You are currently viewing Educação Física: Ginástica e Qualidade de Vida

Educação Física: Ginástica e Qualidade de Vida

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by storyset on Freepik

Ginástica e Qualidade de Vida

Chamamos de ginástica o conjunto amplo e diversificado de exercícios físicos sistematizados e realizados com o objetivo de melhorar nosso condicionamento físico, explorar as possibilidades acrobáticas do corpo, desenvolver a conscientização corporal e até mesmo, se adequar a algum padrão estético.

A prática de ginástica pode trazer muitos benefícios para nossa saúde e melhorar nossa qualidade de vida.

A qualidade de vida é uma condição de saúde e bem estar físico, emocional e social, que vai além da simples ausência de doenças.

Ela se desenvolve a partir de uma série de fatores determinantes e condicionantes como alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e de lazer, condições de moradia, trabalho, acesso à serviços de saúde de qualidade etc.

Através da prática de ginástica podemos melhorar nosso condicionamento físico e fortalecer nossos músculos e ossos, bem como melhorar nossa resistência cardiopulmonar.

A prática de ginástica também promove a regulação do metabolismo e estimula a produção de neurotransmissores e hormônios, o que é fundamental não só para o nosso humor, como para a regulação de todas as reações químicas do corpo.

Tudo isso pode ajudar a prevenir, tratar e até se recuperar de doenças causadas pelo estresse, sedentarismo, ansiedade e o envelhecimento, como pressão arterial alta, osteoporose, problemas cardíacos, depressão e diabetes.

Podemos praticar a ginástica em diversos locais, em casa, nas praças – onde existem as academias ao ar livre e pistas de cooper, em academias de musculação, crossfit, parkour ou pilates e até na escola nas suas aulas de Educação Física.

Questão 1

A qualidade de vida é um estado de bem estar físico, emocional e social que se desenvolve

(A) exclusivamente por minhas ações pessoais.

(B) exclusivamente por ações dos governantes.

(C) independente de minhas ações ou ações do governo.

(D) a partir de fatores como alimentação correta, prática de atividade física e condições de moradia e trabalho.

Questão 2

Através da prática de ginástica podemos

(A) desenvolver apenas nosso condicionamento físico.

(B) apenas explorar as possibilidades acrobáticas do corpo.

(C) apenas desenvolver nossa conscientização corporal.

(D) desenvolver nosso condicionamento físico, explorar as possibilidades acrobáticas do corpo e desenvolver a conscientização corporal.

Questão 3

Que benefícios a prática da ginástica pode trazer para a nossa saúde e qualidade de vida?

Questão 4

Em que locais do seu bairro é possível praticar ginástica?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a relação da ginástica com a qualidade de vida:

Ginástica e Qualidade de Vida

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/Y-lH5ECiwQk
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0718) Refletir os conceitos de ginástica na atualidade relacionando-os à saúde e qualidade de vida.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022