Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 1º período (1ª e 2ª Séries) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/medir-e1665712889156.png)
UNIDADES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO
EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS DE MEDIR COMPRIMENTOS OU DISTÂNCIAS. SE NÃO TEM RÉGUA, OU TRENA, QUEM NUNCA USOU UM LÁPIS, O PRÓPRIO PASSO, OU A MÃO? TUDO ISSO É INSTRUMENTO DE MEDIDA. A DIFERENÇA ENTRE ELES É O TIPO DE UNIDADE DE MEDIDA QUE USAM.
AS UNIDADES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO SÃO REFERÊNCIA DE TAMANHO.
UNIDADES DE MEDIDAS PADRONIZADAS
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/02/fig1-e1707346559285.png)
NA IMAGEM ACIMA, TEMOS EXEMPLOS DE UNIDADES DE MEDIDA PADRONIZADAS. VEJA QUE O LÁPIS TEM 12 CENTÍMETROS. TODOS OS OBJETOS OU DISTÂNCIAS IGUAIS A 12 CENTÍMETROS TERÃO O MESMO TAMANHO DO LÁPIS. O CENTÍMETRO, O METRO E O QUILÔMETRO SÃO EXEMPLOS DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO PADRONIZADAS.
A RÉGUA, A FITA MÉTRICA, A TRENA SÃO ALGUNS DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA QUE USAM COMO REFERÊNCIA DE TAMANHO, AS UNIDADES DE MEDIDA PADRONIZADAS.
UNIDADES DE MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/02/fig2-e1707346704671.png)
NA IMAGEM ACIMA, TEMOS EXEMPLOS DE UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS. O TAMANHO DO PÉ, DO PASSO, DO PALMO E DO POLEGAR PODEM VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA. OU SEJA, NÃO TEM UM PADRÃO.
ESSAS UNIDADES DE MEDIDAS SÃO POUCO USADAS NO DIA A DIA. AO LONGO DO TEMPO RECEBERAM MEDIDAS ESTIMADAS.
QUESTÃO 1
NA IMAGEM ABAIXO, CADA UM DOS ELEMENTOS PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO OU UNIDADE DE MEDIDA.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/medidascomprimento-e1665442624736.png)
RESPONDA:
A) QUANTOS DESSES OBJETOS PODEM SER USADOS PARA MEDIR COMPRIMENTO?
B) ESCREVA QUAIS DESSES OBJETOS PODEM SER USADOS PARA MEDIR COMPRIMENTOS OU DISTÂNCIAS.
QUESTÃO 2
MARÍLIA USOU O SEU PRÓPRIO PASSO PARA MEDIR O COMPRIMENTO E A LARGURA DA SALA DA CASA DELE. AS MEDIDAS QUE MARCO CONSEGUIU FORAM:
- COMPRIMENTO: 4 PASSOS;
- LARGURA: 5 PASSOS.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/SALAMEDIDA-e1665442831463.png)
SE CADA PASSO DA MARÍLIA TEM 1 METRO, O COMPRIMENTO DA SALA É IGUAL A
(A) 5 METROS.
(B) 4 METROS.
(C) 3 METROS.
(D) 2 METROS.
QUESTÃO 3
O PALMO É UMA MEDIDA DE COMPRIMENTO NÃO PADRONIZADA. USE UMA RÉGUA OU FITA MÉTRICA PARA MEDIR O SEU PALMO. MEÇA A DISTÂNCIA ENTRE OS DEDOS POLEGAR E MÍNIMO DA SUA MÃO COMO DEMONSTRADO NA FIGURA ABAIXO.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/palmo-e1665442886852.png)
AGORA
A) ANOTE A MEDIDA DO SEU PALMO, EM CENTÍMETROS.
B) A MEDIDA DE UM PALMO É PRÓXIMA DE 22 CENTÍMETROS. COMPARE ESSA MEDIDA COM A DO SEU PALMO. OS VALORES SÃO IGUAIS OU DIFERENTES?
QUESTÃO 4
SAMUEL É MARCENEIRO E PRECISA DE UMA EXTENSÃO PARA LIGAR APARELHOS ELÉTRICOS À TOMADA. A DISTÂNCIA DA BANCADA ATÉ A TOMADA É DE 3 METROS.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/fig4-1-e1707348908440.png)
NA FERRAGISTA, SAMUEL ENCONTROU QUATRO MODELOS DE EXTENSÃO COM COMPRIMENTOS DIFERENTES: 1 METRO, 2 METROS, 4 METROS E 5 METROS.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/fig3-1-e1707348844265.png)
LEMBRANDO QUE 1 METRO É IGUAL A 100 CENTÍMETROS, AS EXTENSÕES QUE TÊM COMPRIMENTO SUFICIENTE PARA SAMUEL LIGAR OS APARELHOS ELÉTRICOS À TOMADA SÃO
(A) A E B.
(B) B E C.
(C) C E D.
(D) A E D.
QUESTÃO 5
OBSERVE A PLACA DE TRÂNSITO A SEGUIR.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/POSTO-DE-COMBUSTIVEL-e1665443175620.png)
O QUE ELA SIGNIFICA?
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE ESSAS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS, ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “MEDIDAS DE COMPRIMENTO NÃO PADRONIZADAS”.
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, MATEMÁTICA – LICENCIATURA. |
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EJAMA0133) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos de medida em situações cotidianas. |
GEOGRAFIA | (EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em trajetos, estradas e caminhos. |
REFERÊNCIAS | MATHEMA. Ensinando medidas com instrumentos não convencionais. URL https://mathema.com.br/jogos-e-atividades/ensinando-medidas-com-instrumentos-nao-convencionais/, consultado em 11/10/2022. NUNES, Vitor F. R. “Quanto é uma polegada em centímetros?”, matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/polegada-centimetro.php , consultado em 11 de Outubro de 2022. |