ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
RELEIA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA. EM SUA OPINIÃO, POR QUE CHICO BENTO UTILIZA A PALAVRA ESPERANÇA AO PLANTAR A MUDA?
QUESTÃO 2
O AR É MUITO IMPORTANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS PLANTAS E DOS DEMAIS SERES VIVOS. LOCALIZE, NO DIAGRAMA, SEIS UTILIDADES DAS PLANTAS PARA O SER HUMANO. APÓS, REGISTRE-AS ABAIXO.
QUESTÃO 3
COMPLETE O DESENHO ABAIXO, COM TODOS OS ELEMENTOS ESSENCIAIS, PARA QUE AS PLANTAS SE DESENVOLVAM.
QUESTÃO 4
AS AÇÕES HUMANAS INTERFEREM DIRETAMENTE NA QUALIDADE DO AR. MARQUE AS ALTERNATIVAS QUE CORRESPONDAM A ESSA AFIRMATIVA.
( ) CONSUMISMO ( ) POLUIÇÃO DO AR PELOS VEÍCULOS
( ) AUMENTO DE INDÚSTRIAS ( ) BRINCAR COM OS AMIGOS NO PARQUE
( ) DESMATAMENTO ( ) PASSEAR DE SKATE
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES 5 E 6.
QUESTÃO 5
POR QUE O SOLO É IMPORTANTE PARA AS PLANTAS? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) PARA BRINCAR E FAZER CASTELOS DE AREIA.
B) PARA AJUDAR AS PLANTAS A CRESCEREM SAUDÁVEIS, FORNECENDO NUTRIENTES, ÁGUA E SUPORTE FÍSICO.
C) PARA DAR ESPAÇO AOS ANIMAIS SE ESCONDEREM.
D) PARA CONSTRUIR CASAS PARA OS INSETOS.
QUESTÃO 6
O QUE AS RAÍZES DAS PLANTAS FAZEM NO SOLO? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) ELAS DANÇAM E SE DIVERTEM.
B) ELAS ABSORVEM ÁGUA E MINERAIS PARA AS PLANTAS.
C) ELAS AJUDAM A ESCONDER TESOUROS.
D) ELAS CRESCEM EM DIREÇÃO AO SOL.
SAIBA MAIS
CHEGAR DE BICICLETA? SIM! ASSISTA AO VÍDEO E SAIBA O PORQUÊ…
Autora: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (GO-EF02CI11) Investigar a importância do ar e do solo para a manutenção da vida de plantas em geral. |
Referências: | A IMPORTÂNCIA DO AR, Toda Matéria, 2022. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-do-ar/ >. Acesso em: 10, out. 2022. FOTOSSÍNTESE, Fio Cruz, 2022. Disponível: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm>. Acesso em: 10, out. 2022. MEIO AMBIENTE, SABESP, 2022. Disponível em: <https://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=770/ >. Acesso em: 10, out. 2022. Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014. Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |