Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE DOIS GÊNEROS MUITO PRESENTES NO CAMPO DA VIDA PÚBLICA: O CARTAZ E O FOLHETO.
ESTA SEQUÊNCIA TEM COMO TEMA A HIGIENE E A SAÚDE.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
O CARTAZ É UM GÊNERO TEXTUAL PRODUZIDO DE FORMA CLARA E OBJETIVA, PARA FACILITAR A COMPREENSÃO NO MOMENTO DA LEITURA. ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DO CARTAZ, ESTÁ: DIVULGAR ALGUÉM, ALGUM EVENTO OU ALGUMA COISA. O CARTAZ TEM O OBJETIVO DE TRANSMITIR UMA MENSAGEM.
SÃO COLOCADOS EM LOCAIS POR ONDE PASSAM MUITAS PESSOAS, PARA QUE SEJAM VISTOS. ALÉM DA IMAGEM O CARTAZ COSTUMA APRESENTAR TEXTOS CURTOS, OS SLOGANS. VEJA O CARTAZ SEGUINTE:
1- QUAL É O ASSUNTO DO CARTAZ?
_______________________________________________________________________________________________________________________
2- EM SUA OPINIÃO, QUAL É A UTILIDADE DESSE CARTAZ?
______________________________________________________________________________________________________________________
3- QUAL É O SLOGAN?
_____________________________________________________________________________________________________________________
4- CRIE UM SLOGAN ADEQUADO AOS CARTAZES ABAIXO. BOM TRABALHO!
A) CARTAZ 1
B) CARTAZ 2
QUESTÃO 2
VOCÊ SABIA QUE O TERMO FOLHETO SE REFERE AOS OBJETOS IMPRESSOS QUE TÊM POR FINALIDADE DAR INFORMAÇÃO AO PÚBLICO? ISSO MESMO! O FOLHETO É UM TEXTO PUBLICITÁRIO CURTO, NORMALMENTE IMPRESSO EM FOLHA AVULSA, COM DISTRIBUIÇÃO CORPO A CORPO FEITA EM LOCAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO. TEM A FINALIDADE DE CRIAR NO LEITOR A NECESSIDADE DE ADQUIRIR UM PRODUTO, VISITAR UM LUGAR, PARTICIPAR DE UM EVENTO OU DE UMA CAMPANHA. GERALMENTE OS FOLHETOS CONTAM COM IMAGENS, CORES VIVAS, TÍTULOS, LETRAS GRANDES E CHAMATIVAS, DIAGRAMAS FÁCEIS DE ENTENDER. SABENDO DISSO, QUE TAL PRODUZIR UM FOLHETO INFORMATIVO? ESCOLHA UM ASSUNTO DENTRO DO TEMA SAÚDE E HIGIENE, LEIA O ROTEIRO E ELABORE SEU FOLHETO.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 1 E ATIVIDADE 1 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-2o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, entre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). (EF02LP18-B) Produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais, como tamanho da letra, layout, imagens, adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |