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Matemática – Problemas com porcentagem

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5° Período (7ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Porcentagem

Neste texto abordaremos 3 situações problemas envolvendo porcentagem. Antes farei um breve resumo do que é porcentagem e como calculá-la.

Imagem: canva.com/porcentagem

O que é porcentagem?

Porcentagem (%) é uma maneira de mostrar partes de algo em relação a 100. 

Por exemplo:

  • 50% representa a metade de alguma coisa.
  • 25% representa a quarta parte de alguma coisa.
  • 10% representa a décima parte de alguma coisa.

Como calcular a porcentagem de uma quantidade?

Basta dividir essa quantidade por 100 e multiplicar o resultado pela porcentagem

Exemplo:

  • Um smartphone que originalmente custava 800 reais está à venda com um desconto de 20%. Qual é o valor do desconto?

Desconto = 20% de 800 reais = 800 : 100 x 20 = 8 x 20 = 160 reais

Como calcular o valor percentual entre duas quantidades?

Basta dividir o menor valor pelo maior e multiplicar o resultado por 100.

Exemplo:

  • Em uma classe de 30 alunos, 12 alunos são meninas. Qual é a porcentagem de alunos do sexo feminino na classe?

Porcentagem = 12 : 30 x 100 = 40%

Situação problema 1

Luciana contabilizou que seu carro costumava gastar 80 reais por semana em gasolina. Após realizar uma revisão, ela percebeu que o gasto reduziu para 50 reais por semana. Qual é a porcentagem de economia de combustível que Luciana conseguiu?

Economia = 80 – 50 = 30 reais

Valor percentual = menor valor : maior valor x 100 = 30 : 80 x 100 = 37,5%

Situação problema 2

Uma loja de vestuário está oferecendo um desconto de 20% em todos os itens. Se um vestido custa originalmente 180 reais, qual será o preço após o desconto?

Desconto = 20% de 180 = 180 : 100 x 20 = 1,80 x 20 = 36 reais

Preço do vestido após o desconto = 180 – 36 = 144 reais.

Situação problema 3

João recebeu um aumento salarial de 12% em seu salário mensal de 2380 reais. Qual é o valor do seu novo salário?

Aumento = 15% de 2380 = 2380 : 100 x 15 = 23,80 x 15 = 357 reais

Novo salário = 2380 + 357 = 2737 reais.

Uma mensagem!

Reflita nas compras à prazo e à vista, lembre-se de considerar os juros associados à opção parcelada. Faça escolhas conscientes e mantenha o equilíbrio entre os seus desejos e cuidado com suas finanças.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Três irmãos, Paulo, João e Pedro, vão dividir a comissão da venda de um imóvel da família. Metade da comissão cabe a Paulo, por ser o mais velho e a outra metade será dividida em 60% do valor para João e 40% para Pedro. A comissão total da venda será de 8% sobre o valor do imóvel, que é de R$248.000,00.

Determinar, em reais, a comissão:

A) do Paulo.

B) do Pedro.

C) do João.

QUESTÃO 02

Um supermercado vende caixinhas de achocolatados em pacotes com 12 peças. A venda é feita da seguinte forma:

   • Um  pacote é vendido por R$46,08.

   • na compra de dois pacotes, o segundo tem 40% de desconto sobre o seu valor.

Determine:

A) O valor de cada caixinha de achocolatado do primeiro pacote.

B) O valor do segundo pacote.

C) O valor de cada caixinha de achocolatado do segundo pacote.

D) O valor de cada caixinha de achocolatado, na compra de 2 pacotes.

QUESTÃO 03

Um professor recebe um salário mensal de R$5400,00. Ele gasta 10% do seu salário com transporte e 30% com alimentação. O valor que sobra, do salário desse professor, para outras despesas é 

(A) R$3210,00.

(B) R$3220,00.

(C) R$3230,00.

(D) R$3240,00.

QUESTÃO 04

Carlos recebe um salário mensal de R$2500,00 e acaba de receber um bônus de 8% sobre o seu salário. O valor total do seu salário, do Carlos, após o recebimento do bônus é

(A) R$2250,00.

(B) R$2600,00.

(C) R$2350,00.

(D) R$2700,00.

SAIBA MAIS

O vídeo abaixo vai te ajudar na resolução destes problemas.

Vídeo do canal do prof. Hélio no YouTube

Canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAMA0705) Interpretar, resolver situações-problema que envolvam porcentagens, no contexto da educação financeira.
Referencial TeóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 8° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018.