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História – A escravização, preconceito, eugenia e seus desdobramentos no Brasil contemporâneo.

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Quais os desdobramentos de políticas públicas, leis e opiniões de setores da sociedade civil afetam o presente? Historicizar e analisar fatos e conceitos é uma das possibilidades de estudo e investigação da História. Para tanto, 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

A redenção de Cam. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Reden%C3%A7%C3%A3o.jpg>  Acesso em: 26 out. 2022.

Observe a imagem, leia com atenção a manchete e em seguida o decreto. Depois, responda às questões.

Questão 1

Quais relações podem ser estabelecidas entre o título da reportagem, o decreto e a nossa sociedade? Anote em seu caderno.

Questão 2

De acordo com o decreto, o que deve ser valorizado? O que deve ser descartado? Escreva um texto curto expondo as respostas.

SAIBA MAIS

Aperte o play e navegue por mais conhecimento.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 15° 8° Ano Consciência negra ou humana?”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=gjtRUZz7Ab4>. Acesso em: 20 nov. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y

Habilidade:(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
(GO-EF08HI19-A) Identificar, a partir de fontes históricas e análise crítica de materiais didáticos e paradidáticos, sobre a escravização nas Américas, percebendo as formas de resistência e valorização da cultura negra, assim como, problematizando estereótipos e preconceitos.
Referencial teórico 
Desigualdade como legado da escravidão no Brasil. Por Maria Teresa Manfredo. Disponível em:<https://www.geledes.org.br/desigualdade-como-legado-da-escravidao-brasil/>. Acesso em: 26 out. 2022.
RAMOS, Jair de Souza. Dos males que vêm com o sangue: as representações raciais e a categoria do imigrante indesejável nas concepções sobre a imigração da década de 20. In: MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura (Org.).