You are currently viewing Educação Física: Origem e Evolução da Ginástica

Educação Física: Origem e Evolução da Ginástica

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Origem e Evolução da Ginástica

Existem diferentes formas de ginásticas, criadas em diferentes lugares e períodos históricos, para atender a diferentes interesses e necessidades, conforme as características de cada sociedade que criava ou praticava alguma forma de ginástica ou movimento gímnico.

Os movimentos gímnicos básicos – correr, saltar, rolar, pendurar-se e equilibrar-se – são praticados pelos seres humanos desde a pré-história, mas como forma de sobrevivência. Com o passar do tempo, esses movimentos passaram a ser realizados com outros objetivos.

Os gregos foram a primeira sociedade ocidental a sistematizar a prática de ginástica, ou seja, eles criaram exercícios específicos, locais apropriados e até instrutores de ginástica. Para os gregos a prática de ginástica era essencial para um corpo e uma mente saudável.

Os romanos herdaram muitas das práticas gregas, entre elas a prática de ginástica, principalmente, para fins militares. Mas, com o fim do império romano a prática de ginástica começou a ser desestimulada até que se tornou proibida na idade média, com exceção aos militares e artistas de circo.

Outras culturas também desenvolveram diferentes formas de ginástica ainda na antiguidade, entre elas podemos destacar, por exemplo, as culturas orientais, como a China e a Índia, que desenvolveram diferentes práticas de ginástica com base em exercícios de alongamento e controle da respiração, como a YOGA que tem como objetivo desenvolver uma conscientização corporal.

Na Idade Moderna a ginástica voltou a ser valorizada, passando a ser vista como uma atividade importante para a formação da moral e para o desenvolvimento do condicionamento físico, o que era necessário tanto para o aumento da produtividade dos trabalhadores, quanto para criar uma nação preparada para defender o país na guerra.

Atualmente a prática de ginástica é estimulada e diversificada, com muitas opções para se atender a diferentes objetivos, principalmente, os voltados ao condicionamento físico, para o lazer, para o desenvolvimento da conscientização corporal, para realizar acrobacias e até mesmo competições.

Questão 1

Foram a primeira sociedade ocidental a sistematizar a ginástica, criaram exercícios específicos, locais apropriados para os treinos e até instrutores de ginástica. Praticavam ginástica como forma de melhorar o condicionamento físico, para manter um determinado padrão estético, como forma de preparação para a guerra e até mesmo como forma de homenagear os seus deuses, que segundo suas tradições viviam no Monte Olímpio. Para eles, a prática de ginástica era essencial para um corpo e uma mente saudável. A descrição acima se refere a qual sociedade da antiguidade?

(A) Os Romanos

(B) Os egípcios