Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA
Em 1964, um grupo de militares resolveu depor o presidente João Goulart e instaurar um novo governo que todos esperavam fosse uma intervenção rápida, mas durou até 1985. O regime, que começou com um golpe, tornou-se cada vez mais autoritário.
Questão 1
Quais as diferenças entre ditadura e democracia?
Questão 2
“Os militares no poder procuraram sempre atuar a partir de uma ‘legalidade autoritária’” (REPRESSÃO, 2022). Explique o que significa esta “legalidade autoritária”?
Questão 3
Visite a página https://memoriasdaditadura.org.br/repressao/, leia o texto e escreva um parágrafo respondendo à pergunta: qual a importância da democracia?
Saiba mais
Operação Brother Sam
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-8a-serie/
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAHI0861) Identificar e compreender a estrutura política, econômica, social e cultural ao longo dos 21 anos de ditadura civil-militar no Brasil. |
Referencial Teórico | BRASIL. Ato Institucional Nº 1, de 9 de abril de 1964. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-01-64.htm> acesso em 26, out. 2022. BRASIL. Ato Institucional Nº 5, de 13 de dezembro de 1968. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm> acesso em 26, out. 2022. ORIGENS do golpe. Disponível em: <http://memoriasdaditadura.org.br/origens-do-golpe/> acesso em 26, out. 2022. PERÍODOS da ditadura. Disponível em <https://memoriasdaditadura.org.br/periodos-da-ditadura/> acesso em 26, out. 2022. REPRESSÃO. Disponível em: <https://memoriasdaditadura.org.br/repressao/> acesso em 28, out. 2022. |