Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

América Latina: Recursos naturais e economia
Os povos que vivem na América Latina têm dependência dos recursos naturais para atender às suas necessidades mais básicas de sobrevivência. No entanto, a economia dos países latinos apresenta forte dependência da exportação de seus recursos naturais, sejam eles in natura, utilizados em algum processo produtivo, ou apresentando qualquer grau de beneficiamento.
A América Latina apresenta elevada desigualdade social, o que gera alta concentração fundiária e dificulta o desenvolvimento social da região. Os países abrigam transnacionais nos setores extrativistas e indústrias responsáveis pelo beneficiamento dos recursos. Ainda assim, a região apresenta baixo beneficiamento dos recursos extraídos, o que gera a exportação de produtos com baixo valor agregado.
Considerando as características econômicas dos países latino-americanos, podemos regionalizar a área em países emergentes, países com economia de base agropecuária e países de economia de base mineral.
Os países com economia de base mineral apresentam uma economia diversificada, mas com base na extração de recursos minerais. A Venezuela, por exemplo, ganha destaque pelas reservas de petróleo e gás. Colômbia e Equador, além da extração de petróleo, apresentam números expressivos na colheita de banana e café. O Chile tem como base econômica o cobre; no Peru, prata, ouro e cobre; já na Bolívia, lítio e estanho.
Paraguai, Uruguai e os países da América Central, apresentam economias de base agropecuária. Ainda que suas economias sejam diversificadas, os produtos agropecuários recebem destaque e são importantes para as economias dessas nações.
O grupo de países emergentes na América Latina é formado por Argentina, Brasil e México. São países que apresentam bom desenvolvimento econômico e indicadores sociais frágeis, além de uma industrialização tardia, por volta de 1930. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) dos países latinos emergentes somados representava 75% do PIB da América Latina inteira. A Argentina tem o 22° maior PIB mundial, o Brasil, o 11°, e o México, o 14°.
Questão 01
Considerando as questões socioeconômicas dos países latinos, podemos classificar um grupo de países como emergentes. Na América Latina são emergentes
(A) Paraguai, Uruguai e Venezuela.
(B) Argentina, Brasil e México.
(C) Chile, Bolívia e Equador.
(D) Colômbia, Peru e Venezuela.
Questão 02
Os recursos naturais, em sua grande maioria, não são infinitos e precisam ser extraídos com responsabilidade tanto na perspectiva de minimizar os impactos sociais e ambientais da atividade extrativista, quanto na consciência do tempo de renovação de determinado recurso.
Considerando a dependência dos países latinos da exportação de recursos naturais, quais investimentos podem ser feitos para criar novas dinâmicas econômicas?
Questão 03
Na América Central, os países apresentam economia diversificada e
(A) com base econômica predominantemente industrial.
(B) têm suas bases econômicas voltadas principalmente para a exportação de recursos minerais.
(C) apresentam economias de base agropecuária, com destaque para produtos agrícolas.
(D) por isso são considerados países emergentes com alto desenvolvimento econômico.
Questão 04
Explique como a dependência da exportação de recursos naturais impacta o desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos. Inclua em sua resposta a relação entre a baixa diversificação econômica e os desafios enfrentados na redução da desigualdade social na região.
SAIBA MAIS
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/
| Habilidade: | (EF08GE22-A) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso e importância para a produção de matéria-prima e energia. |
| Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ___________. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. CACCIAMALI, M. C; BOBIK, M; CELLI, U. J. Em busca de uma nova inserção da América Latina na economia global. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000200007>. Acesso em: 08 out. 2022. GONÇALVES, R. J. de A. F. Capitalismo extrativista na América Latina e as contradições da mineração em grande escala no Brasil. Brazilian Journal of Latin American Studies, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 38-55, 2017. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/133593>. Acesso em: 08 out. 2022. MACHADO, L. T. A teoria da dependência na América Latina. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/mjsc7pDvgJxjSNFFM6NwmGN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 08 out. 2022. MORAES, A. C. de. O social na América Latina: Dilemas e perspectivas. Brazilian Journal of Latin American Studies, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 23-36, 2004. Disponível em:< https://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/81782>. Acesso em: 08 out. 2022. |
