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História – Revolução e Nação

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


REVOLUÇÃO E NAÇÃO

Se te perguntarem qual a sua nação ou qual a sua nacionalidade certamente você saberá responder. Mas, e se perguntarem o que é nação?

O conceito de nação que temos hoje formou-se na passagem do século XVIII para o XIX, na Europa, no contexto da crise do Antigo Regime. A nação foi a forma de legitimar o novo tipo de governo que surgia. O século XIX assistiu à expansão do nacionalismo.

O que é nação?

O historiador inglês Benedict Anderson definiu a nação como

Uma comunidade política imaginada – e imaginada como sendo intrinsecamente limitada e, ao mesmo tempo, soberana.

ANDERSON, 2008. p. 32.

Assim, ele apresenta os principais elementos que caracterizam a nação:

Ela é imaginada porque mesmo os membros da mais minúscula das nações jamais conhecerão, encontrarão ou nem sequer ouvirão falar da maioria de seus companheiros, embora todos tenham em mente a imagem viva da comunhão entre eles.

ANDERSON, 2008. p. 32.

A nação é limitada

… porque mesmo a maior delas, que agregue, digamos, um bilhão de habitantes, possui fronteiras finitas, ainda que elásticas, para além das quais existem outras nações.

ANDERSON, 2008. p. 33.

Ela é soberana

… porque o conceito nasceu na época em que o Iluminismo e a Revolução estavam destruindo a legitimidade do reino dinástico hierárquico de ordem divina.

ANDERSON, 2008. p. 34.

Relação entre revolução e nação

Como apontado nesta definição de Benedict Anderson, a consolidação da ideia de nação foi parte do processo revolucionário em curso no período. Eric Hobsbawm, outro historiador inglês, o chamou de “Era das Revoluções”.

Esse processo revolucionário que a Europa viveu entre 1789 e 1848 representou a maior transformação da história humana desde que o homem inventou a agricultura e a metalurgia, a escrita, a cidade e o Estado. O seu epicentro foi a França e a Inglaterra, de onde se espalhou para o mundo.

A transformação que se operou refletiu a crise do Antigo Regime. Foi o triunfo da indústria capitalista; da classe média ou da sociedade burguesa liberal; das economias e Estados de uma parte da Europa e da América do Norte; do capitalismo liberal burguês.

Para que ocorresse essa revolução um conjunto de emergências foram fundamentais: o aparecimento de um mercado mundial, de uma classe de empresários privados, de um Estado liberal; e o desenvolvimento de tecnologia, de conhecimento científico e da ideologia de uma crença no progresso individualista, secularista e racionalista.

Desta forma, Revolução, Nação e Nacionalismo andaram juntos na formação do mundo atual. hoje, a nacionalidade é parte fundamental na definição de cada pessoa.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Falando da definição de Benedict Anderson através de exemplos, dizer que a nação é uma comunidade imaginada significa:

(A) Que a república brasileira assenta a sua legitimidade para governar na ideia de nação e não na doutrina do direito divino do rei.

(B) Que você, sendo brasileiro, jamais conhecerá a maioria dos brasileiros, mas tem em mente a comunhão com todos os brasileiros.

(C) Que mesmo o Brasil sendo uma nação gigante, possui fronteiras para além das quais existem outras nações.

(D) Que você, brasileiro nato, não pode deixar as fronteiras do Brasil e adentrar o território de outra nação em hipótese alguma.

QUESTÃO 2

Marque a alternativa correta quanto à relação entre nação e revolução apontada no texto.

(A) Revolução e nação são sinônimos, são processos que se desenvolveram de forma simultânea na Europa.

(B) A ideia de nação surgiu como uma resposta do Antigo Regime ao processo revolucionário.

(C) O surgimento da ideia de nação é parte do processo revolucionário que marcou a crise do Antigo Regime.

(D) As ideias de revolução e nação surgiram em épocas e lugares diferentes, não há relação entre elas.

QUESTÃO 3

“Imagina-se a nação soberana porque o conceito nasceu na época em que o Iluminismo e a Revolução estavam destruindo a legitimidade do reino dinástico hierárquico de ordem divina” (ANDERSON, 2008. p. 34).

Escreva essa ideia de Benedict Anderson com suas próprias palavras.

QUESTÃO 4

Na história do Brasil, a ideia de nação serviu para tratar uma população heterogênea como algo homogêneo. Por exemplo, é muito forte a ideia de que o Brasil é um país formado por três raças: europeus, africanos e indígenas. Como se estes grupos tivessem participado da história do Brasil com as mesmas condições sociais, políticas e econômicas. Escreva um parágrafo expressando o que você pensa sobre isso.

Saiba mais

Identidade nacional brasileira

Canal Anísio Filho. Identidade nacional brasileira. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nIsIssus6y4> acesso em 21, out. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAHI0751) Compreender e problematizar o conceito de Revolução, Nação, Nacionalismo e Identidade Nacional no contexto das revoluções europeias do século XIX.
Referencial teórico:ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: 1789-1848. Tradução de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.