You are currently viewing Educação Física: Calistenia

Educação Física: Calistenia

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de vectorjuice no Freepik

Calistenia

Calistenia é um conjunto de exercícios físicos que tem como característica principal utilizar apenas o peso do próprio corpo para realizar as atividades, sem a necessidade de utilizar sobrecarga como pesos e aparelhos de musculação.

Apesar de utilizar muitos exercícios físicos que foram criados ainda na antiguidade, a sistematização desses exercícios em um método de ginástica com base científica só ocorreu por volta do ano de 1822 na França, por Phokion Heinrich Clias.

Nesse período vários outros métodos de ginástica de condicionamento físico foram criados, destacando-se os métodos espanhol, suíço, alemão e o próprio método francês que deu origem a calistenia.

Apesar de grandes diferenças entre esses métodos de ginástica eles tinham alguns pontos principais em comum, como desenvolver a aptidão física (força, resistência, agilidade…); desenvolver o higienismo, preparar os jovens para as guerras, desenvolvendo também o nacionalismo e até a eugenia.

A prática de calistenia pode trazer muitos benefícios para nossa saúde. Além do desenvolvimento do condicionamento físico, ela também promove a conscientização corporal e ainda explora e desenvolve as possibilidades acrobáticas do corpo.

Os exercícios apresentam diferentes graus de dificuldade, porém todos com muita eficiência nos resultados. São exercícios como apoio de braço, agachamento, polichinelo, abdominais, prancha, mergulho na cadeira e elevação pélvica.

A maioria desses exercícios foi, ao longo do tempo, incorporados por outras formas de ginástica, em especial nas academias de musculação, como parte complementar dos treinos com pesos e aparelhos.

Podemos praticar a calistenia em academias de ginástica, assim como em praças e locais públicos destinadas à prática de ginástica ou até mesmo em casa, desde que se tenha orientações de um profissional de Educação Física, para evitar lesões, execuções erradas e para garantir os resultados esperados, propondo a quantidade de repetições e séries ideais para cada praticante.

Questão 1

A calistenia é uma forma de ginástica que tem como principal característica

(A) a utilização de pesos para sobrecarga.

(B) o uso de vários equipamentos de musculação.

(C) a caminhada em locais públicos.

(D) a utilização somente do peso do próprio corpo.

Questão 2

Podemos afirmar que o início da calistenia se deu

(A) no Brasil, no ano de 1500.

(B) na Inglaterra, após a revolução industrial.

(C) na França, no início do século XIX.

(D) na França, no fim do século XX.

Questão 3

Quais os benefícios para saúde e vantagens com a prática da calistenia?

Questão 4

Cite alguns exercícios físicos usados na calistenia:

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre como a ginástica se desenvolveu no século XIX com os Métodos de Ginástica criados na Europa durante esse período.

Métodos de Ginástica Europeus

Canal Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/dhCa6H3-4Tg
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0516) Refletir e analisar sobre a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual.
(EJAEF0517) Vivenciar os elementos da ginástica com e sem materiais.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022