You are currently viewing Arte – Riquezas e diversidades na  Dança

Arte – Riquezas e diversidades na Dança

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.

Imagem autoral. www.canva.com

NO COMEÇO, A DANÇA ERA UMA FORMA DE OFERENDA OU DE DEMONSTRAR RESPEITO OU AOS DEUSES. AO LONGO DO TEMPO, A DANÇA CRESCEU E SE TRANSFORMOU EM VÁRIOS ESTILOS. ALGUNS EXEMPLOS SÃO O BALÉ CLÁSSICO, O BREAKDANCE, A DANÇA CONTEMPORÂNEA, A DANÇA DO VENTRE, O FORRÓ, O FUNK E MUITOS OUTROS.

CADA UM DESSES ESTILOS TEM SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS, FIGURINOS, TRILHAS SONORAS, CENÁRIOS E COREOGRAFIAS, QUE PODEM SER ADAPTADOS E INCLUIR: HOMENS, MULHERES, JOVENS, IDOSOS, PESSOAS DE DIFERENTES ORIGENS E COM CONDIÇÕES DE SAÚDE VARIADAS.

OU SEJA, DANÇAR É PARA TODOS!

NÃO IMPORTA SE VOCÊ É MENINO OU MENINA, CRIANÇA OU ADULTO, SE TEM UMA DEFICIÊNCIA OU NÃO. CADA UM PODE ENCONTRAR A SUA FORMA DE SE EXPRESSAR ATRAVÉS DA DANÇA, SEJA FAZENDO MOVIMENTOS LENTOS E GRACIOSOS OU SALTANDO E GIRANDO PELO PALCO.

QUESTÃO 1

QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DA DANÇA? 

A) COMEMORAÇÃO. 

B) OFERTA AOS DEUSES. 

C) EXPRESSÃO CORPORAL 

D) COMUNICAÇÃO VERBAL.

QUESTÃO 2

QUEM PODE PRATICAR A DANÇA? 

A) MULHERES. 

B) CRIANÇAS. 

C) TODAS AS PESSOAS. 

D) SÓ PESSOAS JOVENS.

QUESTÃO 3

QUANDO FALAMOS EM DANÇA O QUE VEM A MENTE?

QUANDO SE DIZ QUE ALGUÉM É BAILARINO O QUE VOCÊ IMAGINA?

VEJA O VÍDEO PARA REFLETIR:

A Sagração da Primavera de Pina Bausch + terreno comum por Germaine Acogny e Malou Airaudo. Festival do Castelo de Ludwigsburg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cf9oo0OQb_s

QUESTÃO 4

AGORA VAMOS REFLETIR SOBRE OS VÍDEOS ABAIXO E O QUE LHES CHAMARÁ A ATENÇÃO EM AMBOS:

UMA COREOGRAFIA ORIGINAL DE SADECK WAFF. Paris 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XCdsIkQqAmE

QUESTÃO 5

PARA FINALIZAR, DIALOGUE COM OS COLEGAS:

A –  QUAIS AS PREFERÊNCIAS DE VOCÊS EM RELAÇÃO ÀS DANÇAS?

B – A PARTIR DOS VÍDEOS ACIMA APRECIADOS RESPONDA: NA DANÇA HÁ A POSSIBILIDADE DE  ASSEGURAR O ACESSO E A EXPERIÊNCIA A TODOS, INDEPENDENTE DE GÊNERO, TIPO FÍSICO E DEMAIS DIVERSIDADES?

ATENÇÃO: PODERÁ SURGIR PREFERÊNCIAS E GOSTOS DIFERENTES DOS SEUS, PORTANTO RESPEITE (SEM PRECONCEITO), A OPINIÃO E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS COLEGAS.

SUGESTÃO

APÓS AS REFLEXÕES DIALOGADAS NESTA ATIVIDADE, A TURMA PODERÁ CRIAR MOVIMENTOS E COREOGRAFIAS A PARTIR DE MÚSICAS E ESTÓRIAS DE SUAS PREFERÊNCIAS EM DUPLAS, GRUPOS OU TODOS DA TURMA. 

SABER MAIS

Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em:https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a

Diversidade na Dança – Ariadiny Cândido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wVxQrxA6V-8>

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

VIANA, Bruna.  O corpo perfeito pra dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022.