You are currently viewing Língua Portuguesa – Saúde, higiene e informação

Língua Portuguesa – Saúde, higiene e informação

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE DOIS GÊNEROS MUITO PRESENTES NO CAMPO DA VIDA PÚBLICA: O CARTAZ E O FOLHETO.

ESTA SEQUÊNCIA TEM COMO TEMA A HIGIENE E A SAÚDE.

Disponível em:     <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menina-feliz-que-toma-um-banho_28458684.htm#query=CRIAN%C3%87A%20NA%20BANHEIRA%20DESENHO&position=2&from_view=search> Acesso em 25, setembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – SAÚDE, HIGIENE E INFORMAÇÃO

QUESTÃO 1

O CARTAZ É UM GÊNERO TEXTUAL PRODUZIDO DE FORMA CLARA E OBJETIVA, PARA FACILITAR A COMPREENSÃO NO MOMENTO DA LEITURA. ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DO CARTAZ, ESTÁ: DIVULGAR ALGUÉM, ALGUM EVENTO OU ALGUMA COISA. O CARTAZ TEM O OBJETIVO DE TRANSMITIR UMA MENSAGEM.

SÃO COLOCADOS EM LOCAIS POR ONDE PASSAM MUITAS PESSOAS, PARA QUE SEJAM VISTOS. ALÉM DA IMAGEM O CARTAZ COSTUMA APRESENTAR TEXTOS CURTOS, OS SLOGANS. VEJA O CARTAZ SEGUINTE:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022

1- QUAL É O ASSUNTO DO CARTAZ?

_______________________________________________________________________________________________________________________

2- EM SUA OPINIÃO, QUAL É A UTILIDADE DESSE CARTAZ?

______________________________________________________________________________________________________________________

3- QUAL É O SLOGAN?

_____________________________________________________________________________________________________________________

4- CRIE UM SLOGAN ADEQUADO AOS CARTAZES ABAIXO. BOM TRABALHO!

A) CARTAZ 1

  Disponível em:  <https://www.canva.com/design > Acesso em 25, setembro de 2022.

B) CARTAZ 2

Disponível em:  <https://www.canva.com/design > Acesso em 25, setembro de 2022.

QUESTÃO 2

VOCÊ SABIA QUE O TERMO FOLHETO SE REFERE AOS OBJETOS IMPRESSOS QUE TÊM POR FINALIDADE DAR INFORMAÇÃO AO PÚBLICO? ISSO MESMO! O FOLHETO É UM TEXTO PUBLICITÁRIO CURTO, NORMALMENTE IMPRESSO EM FOLHA AVULSA, COM DISTRIBUIÇÃO CORPO A CORPO FEITA EM LOCAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO. TEM A FINALIDADE DE CRIAR NO LEITOR A NECESSIDADE DE ADQUIRIR UM PRODUTO, VISITAR UM LUGAR, PARTICIPAR DE UM EVENTO OU DE UMA CAMPANHA. GERALMENTE OS FOLHETOS CONTAM COM IMAGENS, CORES VIVAS, TÍTULOS, LETRAS GRANDES E CHAMATIVAS, DIAGRAMAS FÁCEIS DE ENTENDER. SABENDO DISSO, QUE TAL PRODUZIR UM FOLHETO INFORMATIVO? ESCOLHA UM ASSUNTO DENTRO DO TEMA SAÚDE E HIGIENE, LEIA O ROTEIRO E ELABORE SEU FOLHETO.

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menina-escrevendo-com-lapis-isolado_7037305.htm#page=6&query=CRIAN%C3%87A%20ESCREVENDO%20DESENHO&position=20&from_view=search> Acesso em 25, setembro de 2022

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 1 E ATIVIDADE 1 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-2o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, entre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

(EF02LP18-B) Produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais, como tamanho da letra, layout, imagens, adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.