X | A | C | V | G |
R | B | N | N | M | L | A |
A | K | J | E | H | G | D |
T | A | S | J | D | F | A |
É | C | V | A | B | N | M |
G | S | O | R | T | E | B |
I | U | I | O | P | A | S |
A | Q | D | A | D | O | S |
QUESTÃO 3
JOGOS DE TABULEIRO SÃO GRANDES EXEMPLOS DE JOGOS DE SALÃO, MAS ALÉM DESSES, EXISTEM OUTROS JOGOS QUE TAMBÉM TEM ESSA CLASSIFICAÇÃO. ESCOLHA O JOGO DA SUA PREFERÊNCIA E ESCREVA 4 PALAVRAS QUE FAZEM REFERÊNCIA A ELE.
NOME DO JOGO:________________________________________________
- _________________________________________________________
- _________________________________________________________
- _________________________________________________________
- _________________________________________________________
QUESTÃO 4
POR QUE OS JOGOS DE SALÃO SÃO LEGAIS, DE ACORDO COM O TEXTO?
(A) PORQUE EXIGEM MUITA MOVIMENTAÇÃO CORPORAL
(B) PORQUE SÃO JOGADOS APENAS EM GRANDES ESPAÇOS
(C) PORQUE AJUDAM A DESENVOLVER HABILIDADES IMPORTANTES COMO COMUNICAÇÃO VERBAL, RACIOCÍNIO LÓGICO, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL
(D) PORQUE NÃO É PRECISO ESPERAR A VEZ DOS OUTROS
SAIBA MAIS
VAMOS AGORA, JUNTO COM A PROFESSORA DENISE DE CASTRO, APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O JOGO PEGA VARETAS.
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO -EF01EF17) Conhecer e fruir alguns jogos de salão, valorizando o desenvolvimento de estratégias e socialização, exercitando conceitos básicos de comportamento e convivência, como paciência, partilha, e conceito de vitória e derrota. |
Referência | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007. Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 1º E 2º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017. Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999. |