You are currently viewing Língua Portuguesa – Família de Carlos Drummond de Andrade

Língua Portuguesa – Família de Carlos Drummond de Andrade

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Pixabay.com. Disponível em <https://pixabay.com/pt/vectors/m%c3%a3e-crian%c3%a7a-fam%c3%adlia-a-pessoa-1831654>. Acesso em: 10 de outubro de 2022.

FAMÍLIA – CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Carlos Drummond de Andrade é considerado como um poeta atemporal e sua poesia faz elos perfeitos entre temáticas abordadas no passado e que fazem ressonância com o presente. O poeta Carlos Drummond de Andrade Drummond foi o grande precursor da Poesia de 30, suas obras apresentam um estilo contemporâneo, por escrever versos livres, sem preocupações com métricas ou erudições da linguagem. Seu lirismo é marcado por inquietações sobre o mundo e a nossa existência. Seus poemas apresentam temáticas reflexivas, carregados de um tom radical e consciente dos problemas sociais. Um dos temas mais recorrentes na poesia de Carlos Drummond de Andrade é a família, enquanto núcleo ou mesmo parte da nossa origem. Veja agora alguns traços do lirismo social feito por Drummond inseridos em sua poesia intitulada  ” Família”

Família – Carlos Drummond de Andrade

Três meninos e duas meninas,

Sendo uma ainda de colo.

A cozinheira preta, a copeira mulata,

O papagaio, o gato, o cachorro,

As galinhas gordas no palmo de horta

E a mulher que trata de tudo.

A espreguiçadeira, a cama, a gangorra,

O cigarro, o trabalho, a reza,

A goiabada na sobremesa de domingo,

O palito nos dentes contentes,

O gramofone rouco toda noite

E a mulher que trata de tudo.

O agiota, o leiteiro, o turco,

O médico uma vez por mês,

O bilhete todas as semanas

Branco! Mas a esperança sempre verde.

E a mulher que trata de tudo

E a felicidade.

 O poema está dividido em três estrofes distribuídas em dezoito versos livres que remetem às noções familiares com os seus membros adultos, suas crianças e até mesmo animais domésticos. Cada estrofe do poema apresenta uma enumeração que menciona uma contagem ora de objetos, ora de pessoas, ora de animais que perfazem a realidade de um núcleo familiar. No entanto; no final de cada estrofe um verso em particular se repete: ” e a mulher que trata de tudo”.

 A vida em família ainda é um tema muito presente e especial para a poesia brasileira, suas recordações, suas perspectivas, seus encantamentos e claro suas responsabilidades são direcionados muitas vezes à figura da mulher, mãe, dona de casa e esposa. No poema família Drummond direciona atribuições a figura feminina da mulher, que inicia nas obrigações e segue com a felicidade, e é exatamente a palavra felicidade que descreve o desfecho da última estrofe, como se em uma família não existisse maus momentos, uma vez que a mulher trata de tudo e a felicidade também.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Troque ideias com seus amigos e em seguida responda, esta concepção de família apontada no poema de Drummond corresponde a sua? Ou corresponde às famílias que você conhece?

Fonte: Commons.wikimedia.org. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ELIZA_MELLO_-_ALMO%C3%87O_EM_FAMILIA.jpg>. Acesso em: 10 de outubro de 2022.

QUESTÃO 2

A enumeração ao longo do poema é marcada por um sinal de pontuação. Que pontuação é esta? Qual o seu efeito de sentido para os versos?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em <https://pixabay.com/pt/vectors/fam%c3%adlia-quadro-pessoas-filho-papai-2789594/>. Acesso em: 10 de outubro de 2022.

QUESTÃO 3

Tomando como princípio a construção de uma família, em sua opinião, quem seria “a mulher que trata de tudo”, mencionada repetida três vezes no texto?

QUESTÃO 4

“O palito nos dentes contentes”

(…)

 Retirado da segunda estrofe, o verso acima aponta a repetição do fonema /t/, considerado como recurso sonoro este fenômeno se chama:

(A) aliteração

(B) assonância

(C) anáfora

(D) personificação

QUESTÃO 5

Formado por três estrofes o poema “Família” de Carlos Drummond de Andrade aborda de forma singular a vida cotidiana, por não apresentar nenhuma rima os seus versos são:

(A) repetidos

(B) livres

(C) fixos

(D) modernos


SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar a poesia: Família de Carlos Drummond de Andrade, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre esta referida obra literária.

CANAL REGINA CACIA “Carlos Drummond de Andrade – Família”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=mGmsgYOP6LU&t=44s> Acesso em: 10 out 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0417) Compreender, com o auxílio do professor, como se realiza uma pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas
 
(EJALP0418) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se, passar o tempo, recitar, compartilhar informações, apreciar, vivenciar diferentes situações de leitura
 
Referencial teórico:ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967. p. 69

BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora Hucitec; Annablume, 2002.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 32. ed. São Paulo:  Cultrix, 1994.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Drummond: o gauche no tempo. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008..