Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
NO COMEÇO, A DANÇA ERA UMA FORMA DE OFERENDA OU DE DEMONSTRAR RESPEITO OU AOS DEUSES. AO LONGO DO TEMPO, A DANÇA CRESCEU E SE TRANSFORMOU EM VÁRIOS ESTILOS. ALGUNS EXEMPLOS SÃO O BALÉ CLÁSSICO, O BREAKDANCE, A DANÇA CONTEMPORÂNEA, A DANÇA DO VENTRE, O FORRÓ, O FUNK E MUITOS OUTROS.
CADA UM DESSES ESTILOS TEM SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS, FIGURINOS, TRILHAS SONORAS, CENÁRIOS E COREOGRAFIAS, QUE PODEM SER ADAPTADOS E INCLUIR: HOMENS, MULHERES, JOVENS, IDOSOS, PESSOAS DE DIFERENTES ORIGENS E COM CONDIÇÕES DE SAÚDE VARIADAS.
OU SEJA, DANÇAR É PARA TODOS!
NÃO IMPORTA SE VOCÊ É MENINO OU MENINA, CRIANÇA OU ADULTO, SE TEM UMA DEFICIÊNCIA OU NÃO. CADA UM PODE ENCONTRAR A SUA FORMA DE SE EXPRESSAR ATRAVÉS DA DANÇA, SEJA FAZENDO MOVIMENTOS LENTOS E GRACIOSOS OU SALTANDO E GIRANDO PELO PALCO.
QUESTÃO 1
QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DA DANÇA?
A) COMEMORAÇÃO.
B) OFERTA AOS DEUSES.
C) EXPRESSÃO CORPORAL
D) COMUNICAÇÃO VERBAL.
QUESTÃO 2
QUEM PODE PRATICAR A DANÇA?
A) MULHERES.
B) CRIANÇAS.
C) TODAS AS PESSOAS.
D) SÓ PESSOAS JOVENS.
QUESTÃO 3
QUANDO FALAMOS EM DANÇA O QUE VEM A MENTE?
QUANDO SE DIZ QUE ALGUÉM É BAILARINO O QUE VOCÊ IMAGINA?
VEJA O VÍDEO PARA REFLETIR:
QUESTÃO 4
AGORA VAMOS REFLETIR SOBRE OS VÍDEOS ABAIXO E O QUE LHES CHAMARÁ A ATENÇÃO EM AMBOS:
QUESTÃO 5
PARA FINALIZAR, DIALOGUE COM OS COLEGAS:
A – QUAIS AS PREFERÊNCIAS DE VOCÊS EM RELAÇÃO ÀS DANÇAS?
B – A PARTIR DOS VÍDEOS ACIMA APRECIADOS RESPONDA: NA DANÇA HÁ A POSSIBILIDADE DE ASSEGURAR O ACESSO E A EXPERIÊNCIA A TODOS, INDEPENDENTE DE GÊNERO, TIPO FÍSICO E DEMAIS DIVERSIDADES?
ATENÇÃO: PODERÁ SURGIR PREFERÊNCIAS E GOSTOS DIFERENTES DOS SEUS, PORTANTO RESPEITE (SEM PRECONCEITO), A OPINIÃO E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS COLEGAS.
SUGESTÃO
APÓS AS REFLEXÕES DIALOGADAS NESTA ATIVIDADE, A TURMA PODERÁ CRIAR MOVIMENTOS E COREOGRAFIAS A PARTIR DE MÚSICAS E ESTÓRIAS DE SUAS PREFERÊNCIAS EM DUPLAS, GRUPOS OU TODOS DA TURMA.
SABER MAIS
Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em:https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. VIANA, Bruna. O corpo perfeito pra dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022. |