Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5° Período (7ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Porcentagem
Neste texto abordaremos 3 situações problemas envolvendo porcentagem. Antes farei um breve resumo do que é porcentagem e como calculá-la.
Imagem: canva.com/porcentagem
O que é porcentagem?
Porcentagem (%) é uma maneira de mostrar partes de algo em relação a 100.
Por exemplo:
- 50% representa a metade de alguma coisa.
- 25% representa a quarta parte de alguma coisa.
- 10% representa a décima parte de alguma coisa.
Como calcular a porcentagem de uma quantidade?
Basta dividir essa quantidade por 100 e multiplicar o resultado pela porcentagem.
Exemplo:
- Um smartphone que originalmente custava 800 reais está à venda com um desconto de 20%. Qual é o valor do desconto?
Desconto = 20% de 800 reais = 800 : 100 x 20 = 8 x 20 = 160 reais
Como calcular o valor percentual entre duas quantidades?
Basta dividir o menor valor pelo maior e multiplicar o resultado por 100.
Exemplo:
- Em uma classe de 30 alunos, 12 alunos são meninas. Qual é a porcentagem de alunos do sexo feminino na classe?
Porcentagem = 12 : 30 x 100 = 40%
Situação problema 1
Luciana contabilizou que seu carro costumava gastar 80 reais por semana em gasolina. Após realizar uma revisão, ela percebeu que o gasto reduziu para 50 reais por semana. Qual é a porcentagem de economia de combustível que Luciana conseguiu?
Economia = 80 – 50 = 30 reais
Valor percentual = menor valor : maior valor x 100 = 30 : 80 x 100 = 37,5%
Situação problema 2
Uma loja de vestuário está oferecendo um desconto de 20% em todos os itens. Se um vestido custa originalmente 180 reais, qual será o preço após o desconto?
Desconto = 20% de 180 = 180 : 100 x 20 = 1,80 x 20 = 36 reais
Preço do vestido após o desconto = 180 – 36 = 144 reais.
Situação problema 3
João recebeu um aumento salarial de 12% em seu salário mensal de 2380 reais. Qual é o valor do seu novo salário?
Aumento = 15% de 2380 = 2380 : 100 x 15 = 23,80 x 15 = 357 reais
Novo salário = 2380 + 357 = 2737 reais.
Uma mensagem!
Reflita nas compras à prazo e à vista, lembre-se de considerar os juros associados à opção parcelada. Faça escolhas conscientes e mantenha o equilíbrio entre os seus desejos e cuidado com suas finanças.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Três irmãos, Paulo, João e Pedro, vão dividir a comissão da venda de um imóvel da família. Metade da comissão cabe a Paulo, por ser o mais velho e a outra metade será dividida em 60% do valor para João e 40% para Pedro. A comissão total da venda será de 8% sobre o valor do imóvel, que é de R$248.000,00.
Determinar, em reais, a comissão:
A) do Paulo.
B) do Pedro.
C) do João.
QUESTÃO 02
Um supermercado vende caixinhas de achocolatados em pacotes com 12 peças. A venda é feita da seguinte forma:
• Um pacote é vendido por R$46,08.
• na compra de dois pacotes, o segundo tem 40% de desconto sobre o seu valor.
Determine:
A) O valor de cada caixinha de achocolatado do primeiro pacote.
B) O valor do segundo pacote.
C) O valor de cada caixinha de achocolatado do segundo pacote.
D) O valor de cada caixinha de achocolatado, na compra de 2 pacotes.
QUESTÃO 03
Um professor recebe um salário mensal de R$5400,00. Ele gasta 10% do seu salário com transporte e 30% com alimentação. O valor que sobra, do salário desse professor, para outras despesas é
(A) R$3210,00.
(B) R$3220,00.
(C) R$3230,00.
(D) R$3240,00.
QUESTÃO 04
Carlos recebe um salário mensal de R$2500,00 e acaba de receber um bônus de 8% sobre o seu salário. O valor total do seu salário, do Carlos, após o recebimento do bônus é
(A) R$2250,00.
(B) R$2600,00.
(C) R$2350,00.
(D) R$2700,00.
SAIBA MAIS
O vídeo abaixo vai te ajudar na resolução destes problemas.
Vídeo do canal do prof. Hélio no YouTube
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAMA0705) Interpretar, resolver situações-problema que envolvam porcentagens, no contexto da educação financeira. |
Referencial Teórico | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 8° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |