You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – OS JOGOS DE SALÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA – OS JOGOS DE SALÃO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-cena-de-quarto-com-criancas-jogando-jogo-de-tabuleiro_24781609.htm#query=jogos%20de%20tabuleiro%20desenho&position=27&from_view=search> acesso em 15, out. 2022.

JOGOS DE SALÃO

OI, AMIGUINHOS CURIOSOS! VAMOS FALAR SOBRE ALGO SUPER LEGAL: OS JOGOS DE SALÃO! SABE O QUE SÃO? SÃO JOGOS EM QUE A GENTE USA MENOS ENERGIA PARA SE MEXER, DÁ PARA BRINCAR EM LUGARES PEQUENOS, DENTRO DE CASA, E ATÉ EM MESAS AO AR LIVRE. TEM MUITAS COISAS LEGAIS, COMO PINOS, DADOS, AMPULHETAS, ROLETAS, CARTAS, TABULEIROS E ATÉ MESAS PARA TÊNIS DE MESA E PEBOLIM. UAU!

https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-criancas-e-jogo-de-tabuleiro_42288676.htm#query=JOGOS%20DE%20SAL%C3%83O%20DESENHO&position=34&from_view=search&track=ais&uuid=b6d485bc-fb3e-45a0-bd04-24cae33b1214

AGORA, POR QUE ESSES JOGOS SÃO TÃO LEGAIS? PORQUE ELES AJUDAM A DESENVOLVER UM MONTÃO DE COISAS IMPORTANTES! VAMOS VER QUAIS?

1-COMUNICAÇÃO VERBAL: É COMO FALAR E SE ENTENDER COM OS AMIGOS ENQUANTO SE DIVERTE.

2- RACIOCÍNIO LÓGICO: É PENSAR DIREITINHO PARA GANHAR O JOGO. MUITA ESTRATÉGIA.

3- ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO: OLHA LÁ, TEM QUE PRESTAR ATENÇÃO NO JOGO TODO E SE CONCENTRAR PARA NÃO PERDER NADA.

4- INTERAÇÃO SOCIAL: SIGNIFICA BRINCAR COM OS AMIGUINHOS, FAZER NOVAS AMIZADES E SE DIVERTIR JUNTOS.

5- PACIÊNCIA E RESPEITO: ÀS VEZES, É PRECISO ESPERAR A VEZ DOS OUTROSE RESPEITAR AS REGRAS DO JOGO. ISSO FAZ PARTE DA DIVERSÃO!

https://br.freepik.com/vetores-gratis/sala-de-lazer-para-lazer-no-porao-da-casa-com-poltrona-macia-e-sofa-dardos-e-tv-na-parede_4758663.htm#query=JOGOS%20DE%20SAL%C3%83O%20DESENHO&position=15&from_view=search&track=ais&uuid=471770a6-6efc-4e37-8828-f20826c56000

ENTÃO, OS JOGOS DE SALÃO SÃO COMO UM SUPERPODER QUE NOS AJUDA A SER MAIS ESPERTOS, A BRINCAR COM OS AMIGOS E A SE DIVERTIR DE MONTÃO! VAMOS LÁ, DESCOBRIR ESSE MUNDO CHEIO DE DESAFIOS E ALEGRIAS!

QUESTÃO 1

O TEXTO A SEGUIR, TRAZ O CONCEITO DE JOGOS DE SALÃO. PREENCHA OS ESPAÇOS EM BRANCO, COMPLETANDO-O.

CORPORALFECHADOSSALÃO

JOGOS DE _______________ SÃO AQUELES EM QUE O JOGADOR UTILIZA MENOS ENERGIA POR PARTE DA MOVIMENTAÇÃO ________________, PODEM SER JOGADOS EM PEQUENOS ESPAÇOS, EM AMBIENTES ________________, EM MESAS AO AR LIVRE…

QUESTÃO 2

OS JOGOS DE SALÃO PODEM SER DE ESTRATÉGIA OU SORTE, OU SEJA, PODE EXISTIR PLANEJAMENTO ANTES DA JOGADA OU NÃO. ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS ABAIXO ALGUMAS PALAVRAS, QUE ESTÃO NA TABELA ABAIXO, REFERENTES A JOGOS DE SALÃO.

ESTRATÉGIASORTEPLANEJARJOGADADADOS
EQWPRTJ
SDFLUIO
TZXACVG
RBNNMLA
AKJEHGD
TASJDFA
ÉCVABNM
GSORTEB
IUIOPAS
AQDADOS

QUESTÃO 3

JOGOS DE TABULEIRO SÃO GRANDES EXEMPLOS DE JOGOS DE SALÃO, MAS ALÉM DESSES, EXISTEM OUTROS JOGOS QUE TAMBÉM TEM ESSA CLASSIFICAÇÃO. ESCOLHA O JOGO DA SUA PREFERÊNCIA E ESCREVA 4 PALAVRAS QUE FAZEM REFERÊNCIA A ELE.

NOME DO JOGO:________________________________________________

  1. _________________________________________________________
  2. _________________________________________________________
  3. _________________________________________________________
  4. _________________________________________________________

QUESTÃO 4

POR QUE OS JOGOS DE SALÃO SÃO LEGAIS, DE ACORDO COM O TEXTO?

(A) PORQUE EXIGEM MUITA MOVIMENTAÇÃO CORPORAL

(B) PORQUE SÃO JOGADOS APENAS EM GRANDES ESPAÇOS

(C) PORQUE AJUDAM A DESENVOLVER HABILIDADES IMPORTANTES COMO COMUNICAÇÃO VERBAL, RACIOCÍNIO LÓGICO, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL

(D) PORQUE NÃO É PRECISO ESPERAR A VEZ DOS OUTROS

SAIBA MAIS

VAMOS AGORA, JUNTO COM A PROFESSORA DENISE DE CASTRO, APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O JOGO PEGA VARETAS.


Canal Prof. Denise Castro “Pega Varetas”. Disponível em: <https://youtu.be/vBg-Rg-2TXo>. Acesso em 29 abr. 2022.
AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO -EF01EF17) Conhecer e fruir alguns jogos de salão, valorizando o desenvolvimento de estratégias e socialização, exercitando conceitos básicos de comportamento e convivência, como paciência, partilha, e conceito de vitória e derrota. 
ReferênciaBase  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental, 2017. 

DC-GO Ampliado 2018/2019.

Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.

Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007.

Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 1º E 2º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017.

Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999.