Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Você já brincou de fazer sombra com as mãos na parede ou em um lençol branco?
Sabia que existe uma arte baseada nas sombras?
Sim, o teatro de sombra!
O teatro de sombras é uma forma de teatro em que as imagens são criadas através de sombras projetadas. Geralmente, as silhuetas são feitas com cartolina, papelão, tecido ou outros materiais, e são então criadas figuras que são iluminadas por trás para criar uma sombra na tela.
Essa técnica teatral é muito antiga e tem origem em vários países, como China, Índia, Turquia, Indonésia, França e África. Para alguns estudiosos, a origem do teatro de sombras reside na Pré-história, quando os homens das cavernas se aqueciam em volta da fogueira e perceberam as sombras com a iluminação do fogo.
Em geral, o teatro de sombras é caracterizado pela precisão na manipulação dos bonecos e a criação de uma atmosfera mágica que envolve espectadores de todas as idades.
Os temas abordados no teatro de sombras variam bastante: é possível encontrar apresentações que contam histórias infantis, lendas mitológicas, contos populares, além de trabalhos mais modernos, que usam a técnica para discutir questões sociais e políticas.
Se você ainda não viu uma apresentação de teatro de sombras ao vivo, eu recomendo que procure uma oportunidade para isso – é realmente uma experiência incrível e inesquecível!
Questão 1
Como são apresentadas as histórias no teatro de sombras?
A) Através de pinturas na tela.
B) Através de sombras projetadas
C) Através de marionetes manipuladas.
D) Através de cenários em miniatura.
Questão 2
Veja o vídeo a seguir:
Dentre os países apontados, o teatro de sombras tem maior probabilidade de ter surgido na:
A) China e França
B) Argentina, Brasil, Estados Unidos.
C) Argentina, Chile e Indonésia.
D) Inglaterra e África.
Questão 3
Vamos construir nosso espetáculo?
Vocês podem escolher entre as duas possibilidades
A – Construir um teatro de sombra para os fantoches
B – Construir uma estrutura para o espetáculo em que serão usados o corpo ou a mão.
Veja abaixo as dicas de construção de acordo com sua escolha A ou B:
Possibilidade A
- Escolha a história que irá ser contada de contos clássicos, fábulas ou que tenha sido criada por vocês anteriormente.
- Defina os personagens de acordo com a história a ser roteirizada. Há um arquivo com possibilidades de fantoches no Botão a seguir:
- Finalmente, iniciei a construção dos fantoches e depois do teatro. providencie os Materiais: uma caixa de papelão, uma folha branca fina, uma folha para fazer os personagens, uma fita adesiva, uma tesoura e um palito de picolé ou churrasco. Se quiser, uma tinta para pintar a caixa por fora.
Siga as etapas de acordo com as figuras abaixo:
Agora vamos construir nosso pequeno teatro. Siga as etapas da figura abaixo:
Atenção: um dos colegas deve ficar responsável por gravar (filmar com um celular ou câmera) a encenação para divulgar nas redes sociais ou em outros veículos de comunicação.
Possibilidade B
- Escolha a história que irá ser contada de contos clássicos, fábulas ou que tenha sido criada por vocês anteriormente.
- Defina os personagens de acordo com a história a ser roteirizada.
- Treine as formas e movimentos caso seja utilizada a sombra das mãos, veja a imagem abaixo como referência para copiar ou criar:
- Por fim, monte a estrutura de acordo com sua criatividade, mas não esqueça de deixar o ambiente o mais escuro possível e projetar a lanterna em diagonal para que não fique na frente das sobras e atrapalhe a plateia.
Atenção: um dos colegas deve ficar responsável por gravar (filmar com um celular ou câmera) a encenação para divulgar nas redes sociais ou em outros veículos de comunicação.
Para saber mais
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Contextos e Práticas: Modalidades teatrais e a diversidade de espaços cênicos Processos de Criação: Relações processuais entre diversas linguagens artísticas | Habilidades: (GO-EF05AR25-C) Reconhecer, apreciar, explorar e comparar diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro musical, teatro do oprimido, teatro de formas animadas – bonecos, sombras, objetos e máscaras, por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos, na diversidade de espaços cênicos: rua, palco, teatro, escola, feiras e circo, argumentando sobre suas particularidades. (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em: https://conceito.de/teatro-de-sombras |