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Ciências da Natureza – Máquinas simples e acessibilidade

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. SeventyFour. House with wheelchair ramp⁠. Canva. Download em 02/05/2024.

MÁQUINAS SIMPLES E ACESSIBILIDADE

Ser humano traz muitos desafios, incluindo a necessidade de fazer trabalhos pesados. Para isso, nossa espécie desenvolveu máquinas que nos ajudam no dia a dia, especialmente em tarefas como empurrar, puxar, levantar e girar coisas. Graças a essas máquinas, entendemos como as pirâmides do Egito foram construídas há tanto tempo! Hoje em dia, elas também nos ajudam, até em tarefas simples, como cortar papel, consertar objetos ou subir calçadas sem precisar de degraus.

Neste contexto, as máquinas simples, que incluem alavancas, planos inclinados, polias/roldanas, entre outras, não apenas facilitam trabalhos físicos, mas também são essenciais na promoção da acessibilidade urbana e inclusão social. Essas tecnologias, quando aplicadas em ambientes urbanos, têm o poder de transformar espaços e tornar a vida diária mais acessível.

Por exemplo, um plano inclinado, que é uma das máquinas simples mais básicas, permite a construção de rampas em substituição a escadas. Isso é fundamental em locais públicos e privados para garantir que pessoas com dificuldades de locomoção, como usuários de cadeira de rodas, possam acessar edifícios e outras estruturas sem impedimentos. Além disso, as alavancas são utilizadas em dispositivos assistivos, como elevadores e plataformas elevatórias, que são indispensáveis para superar diferenças de nível em calçadas e entradas.

Outro aspecto importante é a utilização de roldanas em sistemas de elevação, que auxiliam na movimentação vertical com menor esforço físico. Isso não apenas melhora a autonomia de indivíduos com deficiência, mas também beneficia aqueles que enfrentam desafios de mobilidade diária, como pessoas idosas ou mesmo aquelas com obesidade grau 3. 

Outros tipos de máquinas simples são:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Casos especiais de plano inclinado. Canva. Criado em 02/05/2024.

A inclusão social, promovida pelo uso dessas tecnologias simples, reflete-se não apenas na mobilidade, mas também na capacidade de todos participarem ativamente da sociedade. Acessibilidade é um direito fundamental e é crucial para o exercício de outros direitos, como o acesso à educação, ao trabalho e ao lazer. Ambientes acessíveis promovem a igualdade de oportunidades e reforçam o respeito pela dignidade de cada pessoa.

Ao planejar e implementar construções e mobiliários, é essencial considerar o uso estratégico de máquinas simples e complexas. Estas são formadas por duas ou mais máquinas simples, como a cadeira de rodas, que possui alavancas e rodas. 

Pensar em acessibilidade e possibilitá-la não apenas cumpre com a legislação brasileira, mas também demonstra um compromisso com uma sociedade que valoriza a diversidade e a inclusão. Construir cidades que acolhem a todos é uma maneira de oferecer a independência e a dignidade que todos cidadãos merecem.

QUESTÃO 1

Observe as imagens a seguir, representando tipos diferentes de máquinas simples:

Imagem 3. ARAGUAIA, Mariana. Exemplos de máquinas simples. Canva. Criado em 02/05/2024.

A) Nomeie cada uma dessas representações.

B) Quais delas podem ser consideradas máquinas complexas? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 2

Alexandre é um homem cadeirante e, em seu trabalho, o chefe pediu sugestões para tornar o ambiente mais acessível. Um dos apontamentos foi sobre as rampas: ele sugeriu que elas fossem mais longas, e não tão curtas quanto eram. Essa sugestão é importante porque

(A) assim é mais fácil para o pedreiro construi-la.

(B) as rampas curtas são somente para crianças.

(C) rampas maiores são mais inclinadas.

(D) quanto maior a rampa, menor é o esforço.

QUESTÃO 3

Leia o texto abaixo, extraído do site G1:

A roda pode parecer simples, mas definitivamente mudou a história, dando uma mãozinha na evolução do homem. Ninguém sabe ao certo quem inventou a roda, mas os registros mais antigos foram encontrados por volta de 3500 AC, lá na Mesopotâmia (onde fica hoje a Turquia).

As primeiras rodas eram de madeira resistente, depois vieram os aros e mais tarde, a roda passou a fazer parte também das máquinas Industriais. Até hoje, ela tem importância fundamental no nosso dia-a-dia.

BBC. Onde a roda foi inventada – e por que demoramos tanto para criá-la. G1 Ciência e Saúde. Disponível em <https://tinyurl.com/yxfnpjxr>. Acesso em 02/05/2024.

Por que a invenção da roda foi tão importante para a humanidade? Qual é a função e as facilidades que ela proporciona?

QUESTÃO 4

Analise a imagem a seguir:

Imagem 4 IRASUTOYA. Illustration of Fixed and Movable Pulleys with Weight⁠. Canva. Download em 06/05/2024.

Sobre as polias móvel e fixa, é correto afirmar que

(A) em academias, é comum o uso da 1, por mudar a direção da força aplicada.

(B) a polia móvel é a mais adequada quando o objetivo é reduzir a força aplicada.

(C) a polia do tipo 2 aumenta a força a ser aplicada, sendo indicada para musculação.

(D) Quanto maior a quantidade de roldanas móveis, maior será o esforço físico.


SAIBA MAIS

O vídeo da professora Mariana Araguaia, disponível abaixo, apresenta a você máquinas simples que podemos encontrar no cotidiano. Vamos nessa?

Canal Mariana Araguaia “Máquinas simples”. Disponível em <https://youtu.be/Kwt6iHiWZnQ>. Acesso em out. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0419) Discutir a necessidade de acessibilidade urbana e inclusão social, tendo em vista a relação do indivíduo com o meio.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja&gt&gt>. Acesso em 16/04/2024.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.