You are currently viewing Língua Portuguesa – A entrevista e seu dialogismo

Língua Portuguesa – A entrevista e seu dialogismo

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – A entrevista e seu dialogismo é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A entrevista

A entrevista é um gênero textual jornalístico de caráter informativo e seus principais veículos de comunicação são os jornais, revistas, televisão, rádio e internet. O gênero entrevista é marcado pela oralidade, produzido pela interação entre duas ou mais pessoas, ou seja, o entrevistador, (ou entrevistadores) responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas. A entrevista possui uma função social muito importante, ela é fundamental para aquisição do conhecimento, e necessária quando o assunto é a formação de opinião, seja a respeito de um tema polêmico ou sobre uma personalidade emblemática. A entrevista pode compor uma parte de uma reportagem ou notícia. Mas em outros âmbitos, existem outras formas de entrevista como a entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social. Apesar de ser uma modalidade dinâmica, a entrevista muitas vezes passa pelo processo da transcrição entre a versão oral até a versão escrita, e manter suas marcas enunciativas e originalidade é algo imprescindível.


QUESTÃO 1

A entrevista é um gênero textual jornalístico marcado pelo dialogismo e a interação. Mencione aqui os veículos de circulação de uma entrevista.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/entrevista-discurso-confer%c3%aancia-7009643/>. Acesso em: 17 de outubro de 2022.

QUESTÃO 2

Uma das principais características da entrevista é a oralidade, no entanto a entrevista não é uma exclusividade dos gêneros jornalísticos. A partir destes conceitos, quais são os principais tipos de entrevista?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://cdn.pixabay.com/photo/2022/01/22/01/55/interview-6956089_960_720.png> Acesso em: 17 de outubro de 2022.

QUESTÃO 3

Por muito tempo uma entrevista era estruturada da seguinte maneira: definição do tema, roteiro, título e revisão. No entanto, atualmente com o imediatismo da internet as entrevistas ocorrem com muita espontaneidade. Você já assistiu alguma entrevista pelas redes sociais? Como foi esta experiência?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/ariadna-oltra-artur-mas-catalonia-883879/> Acesso em: 17 de outubro de 2022.

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar o assunto: a entrevista e seu dialogismo, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero textual.

CANAL REGINA CACIA “Gênero entrevista”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=QK2JWEVgnwE> Acesso em: 17 out 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJALP0725) Produzir reportagem impressa e realizar revisão/edição textual.
Referencial teórico:   FÁVERO, L.L. Coesão e coerência textuais. 9ªed.São Paulo: Ática, 2000. 104p.

HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A. N.; BEZERRA, M.
A.Gêneros Textuais & Ensino. 2ªed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p.180-193.

KOCH, I,G.V. A coesão textual. 18ed. São Paulo: Contexto, 2003. 84p. __. Desvendando os segredos do texto. 5ªed. São Paulo: Cortez, 2006.

KOCH, Ingedore Villaça; MARCUSHI, Luiz Antônio. Processos de Referenciação Na Produção Discursiva.