ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
GINÁSTICA PARA TODOS
A GINÁSTICA É UMA DAS PRÁTICAS CORPORAIS MAIS ANTIGAS, E ATUALMENTE EXISTE UMA VARIEDADE DE FORMAS DESSA ATIVIDADE, DIVIDIDAS EM MODALIDADES COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS.
ESSA DIVERSIDADE POSSIBILITA A PARTICIPAÇÃO TANTO DE ATLETAS PROFISSIONAIS QUANTO DE PESSOAS COMUNS, QUE BUSCAM COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS, INTEGRAÇÃO, DIVERSÃO, BEM-ESTAR E SAÚDE.
AS MODALIDADES COMPETITIVAS SÃO AQUELAS GERALMENTE VISTAS EM COMPETIÇÕES TELEVISIONADAS, COMO A GINÁSTICA ARTÍSTICA E A RÍTMICA. POR OUTRO LADO, AS NÃO COMPETITIVAS INCLUEM A GINÁSTICA DE ACADEMIA E A GINÁSTICA PARA TODOS.
A GINÁSTICA PARA TODOS É CONSIDERADA DE DEMONSTRAÇÃO. É A MODALIDADE MAIS DEMOCRÁTICA, POIS PODE SER PRATICADA POR INDIVÍDUOS DE TODAS AS IDADES, GÊNEROS E HABILIDADES. ELA COMBINA ELEMENTOS GÍMNICOS, DANÇA, EXPRESSÕES FOLCLÓRICAS, JOGOS E OUTRAS PRÁTICAS CORPORAIS EM UMA ÚNICA COREOGRAFIA.
A PRÁTICA DA GINÁSTICA PARA TODOS FAVORECE A INTERAÇÃO SOCIAL E PODE OFERECER UMA VARIEDADE DE BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, INCLUINDO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE, FORTALECIMENTO MUSCULAR, MELHORA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO, PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO DO PESO CORPORAL E PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS.
QUESTÃO 1
GINÁSTICA PARA TODOS É UMA MODALIDADE DE GINÁSTICA
(A) COMPETITIVA.
(B) ACROBÁTICA.
(C) DEMONSTRATIVA.
(D) RÍTMICA.
QUESTÃO 2
UMA DAS CARACTERÍSTICA DA GINÁSTICA PARA TODOS É A
(A) PERFORMANCE.
(B) EXCLUSÃO.
(C) SEGREGAÇÃO.
(D) INCLUSÃO.
QUESTÃO 3
LEIA O TEXTO ABAIXO:
AGORA RESPONDA:
A) NA SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS CONTRA OS IDOSOS? VOCÊ CONCORDA COM ESSES ESTEREÓTIPOS? JUSTIFIQUE.
B) A GINÁSTICA PARA TODOS É VOLTADA PARA PESSOAS DE TODAS AS IDADES. VOCÊ ACREDITA QUE ESSA INTERAÇÃO ENTRE DIFERENTES GERAÇÕES PODE RESULTAR EM CONFLITOS DEVIDO A ESTEREÓTIPOS SOBRE OS IDOSOS? EM OUTRAS PALAVRAS, PODE HAVER CHOQUE DE VISÕES, VALORES E MOTIVAÇÕES ENTRE OS PARTICIPANTES DA MODALIDADE QUE POSSAM LEVAR À EVASÃO? O QUE PODE SER FEITO PARA EVITAR ESSE CENÁRIO?
QUESTÃO 4
A GINÁSTICA PARA TODOS PODE OFERECER UMA VARIEDADE DE BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. SENDO UM DELES O/A
(A) DIMINUIÇÃO DA QUALIDADE DO SONO.
(B) FAVORECIMENTO DO GANHO DE PESO.
(C) AUMENTO DO RISCO DE DOENÇAS CRÔNICAS.
(D) MELHORA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO.
QUESTÃO 5
FOI REALIZADA UMA PESQUISA PARA ANALISAR OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA PARA TODOS PARA OS PARTICIPANTES. OBSERVE:
AGORA RESPONDA:
A) QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS APRESENTADOS NO GRÁFICO?
B) QUAL FOI O BENEFÍCIO MAIS EVIDENCIADO PELOS PARTICIPANTES?
C) QUAL O BENEFÍCIO MENOS EVIDENCIADO PELOS PARTICIPANTES?
D) E VOCÊ, SE FOSSE PARA INICIAR A PRÁTICA DE GINÁSTICA PARA TODOS, QUAIS BENEFÍCIOS BUSCARIA?
SAIBA MAIS
PARA SABER SE NA ATUALIDADE O TERMO CORRETO É GINÁTICA GERAL OU GINÁSTICA PARA TODOS, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0116) Conhecer a importância da ginástica para a saúde. (EJAEF0119) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presente na ginástica. (EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. |
Referências | AYOUB, E. Ginástica Geral e Educação Física Escolar. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, v.2, p.11-137, 2007. SOUZA, E. P. M. de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. Campinas, 1997. 163 p. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual de Campinas, 1997. FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA. História da Ginástica para todos. Disponível em: FIG – Disciplina (www-gymnastics-sport.translate.google). Acesso em 28 de outubro de 2022. |